Município de Icó instala sede do Programa de Aquisição de Alimentos



27 DE OUTUBRO, SEXTA-FEIRA
A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó instalou e inaugurou , a sede do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com a presença de agricultores, sindicatos e movimentos sociais do meio rural, lideranças políticas e comunitárias; vereadores e secretários, além das autoridades municipais icoenses, lideradas pela prefeita Laís Nunes e pelo secretário Geraldo Sabino.
Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
Como funciona
Parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.
Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal.
Outra parte dos alimentos é adquirida pelas próprias organizações da agricultura familiar, para formação de estoques próprios. Desta forma é possível comercializá-los nos momentos mais propícios, em mercados públicos ou privados, permitindo maior agregação de valor aos produtos.
A compra pode ser feita sem licitação. Cada agricultor pode acessar até um limite anual e os preços não devem ultrapassar o valor dos preços praticados nos mercados locais.
“É importante esse programa, porque é um espaço próprio para fortalecer a agricultura familiar de nossos sertanejos, facilitando a entrega aos seus produtos”, disse Geraldo Sabino.
A prefeita Laís Nunes; o ex-deputado Neto Nunes; o secretário Geraldo Sabino; o vereador Eliseu Amâncio; Roberto Santana, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STTR); Fábio Pereira, Coordenador do PAA local e a gerente do Banco do Brasil de Icó, Patrícia Siqueira, falaram aos presentes no evento, explicando a grande importância do projeto aos munícipes icoenses.
“Esse projeto fortalece a agricultura familiar e promove o bem comum”, registrou a prefeita Laís Nunes.

Related Post

Município de Icó instala sede do Programa de Aquisição de Alimentos BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...