Veja os classificados para a Copa do Mundo 2022 no Catar

 31/03/2022 <> 09HRS59 MTOS <> QUINTA-FEIRA



Restam poucas vagas disponíveis para países disputarem a Copa do Mundo 2022, que acontecerá no Catar. As repescagens ainda estão ocorrendo e, com os resultados atuais, já são 29 classificados para a competição [veja abaixo], abrindo espaço para apenas mais três lugares. O sorteio dos grupos para o Mundial ocorre nesta sexta-feira (1º), às 13 horas de Brasília.

Na terça-feira (29), as seleções de Portugal, Polônia, Senegal, Marrocos, Gana e Tunísia garantiram a chance de disputar a Copa.

Nesta quarta (30), foram definidos os outros dois times da América do Norte e Central que jogarão o campeonato — além do Canadá, avançaram Estados Unidos e México.

A Nova Zelândia superou as Ilhas Salomão também nesta quarta e disputará uma repescagem contra a Costa Rica, quarta colocada na Concacaf.

Na América do Sul, o Peru conseguiu garantir um lugar na repescagem mundial. Irá enfrentar o vencedor do confronto entre Emirados Árabes Unidos e Austrália, que disputam a última fase da classificatória asiática.

Na Europa, falta a classificação de apenas um time. O País de Gales irá encarar o vencedor da partida entre Escócia e Ucrânia — jogo que, devido à guerra, foi adiado para junho, quando também ocorre a repescagem mundial.

Além disso, a seleção da Rússia não poderá participar do evento, por ordem da Fifa (Federação Internacional de Futebol), após a invasão da Ucrânia.

Fugindo da tradição dos meses de junho e julho, a Copa do Mundo 2022 acontecerá em novembro.

As últimas 3 vagas

Disputas das repescagens:

  • Costa Rica x Nova Zelândia
  • Peru x Austrália ou Emirados Árabes
  • País de Gales x Escócia ou Ucrânia

Confira todos os 29 países já classificados até o momento

Europa

  • Alemanha
  • Dinamarca
  • Bélgica
  • França
  • Croácia
  • Espanha
  • Sérvia
  • Inglaterra
  • Suíça
  • Holanda
  • Portugal
  • Polônia

Américas

  • Brasil
  • Argentina
  • Equador
  • Uruguai
  • Canadá
  • Estados Unidos
  • México

Ásia

  • Catar (anfitrião)
  • Irã
  • Coreia do Sul
  • Japão
  • Arábia Saudita

África

  • Gana
  • Senegal
  • Marrocos
  • Tunísia
  • Camarões
(*) CNN

Conta de energia vai ficar mais cara no Ceará em abril



Os consumidores cearenses devem se preparar para mais um aumento na conta de energia. Em abril, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai definir o reajuste anual que a Enel Ceará deverá aplicar aos seus clientes já no próximo mês.

Conforme a Agência, a reunião para deliberar sobre este tema está prevista para o dia 19 de abril. E o repasse aos consumidores deve ser efetuado no dia 22.

Será mais um impacto significativo para o bolso da população, que já está pagando muito caro pela energia elétrica há vários meses por conta da bandeira tarifária de escassez hídrica.
AUMENTO DEVE SER DE DOIS DÍGITOS

Especialistas do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE) projetam que o aumento em 2022 ficará em dois dígitos, em uma margem de 10% a 15%. No ano passado, o reajuste médio aprovado havia sido de 8,95%.

Luis Carlos Queiroz, presidente do Sindienergia-CE, ressalta que o País ainda depende da energia gerada nas hidrelétricas. “Hoje, solar e eólica representam, juntas, 13,8% na nossa matriz energética e cerca de 57% da energia gerada no país ainda advém das hidrelétricas, uma fonte de energia limpa, mas limitada e dependente de boas chuvas”.

Ele defende que o custo da energia só cairá para os brasileiros com o desenvolvimento mais acelerado de outras fontes de energia abundantes, como eólica e solar.
IMPACTOS EM 2023

E o baque nas contas de energia não vai parar neste ano. A Aneel aprovou, em 15 de março, um empréstimo de até R$ 10,5 bilhões para empresas do setor elétrico. O recurso tem como finalidade cobrir os custos ainda não pagos da crise energética do ano passado e reduzir a alta da energia em 2022. Mas a conta desta manobra inevitavelmente chegará aos consumidores a partir de 2023.

O empréstimo ao setor elétrico ocorreu por medida provisória e decreto editados pelo governo. O objetivo é diluir os custos que ainda não foram pagos pela crise energética de 2021 por um período maior de tempo.

