TAMBÉM INVESTIGADOS POR FRAUDES NO COMÉRCIO EXTERIOR
Uma operação da Polícia Federal e Receita Federal, deflagrada nesta terça-feira (1º), cumpre três mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra suspeitos de ameaçara e planejar o assassinato de um auditor da Alfândega de Fortaleza. A organização criminosa também é investigada por fraudes no comércio exterior.
As ações estão sendo realizadas no Ceará (Fortaleza e Maracanaú) e em São Paulo (Santos e São Paulo).
Conforme as investigações, os criminosos acessaram dados reservados de sistemas, criaram um site falso para publicar fake news e ainda realizaram denúncias falsas para atacar a atuação da Receita Federal e dos seus agentes.
O grupo também é investigado por empregar empresas de fachada para realizar operações de venda para o estado São Paulo, com o objetivo de abastecer o comércio popular da capital paulista.
“As empresas não comprovaram a origem dos recursos utilizados nas operações, tampouco os pagamentos aos exportadores estrangeiros. Fizeram uso de falsificação material de documentos particulares, o que resultou em autuações superiores a R$ 10 milhões”, disse a Receita em nota.
Os investigados responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, denunciação caluniosa qualificada, ameaça, perseguição qualificada, falsidade material de documento particular e organização criminosa.
As investigações seguem em andamento, buscando a identificação de outros envolvidos e a apuração de possível conexão com outros fatos.
(Foto: Reprodução)
Nenhum comentário: