Assembleia comemora centenário de eclipse solar em Sobral

Assembleia comemora centenário de eclipse solar em Sobral
A Assembleia Legislativa comemora, na tarde de quarta-feira (22/05), a partir das 14h, no Plenário 13 de Maio, o centenário do eclipse solar de Sobral que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. O requerimento é do presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), e do deputado Queiroz Filho (PDT), presidente da Comissão de Educação.
Segundo José Sarto, em 29 de maio de 1919, o eclipse solar, que teve duração máxima de 6 minutos e 51 segundos, acabou por se tornar um dos mais famosos. Os resultados científicos obtidos a partir da observação desse fenômeno estabeleceram uma das primeiras constatações experimentais da veracidade da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.
O parlamentar destacou que o eclipse de relevância histórica foi visível na maior parte da América do Sul e África na forma de um eclipse parcial. O evento foi observado por equipes atreladas à britânica Royal Astronomical Society, e uma delas, sob a direção de Andrew Crommelin, observou o fenômeno da cidade de Sobral, no Ceará.
Foram convidados para o evento representantes do Governo do Estado; Prefeitura de Sobral; Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Instituto Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará; Universidade Estadual do Vale do Acaraú; Universidade Federal do Ceará; Secretaria de Educação de Sobral; Sindicato das Universidades Federais do Estado e representantes da Comissão Local das Comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral.
GM/LF

Related Post

Assembleia comemora centenário de eclipse solar em Sobral BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 21 de maio de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...