(*) Diário do Nordeste

A CHARGE DE RENATO AROEIRA <> PEGUE A SENHA



 

Vice de Bolsonaro, Braga Netto exalta golpe e ditadura militar de 1964

A ditadura militar torturou e assassinou presos políticos, mergulhou o país na corrupção, fez gestão econômica desastrosa e transformou a vida do povo em calamidade.

247 - O Ministério da Defesa, chefiado pelo pré-candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro, publicou uma nota oficial nesta quarta-feira (30) exaltando o golpe militar que implantou uma ditadura no país por 21 anos, entre 1964 e 1985.

“O Movimento de 31 de março de 1964 é um marco histórico da evolução política brasileira, pois refletiu os anseios e as aspirações da população da época”, diz a nota, elogiando um regime que torturou e assassinou presos políticos, fechou o Congresso, impôs atos e leis de exceção, exilou democratas e patriotas, cassou mandatos eletivos, perseguiu acadêmicos e artistas, personalidades destacadas da ciência e da cultura. A ditadura militar celebrada no dia em que sua instauração completa 58 anos, foi também um regime que mergulhou o país na corrupção, fez uma gestão econômica desastrosa, levando o povo a viver uma vida calamitosa, foi entreguista e alinhado ao imperialismo estadunidense.

A ordem do dia do candidato a vice de Bolsonaro critica, sem citar nomes, o pensamento consensual entre democratas e patriotas sobre o caráter da ditadura como regime antipopular, antinacional e antidemocrático. Segundo o general, "a história não pode ser reescrita, em mero ato de revisionismo, sem a devida contextualização”.

O texto também é assinado pelos comandantes da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, pelo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, e pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Almeida Baptista Junior, informa o Congresso em Foco.

(*) 247

Governo troca nove ministros que devem ser candidatos

São eles Tarcísio de Freitas, João Roma, Damares Alves, Marcos Pontes, Onyx Lorenzoni, Flávia Arruda, Tereza Cristina, Rogério Marinho e Gilson Machado.


O governo federal publicou nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da União a substituição de nove ministros que serão candidatos nas eleições de outubro.

A Lei de Inelegibilidades estabelece que ministros devem deixar seus cargos seis meses antes do primeiro turno para que possam concorrer.

As trocas serão anunciadas também em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença de Jair Bolsonaro.

Na Infraestrutura, sai Tarcísio Gomes de Freitas, que deve disputar o Governo de São Paulo, e entra Marcelo Sampaio, que era secretário executivo da pasta.

João Roma deixa o Ministério da Cidadania para concorrer ao Governo da Bahia e será substituído por Ronaldo Vieira Bento, que chefiava a assessoria de Assuntos Estratégicos da pasta.

Damares Alves, que pode disputar uma vaga na Câmara ou no Senado, sai do Ministério da Mulher para dar lugar a Cristiane Britto, que era secretária nacional de Políticas para as Mulheres.

No Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes dará lugar ao secretário de Inovação, Paulo Alvim, para que possa concorrer a uma vaga na Câmara.

Onyx Lorenzoni deixa o Ministério do Trabalho para se candidatar ao Governo do Rio Grande do Sul. José Carlos Oliveira, que presidia o Instituto Nacional do Seguro Social, será seu substituto.

Flávia Arruda, que vai disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal, vai deixar a Secretaria de Governo, dando lugar a Célio Faria Junior, chefe de gabinete de Jair Bolsonaro.

Para concorrer ao Senado pelo Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina deixará o Ministério da Agricultura para seu secretário-executivo Marcos Montes.

No Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho dá lugar ao secretário-executivo Daniel de Oliveira Duarte Ferreira para disputar uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Norte.

Gilson Machado, que vai concorrer ao Senado por Pernambuco, deixa o Turismo para dar lugar a Carlos Brito, que era diretor-presidente da Embratur.

(*) O Antagonista

A jogada de Doria

Governador de São Paulo disse a aliados hoje cedo que não deve mais concorrer à Presidência da República; ele recebeu convite para se filiar à União Brasil.
João Doria disse a aliados agora cedo que desistiu de concorrer à Presidência da República. Interlocutores ouvidos por O Antagonista dizem que o gesto do governador parece responder à estratégia conduzida por União Brasil para reunir todos os nomes da Terceira Via em torno de uma única candidatura.

Duas dessas fontes, que conversaram há pouco com Doria, disseram que sua permanência no governo de São Paulo, neste momento, se insere nesse movimento mais amplo. Ele não disputaria a reeleição, mantendo o compromisso de fazer Rodrigo Garcia seu sucessor.

