Estudante cratense é premiado na Alemanha por resgatar teoria da física



O estudante cratense Iarley Lobo, aluno do programa de pós-doutorado em Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi premiado em conferência internacional, na Alemanha, após realizar pesquisas voltadas para o "segundo efeito do relógio".
A conferência “100 Years of Gauge Theory", aconteceu na cidade de Bad Honnef, segundo Iarley, a teoria não tinha destaque nas discussões há 100 anos.
O objetivo da pesquisa é estabelecer uma ordem de magnitude, um número, para o efeito, apontado pela teoria de Hermann Weyl.
Ele explicou que a teoria indica que os relógios atômicos, o tempo de vida de uma partícula, devem ser afetados de forma diferente pela “história” do átomo, por suas interações com os campos eletromagnéticos. No entanto, segundo Iarley, ainda há uma discussão sobre a existência desse efeito.
Natural de Crato, Iarley Lobo tem 28 anos e começou a carreira na física em 2008, na UFPB. Fez doutorado em Roma e está terminando o PhD. Iarley começou o interesse por essa área de pesquisa ainda na graduação, por meio de projetos de iniciação científica.
Para ele, a conferência foi uma oportunidade para resgatar uma teoria que estava esquecida. O trabalho foi premiado nessa conferência por ter dado esse valor experimental pela primeira vez em todo esse tempo.
Por João Boaventura Neto
Miséria.com.br

Related Post

Estudante cratense é premiado na Alemanha por resgatar teoria da física BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...