Sarto assina ordem de serviço para início das obras de saneamento para cinco bairros de Fortaleza

(Foto: Divulgação/PMF)
O prefeito José Sarto e a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo, assinaram, nesta sexta-feira, 4, ordem de serviço para obras de interligação à rede de esgoto de moradias de baixa renda situadas na bacia da vertente marítima, que inclui bairros como Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Jacarecanga e Pirambu, situados na região oeste de Fortaleza.

O projeto Se Liga na Rede faz parte do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), que visa a integração dos ambientes natural e construído da Cidade, com objetivo de impedir que o esgoto de moradias não interligadas à rede vá parar na orla marítima da região. Além disso, a meta é possibilitar a melhoria na balneabilidade da orla situada na região oeste de Fortaleza.

A assinatura faz parte das ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado, 5. “É um projeto extremamente importante na área da saúde, do meio ambiente e do saneamento. Vai realizar mais de duas mil ligações e certamente vai impactar muito positivamente nas condições de balneabilidade do Litoral Oeste”, enfatizou o prefeito.

De acordo com a secretária Luciana Lobo, este é o primeiro financiamento específico para a área ambiental e de sustentabilidade. “São obras que vão impactar positivamente o meio ambiente da cidade e a vida dos moradores, em especial os residentes nos bairros das áreas de intervenção e no seu entorno. O Se liga na Rede vai gerar muitos dividendos socioambientais e mais do que obras de engenharia, trata-se de uma grande inovação social”, ressalta.

Investimentos

O projeto será financiado por meio da contratação de operação de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD – Banco Mundial), no valor de US$ 73,3 milhões. A cada dólar investido em saneamento, conforme defendeu Sarto, economiza cerca de quatro na saúde pública. A obra deve ser executada dentro de um período de dois anos e estão previstas até 2.500 ligações intradomiciliares de esgoto, a partir da mobilização social em 8.000 imóveis, além da fiscalização de 13.000 imóveis não conectados à rede de esgoto.

Todo o processo se inicia pela mobilização social para a compreensão da problemática causada pelo esgoto não interligado à rede, visando à sensibilização e conscientização para entendimento dos benefícios e consequente aceite para as obras de interligação. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é a responsável pela condução de parte do processo e irá realizar os procedimentos técnicos de interligação.

Como forma de assegurar que a atuação da empresa contratada esteja alinhada às diretrizes e propósito do Programa, os agentes de mobilização da empresa estão sendo preparados previamente para uma atuação em campo que contemple além dos aspectos técnicos a percepção de questões socioambientais, tornando-os aptos para exercerem seu papel como agentes de mobilização do projeto.


Related Post

Sarto assina ordem de serviço para início das obras de saneamento para cinco bairros de Fortaleza BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 4 de junho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...