Prognóstico positivo anima produtores agrícolas



De acordo com o último prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o trimestre de fevereiro a abril, há 40% de probabilidade de chuvas acima da média. Sendo este o prognóstico mais positivo para o período desde 2008. Porém, ainda há chances de precipitações 35% dentro da normalidade e 25% abaixo dela. A notícia animou muitos agricultores, que lançaram as sementes ao solo, na esperança de uma boa quadra chuvosa.
A Ematerce em Juazeiro do Norte realizou a distribuição de cerca de nove toneladas de milho, feijão e sorgo forrageiro. Parte delas já está sendo plantada. Seu José Pereira do Nascimento já iniciou o plantio, na esperança de uma boa quadra chuvosa. “A gente que vive no campo e sobrevive da agricultura sempre tem esperança em um bom inverno. Aproveitei as primeiras chuvas que molharam a terra e lancei as sementes. Pedir a Deus que derrame a chuva necessária para abençoar o nosso plantio”, afirma o agricultor.
Conhecido como Profeta da Chuva, o agricultor e estudioso em astrologia Augusto da Silva acredita que, até fevereiro, as chuvas serão irregulares, porém, serão intensificadas em março. “Agricultor de verdade tem que ter esperança. Quem planta no tempo certo, com certeza terá uma boa colheita nesse ano de 2018”, diz o profeta da chuva.
Reservatórios
As chuvas devem amenizar as condições dos principais reservatórios do Estado. “A situação é crítica. Vivemos, hoje, com pouca água. Os reservatórios estão com apenas 6% de suas capacidades. Existe uma preocupação dos nossos reservatórios. Temos que continuar economizando. Fazer mais com menos e ter esperança que as chuvas amenizem as condições dos principais reservatórios”, disse o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira. Uma atualização do prognóstico abrangendo os meses de março, abril e maio será divulgado em fevereiro.
Fonte: Jornal do Cariri

Related Post

Prognóstico positivo anima produtores agrícolas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...