CPI da Covid: ministros, prefeitos e governadores podem ser convocados nesta semana

CPI DA COVID
FOTO DIVULGAÇÃO
A crise sanitária no Amazonas provocou o movimento pela instalação da CPI da Covid. O mundo assistiu a um cenário formado pela falta de oxigênio para pacientes internados, possíveis irregularidades em contratos, fraudes em licitações, superfaturamento e demais pontos também conhecidos em outros estados brasileiros durante a pandemia.

A comissão, instalada pelo Senado Federal em 27 de abril, investigará ainda possíveis omissões do governo federal no combate à pandemia de covid-19, além de repasses de verbas federais aos Estados e Municípios.

A CPI da Covid, presidida pelo senador Omar Aziz (PSD/AM), pode votar a partir desta semana a convocação de cinco ministros de Estado, quatro governadores, quatro prefeitos, 13 secretários estaduais e municipais de saúde e um integrante do Supremo Tribunal Federal (STF).

Aguardam deliberação do colegiado, ao todo, 209 requerimentos. Destes, 134 são pedidos de convocação e outros 73 são de convites e apenas dois de informações.

Os parlamentares sugerem a convocação dos ministros Paulo Guedes (Economia), Walter Braga Netto (Defesa e ex-Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil e ex-Secretaria de Governo), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos). O ministro Wagner Rosário, da Controladoria Geral da União (CGU), é chamado a depor em um pedido de convite. Há ainda requerimentos para a convocação do ex-ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores).

Pode ainda ser votada a convocação dos governadores João Doria (São Paulo), Wilson Lima (Amazonas), Rui Costa (Bahia) e Hélder Barbalho (Pará). Wellington Dias (Piauí) é convidado como representante do Fórum de Governadores.

O prefeito de Manaus (AM), David Almeida, é alvo de três requerimentos. Além dele, há pedidos para a convocação dos gestores de Chapecó (SC), João Rodrigues; Ilha Bela (RJ), Toninho Colucci; e São Lourenço (MG), Walter Lessa. Outro requerimento pede a convocação do ex-prefeito de Fortaleza (CE), Roberto Cláudio.

Há possibilidade ainda de votação para a convocação dos secretários estaduais de Saúde de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte. A CPI da Covid pode votar ainda as gestoras municipais de Saúde de Manaus e de Porto Seguro (BA). Há ainda requerimentos para a convocação de ex-secretários do Amazonas, do Distrito Federal e de Fortaleza.


Related Post

CPI da Covid: ministros, prefeitos e governadores podem ser convocados nesta semana BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 3 de maio de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...