Convênio entre AL/MMLC e TJCE promove resgate da autoestima de apenadas

03/07/2019, QUARTA-FEIRA
Convênio entre AL/MMLC e TJCE promove resgate da autoestima de apenadas
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará assinaram, nesta terça-feira (03/07), termo de cooperação técnica para realização do projeto Bem-Me-Quero, de iniciativa do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC). O objetivo é promover a capacitação de mulheres em cumprimento de pena, seja regime aberto ou semiaberto, a fim de resgatar a autoestima e fortalecer o desenvolvimento emocional para o retorno da vida em sociedade.
O presidente da AL, deputado José Sarto (PDT), ressaltou a importância do projeto diante de um contexto tão desfavorável para as mulheres, com altas taxas de feminicídio. “Já temos muitos equipamentos, mas também é preciso construir coisas imateriais, valores que não sejam só cimento e aço, e é aí onde se insere esse termo de cooperação”, destacou.
Segundo a presidente do MMLC, Meire Costa Lima, o projeto está previsto para iniciar no mês de agosto. “O curso terá duração de três meses e vai desenvolver a inteligência emocional dessas mulheres, visando prepará-las para o retorno do convívio em sociedade”, informou.
De acordo com o presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, a tendência é que o escopo do projeto seja ampliado. “Há outras formas de abordagem, de ressignificar a vida dessas mulheres e levá-las ao autoconhecimento, que é a maneira de você realmente crescer e mudar o rumo da sua vida”, pontuou.
A juíza da 2ª Vara de Execuções Penais de Fortaleza, Luciana Teixeira de Souza, salientou que, além da prisão em si, as mulheres também sofrem com a questão da perda de vínculos familiares. “Trabalhando a reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho, permitimos que elas possam se reinventar como pessoas”, avaliou.
O projeto Bem-Me-Quero será ministrado pela conselheira fiscal do MMLC e Master Coach Integral Sistêmico, Viviane Vale. Durante as aulas, serão abordadas – por meio de técnicas de coaching – questões relativas à autoestima e à inteligência emocional dessas mulheres. Os encontros acontecerão no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II da AL).
Serão destinadas até 30 vagas para o curso. O Tribunal será responsável por realizar triagem, seleção e avaliação psicossocial das participantes. Elas serão acompanhadas pelo Núcleo de Apoio Psicossocial da Varas de Execução Penal, que apresentará relatórios sobre o andamento do projeto.
Além de disponibilizar estrutura física para a realização do curso, a Assembleia Legislativa incluirá as participantes como beneficiárias dos serviços prestados à comunidade nas áreas da saúde, de proteção ao consumidor e ao cidadão.
Assinaram o termo de cooperação o presidente da AL, deputado José Sarto (PDT); a presidente do MMLC, Meire Costa Lima; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), desembargador Washington Araújo; o juiz da 1ª Vara de Execução Penal, Luiz Bessa Neto; a juíza da 2ª Vara de Execução Penal, Luciana Teixeira de Sousa; e o juiz da 3ª Vara de Execução Penal, Cézar Belmino.
BD/CG

Related Post

Convênio entre AL/MMLC e TJCE promove resgate da autoestima de apenadas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 3 de julho de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...