Iguatu> Operários do SAAE trabalham na construção de reservatório no aquífero Julião

02/07/2019, TERÇA-FEIRA
O aquífero descoberto em Iguatu será alternativa de abastecimento para atender a população, mediante a escassez hídrica que enfrenta a cidade. O baixo volume de chuvas no período de inverno na região Centro-Sul cearense não contribuiu com recarga do açude Trussu, que está com apenas 3% da capacidade. O reservatório é o responsável pelo abastecimento de Iguatu e de Acopiara.
Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Iguatu (SAAE) a cidade passará a ser abastecida por poços da área de captação na margem do Rio Jaguaribe e com reforço do aquífero.
No sítio Julião, distante cerca de 4km da sede, o ritmo de trabalho está acelerado. Tudo para que o reservatório seja concluído ainda neste mês. A obra é executada por operários do SAAE. 
O reservatório vai receber as águas de três poços do aquífero do Julião e reforçar o abastecimento de Iguatu. “Vai ser um reservatório grande, terá 12 metros de comprimento, por 6 metros de largura e 4 metros de altura, com capacidade para armazenar 280 mil metros cúbicos de água.
A construção é em um local estratégico próximo aos poços e da adutora que traz água do açude Trussu de onde será interligado. “A água será bombeada para a ETA – Estação de Tratamento de Água no bairro Cocobó”, explica Edval Lavor, superintende do SAAE de Iguatu, ressaltando ainda que a obra está bem adiantada. Já foi solicitada também a instalação de uma subestação de energia elétrica.
Os trabalhos não deixam de ser uma corrida contra o tempo, porque o açude Trussu que abastece Iguatu e Acopiara está apenas 3% de capacidade. “Com esse baixo volume, o abastecimento das cidades fica cada vez mais comprometido. Isso porque a água perde cada vez mais qualidade. Em Iguatu, são necessários pelo menos 700 mil litros de água por hora para abastecer a sede”, afirma Edval Lavor.
Haverá ainda um reforço para abastecer Iguatu a partir da área de captação do SAAE, na Vila Neuma, nas margens do Rio Jaguaribe, que receberá também uma nova adutora com cerca de 1.500 metros até a ETA do Cocobó.
A expectativa é que a água do aquífero comece a abastecer Iguatu logo que concluída a obra, isso a partir de agosto. Os poços do aquífero devem fornecer mais de 350 metros cúbicos de água por hora. Segurança hídrica para Iguatu, a partir do segundo semestre do ano.
Quanto à qualidade da água do aquífero, o SAAE atesta que é excelente e, segundo os testes laboratoriais demonstraram, apta ao consumo humano. Os estudos apontam ainda que a extensão do aquífero por ir bem mais longe com extensão que abrange outras cidades vizinhas a Iguatu, quando cerca de 70% do município está sobre a grande reserva hídrica.
Com colaboração de Wandenberg Belém.

Related Post

Iguatu> Operários do SAAE trabalham na construção de reservatório no aquífero Julião BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 2 de julho de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...