Um pronunciamento está previsto para 16h, mas até lá muita coisa ainda pode acontecer.

Como já publicamos, Luciano Bivar tem conversado também com Sergio Moro, Simone Tebet e Eduardo Leite sobre essa articulação. A condição prévia é que todos abandonem suas pré-candidaturas neste momento e passem a trabalhar em prol de um projeto comum.

O candidato à Presidência seria escolhido dentro de dois ou três meses, seguindo critérios a serem estabelecidos, não apenas a liderança nas pesquisas. Outro dado novo nesta história é que Doria foi convidado a se filiar na União Brasil, assim como ocorreu com Moro.

Conversas previstas para hoje devem selar o destino não apenas de Doria, mas de todos os pré-candidatos do centro democrático. É preciso desprendimento e coragem para combater os extremos representados por Lula e Jair Bolsonaro.

(*) O Antagonista


PIS: Caixa paga última parcela do abono salarial nesta quinta



Trabalhadores da iniciativa privada nascidos em dezembro recebem nesta quinta-feira (31) o abono salarial ano-base 2020. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento em 8 de fevereiro e encerra o processo nesta quinta. O calendário é baseado no mês de nascimento do beneficiário.

O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

O benefício não é pago aos empregados domésticos. Isso porque o abono salarial exige vínculo empregatício com uma empresa, não com outra pessoa física. Jovens aprendizes também não têm direito.

Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2020.

Recebem o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.

Para os beneficiários residentes nos municípios da Bahia, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em situação de emergência, devido às fortes chuvas, o pagamento foi liberado em 8 de fevereiro, independentemente do mês de nascimento.

(*) iG Economia

Ministro Alexandre determina multa diária de R$ 15 mil e manda bloquear contas de Daniel Silveira (RJ)



O ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal determinou a aplicação de multa de R$ 15 mil no salário do deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) por descumprimento de medidas cautelares para cada dia em que ele deixar de observar as decisões do ministro na Ação Penal (AP) 1044, como a que o proibiu de dar entrevistas e estipulou a colocação de tornozeleira eletrônica.

Silveira é réu na AP 1044, com julgamento marcado para o dia 20/4, sob acusação de ter proferido ameaças ao Supremo e a seus integrantes por meio de redes sociais. A denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o parlamentar foi recebida pela Corte em abril do ano passado.

O ministro decidiu que os valores da multa devem ser descontados do salário do parlamentar e pediu ao Banco Central o bloqueio de contas bancárias para garantia do pagamento.

Também solicitou que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), indique dia, hora e local para Daniel Silveira colocar a tornozeleira eletrônica e adote medidas para o desconto no salário.

O ministro determinou, ainda, a abertura de inquérito para apuração do crime de desobediência a decisão judicial.

A decisão será submetida a referendo do Plenário Virtual em sessão extraordinária de 24 horas, que terá início a partir de 0h do dia 1º de abril.

Dignidade do parlamento

Ao decidir a questão, o ministro mencionou que Daniel Silveira está escondido da Polícia na Câmara dos Deputados. “Estranha e esdrúxula situação, onde o réu utiliza-se da Câmara dos Deputados para esconder-se da Polícia e da Justiça, ofendendo a própria dignidade do Parlamento, ao tratá-lo como covil de réus foragidos da Justiça”, afirmou.

“Não só estranha e esdrúxula situação, mas também de duvidosa inteligência a opção do réu, pois o mesmo terminou por cercear sua liberdade aos limites arquitetônicos da Câmara dos Deputados, situação muito mais drástica do que aquela prevista em decisão judicial”.

Desrespeito reiterado
A decisão desta quarta-feira (30/3) ocorre após o deputado descumprir ordem anterior para voltar a usar a tornozeleira eletrônica, sob pena de prisão por desrespeito. Na ocasião, Silveira participou de um evento no qual criticou o ministro e se encontrou com o empresário Otávio Fakhoury, que também é alvo do inquérito das milícias digitais em tramitação no STF.

Na terça (29/3), Silveira anunciou que não vai cumprir a nova ordem de Moraes enquanto ela não for deliberada pela Câmara dos Deputados. O parlamentar não deixou o prédio, em Brasília, por entender que ali a Polícia Federal não poder executar a colocação da tornozeleira.

Silveira foi preso em fevereiro de 2021 após divulgar nas redes sociais um vídeo com ameaças a ministros do STF e a defesa de medidas antidemocráticas. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal em outubro de 2021 e aceita pela corte em 28 de abril.

