Editorial do O POVO – “Balanço hídrico: apreensão continua”



Com o título “Balanço hídrico: apreensão continua”, eis o Editorial do O POVO desta sexta-feira. Aborda o fim do inverno e um cenário onde não houve recuperação dos açudes que abastecem a Grande Fortaleza Confira:

Terminada a quadra chuvosa (fevereiro, março, abril e maio), o Ceará finaliza o balanço hídrico para ter uma ideia das reservas existentes para enfrentar os tempos de escassez de água, até o próximo período chuvoso. As notícias não são tranquilizadoras, pois as chuvas caídas durante o período findo não trouxeram grandes aportes ao que estava armazenado. No todo, choveu apenas 12,6% acima da média normal (que é de 676,3 milímetros). E olhe-se que foi o melhor resultado dos últimos sete anos.
Como sempre, houve muita disparidade na oferta proporcionada por cada região do Estado. O que leva à necessidade de se manter um esquema rigoroso de acompanhamento para evitar surpresas desagradáveis. Sobretudo, porque que ainda não foi dessa vez (em maio último) que se concluiu o pequeno trecho final da transposição das águas do rio São Francisco, como estava prometido pelo governo federal. Deu bolo outra vez.
Em termos quantitativos, as chuvas trouxeram um aporte de 2,75 milhões m³ de água no sistema de abastecimento. Alcançando, com isso, 21,46% da capacidade de armazenamento. Não mudou o desequilíbrio de armazenagem…
*Confira a íntegra do Editorial do O POVO aqui.

(Foto – Fábio Lima)

Related Post

Editorial do O POVO – “Balanço hídrico: apreensão continua” BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 7 de junho de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...