Municípios do Cariri têm chuvas com mais de 100 milímetros entre sábado (23) e domingo (24)


Chuvas no município de Cedro, no Cariri, alegraram a criançada (FOTO: Marciel Bezerra)

A macrorregião do Cariri, situada no extremo sul do Ceará, voltou a registrar fortes chuvas. De acordo com balanço ainda parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve registros em 21 municípios do seu território no intervalo entre as 7h deste sábado (23) até as 7h deste domingo (24).
Além de concentrar precipitações intensas, o Cariri teve ainda a maior chuva do Estado no que se refere ao intervalo recente de 24 horas: 148 milímetros em Lavras da Mangabeira. Houve ainda registro de 109 mm, no posto pluviométrico Iborepi, também no mesmo município.
O observado em Lavras da Mangabeira entrou para a lista dos maiores acumulados observados em 2019, que Itarema em 1º lugar.
Além de Lavras, a rede de observadores daquela macrorregião informou chuvas de 115,3 mm em Cedro e 105 mm em Abaiara. Tais precipitações deste fim de semana estão relacionadas, principalmente, à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que apresentou-se em posição favorável e ainda com maior atividade convectiva (processo físico de formação de nuvens de chuva).
Até o início desta manhã, o balanço parcial da Funceme indicava chuva em, pelo menos, 100 municípios. Para acompanhar a atualização, basta acessar o link www.funceme.br/calendario ou ainda baixar o aplicativo ‘Calendário de Chuvas’, disponível para Android e iOs.
NÃO DESCUIDE! Apesar das chuvas registradas em todas as macrorregiões, o Ceará ainda tem 94 açudes com volume inferior a 30%. ECONOMIZAR deve ser regra diariamente.
Previsão do tempo
Conforme a tendência apontada pela Funceme, as análises realizadas na manhã deste domingo (24) continuam mostrando uma redução das precipitações sobre o Ceará a partir de hoje até a próxima terça-feira (26). No entanto, o Estado ainda deve continuar sob a influência da ZCIT.
Diante do atual cenário, a previsão para hoje é de nebulosidade variável com chuvas isoladas (precipitações de 20% até 50% da área) na macrorregião Jaguaribana e ainda nos litorais de Fortaleza e do Pecém. Nas demais áreas, a Funceme aponta também nebulosidade variável, mas com eventos de chuva (chuvas em mais de 50% da área).
Para esta segunda-feira (25), o Estado terá nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral Norte, na Serra da Ibiapaba, Cariri e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chuvas isoladas.

Related Post

Municípios do Cariri têm chuvas com mais de 100 milímetros entre sábado (23) e domingo (24) BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 25 de março de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...