Acionistas minoritários irão à Justiça contra escândalo bilionário das Americanas Acionistas esconderam rombo de R$ 20 bilhões na empresa



SÃO PAULO (Reuters) – Problemas contábeis revelados pela Americanas na véspera resultaram na perda de valor de mercado de cerca de 8,4 bilhões de reais nesta quinta-feira, com investidores assustados com a cifra de 20 bilhões de reais em "inconsistências" encontradas pela empresa.

O escândalo contábil em uma das maiores varejistas da América Latina, que precipitou as renúncias de seus recém-empossados presidente-executivo e vice-presidente financeiro, disparou receios sobre contágio em outras empresas do setor e de efeitos sobre bancos credores da Americanas, que afirmou que no curto prazo não vê impacto relevante sobre seu caixa.

As ações da Americanas encerraram a sessão em queda de 77%, a 2,72 reais, ante um recuo de 0,6% do Ibovespa.

"Vamos entrar na Justiça. Inicialmente vamos à CVM para que seu corpo técnico investigue e vamos pedir que essa investigação seja estendida à auditoria", disse à Reuters Aurélio Valporto, presidente da Abradin, associação de minoritários de empresas.

"Isso é um absurdo total. A falha dos auditores, a mesma empresa que auditava a Petrobras e não detectou as fraudes bilionárias é a mesma que auditou a Americanas", disse Valporto.

Procurada mais cedo, a PwC, responsável pela auditoria nas contas da Americanas, não comentou.

(*) 247
www.carlosdehon.com

Related Post

Acionistas minoritários irão à Justiça contra escândalo bilionário das Americanas Acionistas esconderam rombo de R$ 20 bilhões na empresa BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...