Governo do Crato participa de lançamento do Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo

Na data em que se comemora os 90 anos do cratense Sérvulo Esmeraldo (1929 - 2017), nesta quarta-feira (27), o Governador do Ceará, Camilo Santana, em solenidade no Palácio da Abolição, assinou o Projeto de Lei que institui 2019 como o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo. O Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, participou do momento representando todo o Governo Municipal.
Conforme afirmou o governador em sua rede social, “uma justíssima homenagem a um dos maiores artistas do país e que completaria 90 anos hoje. Até dia 27 de fevereiro de 2020 teremos uma grande programação em reconhecimento ao querido artista cratense, meu conterrâneo. Agradeço à esposa, Dodora Guimarães Esmeraldo, à irmã, Diana Esmeraldo, e a todos que compareceram ao evento de hoje”.
“Foi uma solenidade de muita emoção, onde Camilo ressaltou a importância do Sérvulo para o Estado e eu ‘cá comigo’ pensando na importância dele para o Crato. Ele nasceu e estudou aqui e foi para o mundo levando o Crato com ele. Aonde chegava, falava de sua cidade. É um presente divino que o Crato teve. Era uma pessoa de uma inteligência extraordinária”, descreveu Dedê.
Atualmente, o Crato dispõe de algumas obras de Sérvulo Esmeraldo expostas na Encosta do Seminário. O prédio do Manoel de Abreu, que abrigará o Centro Cultural do Cariri, deverá ter um espaço destinado para as obras deste grande artista, que foi escultor, gravador, ilustrador e pintor, ação já sinalizada pelo Chefe do Executivo Estadual.
“A casa que ele viveu está em processo de tombamento pelo Estado. Tudo isso é uma forma de reconhecimento do valor do Sérvulo, de sua obra e de preservar a memória e a historia dele”, finalizou o secretário.
Participaram da solenidade, a esposa, Dodora Guimarães Esmerado, a irmã, Diana Esmeraldo; o presidente da Assembleia Legislativa, Dr. Sarto; o Deputado Estadual Acrísio Sena; o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba; e várias outras autoridades.
Os festejos de lançamento do Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo continuaram à tarde, no Cine São Luiz, em Fortaleza, com a entrega de várias homenagens e a exibição de um documentário sobre o artista.
- Quem foi Sérvulo Esmerado. Sérvulo Esmeraldo (Crato, 27 de fevereiro de 1929 - Fortaleza, 1° de fevereiro de 2017) foi um artista brasileiro de escultura, gravura, ilustração e pintura, conhecido por seu rigor geométrico-construtivo e suas incursões no campo da arte cinética.[1].

Related Post

Governo do Crato participa de lançamento do Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...