Fortaleza integra força tarefa internacional de cidades no combate ao Covid-19

O município de Fortaleza é uma das 70 cidades de todos os continentes que uniram esforços para aprimorar as estratégias de combate à pandemia do novo coronavírus que tem provocado a maior crise humanitária da história. A Parceria por Cidades Saudáveis (Partnership for Healthy Cities, em inglês), é uma iniciativa financiada pela fundação norte-americana Bloomberg Philanthropies com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Vital Strategies.
A assistência às cidades da rede inclui videoconferências, para favorecer a troca de experiências e orientações técnicas, e um programa de apoio financeiro para facilitar as atividades de resposta. Essas doações podem cobrir a implementação de Intervenções Não Farmacêuticas (INP), como medidas de distanciamento social, apoio legal às opções das cidades na tomada de medidas de saúde pública, comunicação pública, além de coleta, análise e comunicação de dados epidemiológicos.
A primeira conferência online entre as cidades, cientistas e pesquisadores foi realizada nesta terça-feira (31/03). Neste primeiro encontro, o diálogo teve foco nos fundamentos da preparação e resposta à epidemia, nas mais recentes evidências científicas sobre o Covid-19 e em como a Parceria ajudará as cidades a combater o novo coronavírus, fornecendo ferramentas e recursos técnicos voltados para contextos urbanos. O secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Saboia, e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e da SCSP participaram do debate. Os próximos passos da colaboração incluem o compartilhamento de estratégias, resultados e evidências atualizadas sobre esforços de organizações e cidades por todo o mundo.
“Esse desafio impõe a todos nós uma necessidade de cooperação sem precedentes, não apenas com nossos irmãos aqui em nosso estado e no Brasil, mas com líderes de todos os povos que enfrentam a mesma batalha que a nossa. Precisamos estar conectados com a ciência e com as práticas que tem mostrado resultado em todo o mundo e essa aliança do Parceria por Cidades Saudáveis nos oferece isso” afirma o prefeito Roberto Cláudio.

Related Post

Fortaleza integra força tarefa internacional de cidades no combate ao Covid-19 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 1 de abril de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...