Maracanaú é a cidade mais violenta do Pais, diz estudo obtido pelo Fantástico



O novo Atlas da Violência, que será divulgado nesta semana, vai revelar: Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza) é a cidade mais violenta do País. Proporcionalmente, a taxa de mortes violentas no município é de 145,7 vítimas para cada 100 mil pessoas. Os dados foram obtidos pelo programa Fantástico, da TV Globo, e divulgados nesse último domingo, 4.
O estudo leva em conta informações de 2015 a 2017. Além de Maracanaú, aparecem no topo da lista os municípios de Altamira (PA), com 133,7 mortes para cada 100 mil habitantes, São Gonçalo do Amarante (RN), com 131,2, Simões Filho, com 119,9, e Queimados, com 115,6.
Em 2017, os Ceará vivia o ápice dos conflitos entre facções e os índices de violência batiam seguidos recordes. Ao longo dos 12 meses, foram 5,1 mil homicídios, uma média de 14 mortos por dia. Se comparado ao ano anterior, quando houve 3,4 mil homicídios, o crescimento foi de 50,7%, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). À época, na Capital, o crescimento de homicídios foi de 96,4%, atingindo 1,9 mil vítimas.
Os indicadores de homicídios do Atlas da Violência referem-se ao ano de 2017, com base nos dados oficiais do Ministério da Saúde, divulgados recentemente. Mais atuais, as estatísticas da SSPDS registram há 15 meses seguidos uma redução nos números de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no Estado. Em abril último, por exemplo, a queda foi de 42% em comparação com o mesmo período do anterior. Em Fortaleza, a redução chega ao seu 16º mês consecutivo.
Ainda conforme a SSPDS, nos seis primeiros meses deste ano, se comparado com o mesmo período de 2018, foi registrada uma diminuição de 53,6% nos CVLIs do Estado, passando de 2,3 mil casos para 1,1 mil.
Em entrevista ao O POVO em junho deste ano, o governador Camilo Santana (PT) também foi cauteloso com os números do Atlas. “Isso é um processo. 2017 foi o pior ano, mas desde então o Ceará tem mostrado melhorias. Vamos aguardar o resultado de 2019”, disse.
À época, ele ainda ressaltou que, neste ano, o Ceará é o estado com maior queda nos homicídios no Brasil. Ele se referia a dados do Monitor da Violência, divulgados em maio deste ano. Segundo o levantamento, o Ceará é o estado brasileiro que registrou a maior queda (57,9%) no total de assassinatos nos dois primeiros meses de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
(Também com O POVO Online/Foto – Arquivo)

Related Post

Maracanaú é a cidade mais violenta do Pais, diz estudo obtido pelo Fantástico BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...