Roubos caem 20% em Fortaleza


 PARA O SECRETÁRIO DA SEGURANÇA, redução dos indicadores de criminalidade se deve ao trabalho das Forças de Segurança

No primeiro quadrimestre deste ano, Fortaleza reduziu, na comparação com o mesmo período do ano passado, em mais de 20% o número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) 1, que incluem delitos como roubos a pedestres e de documentos. A realidade da Cidade reflete as seguidas reduções mensais dos CVPs registrada no Estado: já são 23 meses consecutivos de diminuição na comparação com o mesmo mês do ano passado.
No entanto, a redução na Cidade não ocorreu de forma homogênea, ainda que todas as Áreas Integrada de Segurança (AIS) tenham registrado diminuição no número desses crimes no período — a exceção foi a AIS 1, de bairros como Aldeota, Meireles e Vicente Pinzón, que praticamente manteve estável o número de CVPs 1, com crescimento de 0,23%. Enquanto algumas AIS registaram diminuições de 3% no número de CVPs, outras chegaram a reduzir esse tipo de delito em mais de um terço, como é o caso das AIS 5 e 6. As áreas reduziram em 33,68% e 38,06%, respectivamente. A AIS 5 engloba bairros como Parangaba, Montese e Benfica, enquanto a AIS 6 tem bairros como Antônio Bezerra, Parquelândia e Henrique Jorge.
Em sua conta no Instagram, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, postou imagem mostrando que o bairro Antônio Bezerra reduziu em 77% os CVPs em março. No mesmo período de 2018, foram registrados 97 casos, em 2019, foram 22, conforme o 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM). Na página do batalhão no Facebook, outra publicação aponta redução de 76,5% no número de CVPs no bairro Parque Araxá: saindo de 26 casos em março de 2018 para seis em março de 2019. Em números absolutos, porém, a área com o menor número de registros é a AIS 8, que abrange Barra do Ceará, Pirambu e Vila Velha. Foram 496 CVPs até abril deste ano.
A tendência de redução é ainda maior, no entanto, quando observada a partir de 2017. O secretário cita que desde que foi iniciada a estratégia de combate à mobilidade do crime, em maio de 2017, já foram reduzidos em torno de 40% os roubos e, em 65%, o número de roubos de veículos. "São quase dois anos de consistente diminuição dos roubos", ressaltou em publicação no Instagram, citando ainda que o conceito de mobilidade do crime foi criado pelo titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira.
Na mesma postagem, o secretário citou que ainda que muitas pessoas não registrem os assaltos que sofrem, corroboram com a efetividade da estratégia definida pela SSPDS as reduções de roubos que sofrem menos com subnotificação, como de cargas, a bancos e comércios. A redução das CVPs 2, em 2019, em comparação com 2018, é de 48,1%, destacou. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o primeiro quadrimestre deste ano registrou o número mais baixo de roubos de carros desde 2011, quando 1.274 delitos do tipo foram registrados. Este ano, até abril, foram 1.726.
As estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) dividem os CVPs em dois tipos. Além dos CVPs 1, existem os CVPs 2, que incluem roubos à residência, com restrição de liberdade, roubos de carga e veículos. A SSPDS não disponibiliza por bairros as ocorrências de CVPs, apenas as Áreas Integradas de Segurança (AIS).
O Povo ONLINE

Related Post

Roubos caem 20% em Fortaleza BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 20 de maio de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...