Argentina se aproxima do abismo outra vez


Produtores de frutas distribuem mercadoria grátis na Praça de Maio, em Buenos Aires, para reivindicar ajudas oficiais para o setor, na terça-feira, 23 de abril.

26/04/2019, sexta-feira
A Argentina se debruça à beira do abismo. Com o peso em queda livre, as Bolsas no vermelho e um risco-país que chegou a transbordar os mil pontos, a jornada da quinta-feira demonstrou que a crise de confiança se agrava. A crescente incerteza política, com o presidente Mauricio Macri caindo nas pesquisas e com a ex-presidenta Cristina Kirchner cada vez mais bem situada, soma-se à incerteza econômica: pesam grandes dúvidas sobre a capacidade governamental de controlar a inflação.
Banco Central teve que elevar para 70% os juros das LELIQs (letras de liquidez) a fim de proteger a moeda local, que despenca semana após semana. Os mercados financeiros haviam aberto com cifras muito alarmantes. O dólar era negociado a mais de 47 pesos, as ações de bancos e empresas de energia caíam mais de 10 pontos em Wall Street, e o risco-país (o ágio que os investidores cobram para emprestar dinheiro) superava os mil pontos, ou seja, 10%. Para se ter uma ideia da desconfiança internacional em relação à Argentina, convém salientar que nenhum outro país da região, exceto a Venezuela, paga um risco-país superior a 250 pontos.
El Páis

Related Post

Argentina se aproxima do abismo outra vez BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 26 de abril de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...