Nasce Orion, uma espaçonave para levar astronautas além da Lua


Ilustração da nave Orion no espaço.

Quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin chegaram à Lua em 1969, a força que os impulsionou até lá foi, acima de tudo, política. Anos antes, em 1957, o lançamento do satélite soviético Sputnik 1 desencadeou a corrida espacial e acelerou o programa Apollo até alcançar o sucesso. Agora, a NASA está se preparando para voltar a enviar astronautas para fora da órbita da Terra, começando com a Lua e com o objetivo final de chegar a Marte. Mas desta vez não é uma competição e desta vez não opera sem ajuda. Orion, a nave norte-americana que protagonizará o renascimento de missões tripuladas ao espaço profundo, conta com a colaboração da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), responsável por metade da construção. Faltando apenas testar todos os componentes juntos, Orion está hoje a menos de dois anos da viagem inaugural, e três ou quatro anos do primeiro lançamento tripulado.
"A competição acelera os projetos, mas a cooperação permite que eles aconteçam", disse Jan Wörner, diretor-geral da ESA, em um hangar no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA). Poucos metros atrás dele, um cilindro metálico de cinco metros de diâmetro e outros tantos de comprimento está posicionado sobre andaimes. É o recém-concluído módulo de serviço da espaçonave Orion, enviado na semana passada de Bremen, na Alemanha, para os Estados Unidos. Lá fica a sede da Airbus Defesa e Espaço, a divisão da Airbus Group que se encarregou de construir a estrutura e pagou a viagem do EL PAÍS até a Flórida. De acordo com Philippe Deloo, diretor do projeto Orion na Europa, esse cilindro repleto de instrumentos é "uma das melhores peças de engenharia da ESA".
NASA

Related Post

Nasce Orion, uma espaçonave para levar astronautas além da Lua BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...