Diretor do WikiLeaks: “Assange pode enfrentar décadas de prisão nos EUA”


Resultado de imagem para PRISÃO DE JULIAN ASSANGE

Após a prisão de Julian Assange em Londres na última quinta-feira, 11, a equipe do Wikileaks se prepara para uma nova batalha judicial. Assange foi condenado em um tribunal Londrino por não ter se apresentado à Justiça Britânica quando pediu asilo na embaixada do Equador, o que pode levar a uma pena de até 12 meses de prisão. Mas a maior preocupação do WikiLeaks é com o pedido de extradição para os Estados Unidos – um risco que a organização tem apontado por mais de oito anos.
“Trata-se de um pedido de extradição para os Estados Unidos, com a possibilidade de Julian enfrentar muitos anos na prisão por ter publicado documentos que revelaram crimes de guerra cometidos pelos Estados Unidos no Iraque e no Afeganistão”, diz em entrevista à Pública o editor-chefe do WikiLeaks, o jornalista islandês Kristinn Hrafnsson.
Para ele, a acusação dos Estados Unidos – de que Assange teria conspirado com Chelsea Manningpara obter documentos do Governo americano – é uma questão de liberdade de imprensa. “Se eles levarem adiante essa acusação, significa que nenhum publisher, nenhum editor, nenhum jornalista está a salvo em lugar nenhum do mundo”.
EL País

Related Post

Diretor do WikiLeaks: “Assange pode enfrentar décadas de prisão nos EUA” BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 14 de abril de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...