Chuvas eliminam área de ´seca grave´ na região do Cariri



A Região do Cariri deixou de ter seca grave, segundo estudo do Monitor de Secas do Nordeste. O estudo mostra que o volume de chuvas na região e outras partes do Estado ajudaram para a diminuição da seca fraca (de cor amarela no mapa) e da seca moderada (área bege no mapa). A área "sem seca relativa" (de cor branca) também aumentou em comparação com o mês de março.
O monitor revela também que o volume das precipitações de abril variou entre 150 milímetros e 500 milimetros e o acumulado no trimestre variou entre 400 milímetros e 1.000 milímetros. Na Região do Cariri, o mês de abril choveu 185,8 milímetros quando o esperado é 178,5 milímetros. Um desvio positivo de 4,1%.
O estudo foi elaborado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em conjunto com outros institutos de meteorologia do Nordeste e coordenado pela Agência Nacional das Águas (ANA).
Entenda os níveis de seca
- A seca fraca, segundo o Monitor das Secas, ocasiona a diminuição do plantio e crescimento de pastagens. Os municípios pertencentes a esta faixa começam a apresentar déficits hídricos prolongados e o plantio quase não são recuperados;
- Moderada: gera perda de córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos e algumas faltas de água;
- Severa/Grave: representa perda total das pastagens programadas, escassez de água e restrições de água impostas;
- Extrema: gera grandes perdas das pastagens, e a escassez de água é generaliza;
- Seca excepcional: perda total das plantações, escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência.
Fonte: Diário do Nordeste



Por Agência Miséria
Miséria.com.br

Related Post

Chuvas eliminam área de ´seca grave´ na região do Cariri BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 20 de maio de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...