Prefeitos do Cariri entram em alerta após Brasília insistir em extinguir municípios



Alerta na região do Cariri. Na coluna Painel deste domingo (19), o jornal Folha de S. Paulo adiantou que o ministro Paulo Guedes (Economia) pretende dar sequência no item da reforma trabalhista que pode extinguir ao menos nove municípios da região. No Ceará, de acordo com a norma, cerca de 40 poderiam deixam de existir até 2025.
Arrecadação própria menor que 10% da receita total e população menor que 5 mil habitantes seriam pontos cruciais para fundir municípios no país inteiro. A PEC 188/2019, de novembro, também pretende rever 280 fundos públicos e apresenta novas restrições na criação de municípios.
Região
Cidades como Granjeiro, Altaneira, Abaiara, Umari, Jardim e Potengi seriam incorporadas a outras limítrofes. Inicia, portanto, uma toada de atenção por parte dos gestores municipais. Em Altaneira, no entanto, o prefeito Dariomar Rodrigues (PT) se diz tranquilo, e protesta sobre o que o Brasília entende por "arrecadação própria".
"Alem do IPTU, ITBI e ISS, deveriam contar como arrecadação própria impostos como IPVA, taxa de iluminação pública e taxa de imposto de renda", diz o prefeito em entrevista. Altaneira tem um repasse de Fundo de Participação dos Municípios de R$ 1 milhão, e mantém uma folha de R$ 1.1 milhão.
O número de habitantes abaixo de 5 mil, no entanto, atingiria apenas o município de Granjeiro, sendo incorporada a Caririaçu.
CNM
A proposta que voltará à pauta esta semana tem irrestrita reprovação da CNM (Confederação Nacional dos Municípios). O órgão defende que se for computada como arrecadação própria apenas as receitas com IPTU, ITBI e ISS, praticamente nenhum município com até 5.000 habitantes poderá continuar existindo.
Por Felipe Azevedo

Related Post

Prefeitos do Cariri entram em alerta após Brasília insistir em extinguir municípios BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...