Senador Cid Gomes classifica como irresponsável corte de recursos para universidades federais



O senador Cid Gomes criticou nesta terça-feira, durante a sessão do Senado Federal, os cortes que estão sendo feitos pelo Governo Federal em recursos destinados a universidades e institutos federais. “Este Senado não pode ficar calado e não pode ficar omisso em relação a essa decisão absurda, inconsequente e irresponsável do executivo brasileiro de cortar recursos de forma indiscriminada”, defendeu.
No Ceará, de acordo com o Senador, foram bloqueados cerca de R$ 108 milhões que deveriam ser destinados à Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e ao Instituto Federal do Ceará (IFCE).
O Senador lembrou que, embora tenha havido uma expansão das instituições de ensino superior nos últimos 15 anos, o Brasil ainda vive o desafio de ampliar essa rede. “Se examinarmos qual o percentual de jovens brasileiros na faixa de 18 a 22 anos que estão frequentando a universidade vamos ver que ainda não chega a 18%. Países como Argentina, Colômbia e Chile têm percentuais muito superiores. Portanto, nosso desafio ainda é expandir o acesso ao ensino superior aos brasileiros”, argumentou.
Cid Gomes defendeu que o Senado precisa ser mais criterioso na análise do orçamento da União, de modo a impedir que um ato isolado do Poder Executivo promova esse tipo de corte. “Não podemos só protestar. Não podemos permitir que se estime receita no orçamento federal para além do que será realizado. É isso que permite à União fazer por decreto esses cortes. É inconcebível que aceitemos que cortes nessa monta sejam feios apenas por iniciativa isolada do Executivo”, defendeu.
O Intrigante

Related Post

Senador Cid Gomes classifica como irresponsável corte de recursos para universidades federais BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 8 de maio de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...