A bancada federal cearense e a Reforma da Previdência


Com o título “Quem sabe faz a hora”, eis artigo de Antonio Mourão Cavalcante, médico, antropólogo e professor universitário. Ele cobra posição da bancada federal cearense sobre o tema da Reforma da Previdência. Confira:
A Reforma da Previdência avança no Congresso Nacional. Quem, com um mínimo de isenção e cuidado analisou a proposta, logo se convenceu que o termo é inadequado. Não se trata de reforma, mas de destruição do sistema de Seguridade Social. Na histórica luta entre Trabalho x Capital, a falência da força laboral fica muito evidente. Ela vai custar 1, 3 trilhões de prejuízo para a classe trabalhadora.
A falácia de “cortar privilégios” não se sustenta. O Poder Legislativo e o Poder Judiciário ficaram de fora. E, justamente nesses dois estão as maiores distorções. Essa história de capitalização, além de obscura, protege o patrão. O capital não deverá mais contribuir. Se você quiser, a capitalização será unicamente sua. E por aí vão as perdas da classe trabalhadora. Dezenas de anos de lutas e conquistas, simplesmente anuladas por uma proposta indecente e oportunista.
Entretanto, o grande desafio agora é convencer e pressionar nossos deputados federais e senadores. Eles vão decidir o assunto. E, obviamente, todo esforço deve ser dirigido no convencimento de nossos legisladores. Precisam ser pressionados. Precisam dar explicações a seus eleitores.
Todos os fins de semana eles estão por aqui. Temos transmitido nossa inquietação? Temos buscado um diálogo mais produtivo? Ou eles estão calados e escondidos?
Como votará o deputado que você mandou como seu representante para Brasília? Ele tem dado alguma declaração? Ou está naquele grupo que busca “pactuar” o apoio? Está buscando algum cargo federal de segundo escalão para se “convencer” que a reforma é boa?
Por que a imprensa não promove um debate com estes deputados e senadores? Eles precisam mostrar – claramente – aos seus eleitores, como vão votar e por quê? Não é uma cobrança inoportuna, mas algo essencial à democracia. Não pode ser uma coisa escondida. Nosso futuro não pode estar sujeito a uma circunstância de leilão ou um balcão de troca. “Toma lá, dá cá.”
A essência da democracia é o exercício da cidadania. Se uma medida do governo vai claramente nos prejudicar – caso em análise – não podemos ficar calados. Mas pressionar. Agora! “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer…”
*Antonio Mourão Cavalcante,
Médico, antropólogo e professor universitário.
(Foto – Divulgação)

Related Post

A bancada federal cearense e a Reforma da Previdência BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 7 de maio de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...