Não é o primeiro revés cautelar de Daniel Silveira. Inicialmente, ele teve a prisão preventiva substituída por domiciliar em março, com monitoramento eletrônico. Após diversas violações ao uso da tornozeleira, Alexandre determinou, em junho, o retorno do parlamentar à prisão. Já em novembro, ele foi novamente libertado, mediante certas condições.

No STF, responde por praticar agressões verbais e graves ameaças contra ministros do Supremo para favorecer interesse próprio, em três ocasiões; incitar o emprego de violência e grave ameaça para tentar impedir o livre exercício dos Poderes Legislativo e Judiciário, duas vezes; e incitar a animosidade entre as Forças Armadas e o STF, ao menos uma vez.

Os comportamentos, segundo a denúncia, configuram os crimes de coação no curso do processo (artigos 344 do Código Penal, três vezes), incitação de animosidade entre as Forças Armadas e instituições civis (artigo 23, II, da Lei de Segurança Nacional [Lei 7.170/1983], uma vez) e incitação da violência para impedir o livre exercício dos poderes da União (artigo 18 e artigo 23, IV, da Lei de Segurança Nacional, duas vezes).

No próximo dia 20, o Plenário do Supremo Tribunal Federal vai julgar a ação penal que tem Daniel Silveira como réu.


Fontes: sites do STF e ConJur.

Leia o Evangelho do dia (31/03)



Evangelho (Jo 5,31-47)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz.

36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.

39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.

44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

(*) 

Tabela do Brasileirão é divulgada: saiba quando Ceará e Fortaleza irão estrear na Série A 2022

Competição começa no dia 9 de abril, com o Ceará em campo.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na noite desta quarta-feira (30), a tabela detalhada das primeiras cinco rodadas do Brasileirão, que terá Ceará e Fortaleza como representantes do futebol cearense.

A 1ª rodada está prevista para o dia 9 de abril, com o Ceará em campo, enquanto o Fortaleza joga sua primeira partida pelo Brasileirão na 2ª rodada, uma vez que no fim de semana de abertura da Série A o Tricolor estará envolvido na disputa do 1º jogo da final do Campeonato Cearense, contra o Caucaia.

O Ceará faz sua estreia na Série A contra o Palmeiras, no dia 9 de abril (sábado), às 21h, no estádio Allianz Parque, em São Paulo. Na tabela original, o Fortaleza faria a estreia contra o Cuiabá, no Castelão, mas a partida será adiada. Dessa forma, a estreia do Tricolor, de fato, irá acontecer diante do Internacional, no dia 17 de abril (domingo), às 18h, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Também no dia 17 de abril, pela 2ª rodada, o Ceará faz sua primeira partida em casa, diante do Botafogo, às 19h, na Arena Castelão.

Confira a tabela das primeiras cinco rodadas do Brasileirão divulgada nesta quarta-feira (30) pela CBF:

1ª RODADA



Sábado, 9 de abril

16h30 – Maracanã: Fluminense x Santos

19h – Antônio Accioly: Atlético-GO x Flamengo

21h – Allianz Parque: Palmeiras x Ceará

Domingo, 10 de abril

11h – Couto Pereira: Coritiba x Goiás

16h – Mineirão: Atlético-MG x Internacional

16h – Nilton Santos: Botafogo x Corinthians

18h – Morumbi: São Paulo x Athletico

18h – Castelão: Fortaleza x Cuiabá

19h – Ressacada: Avaí x América-MG

Segunda-feira, 11 de abril

20h – Alfredo Jaconi: Juventude x Red Bull Bragantino

Médico suspeito de crime sexual contra paciente em Orós é solto após pagar fiança




Horas depois de ser preso, o médico de 71 anos acusado de crime sexual contra uma paciente em Orós, município do interior do Ceará, localizado na região do Vale do Jaguaribe, foi solto ontem, quarta-feira (30). Para ser liberado, ele precisou pagar uma fiança no valor de R$ 30 mil. Agora, o médico vai responder a denúncia em liberdade.

A prisão foi efetuada um dia após uma paciente denunciar que havia sido submetida a uma cirurgia na genitália no Hospital e Maternidade Luzia Teodoro da Costa, em Orós. A vítima relatou que, após trancar a porta do consultório, o médico apalpou o corpo dela e tentou fazer a penetração no momento em que realizava os exames íntimos.

Diante da situação, a mulher ficou assustada e saiu do local da consulta direto para uma delegacia para denunciar o caso. Após a denúncia, o médico foi preso e levado para a cadeia do município de Icó, localizado a 34 km de Orós. Já a vítima foi encaminhada para Iguatu, cidade da região Centro-Sul do Estado, onde foi submetida a exames. O médico nega as acusações.
Médico foi afastado e tem histórico de denúncias desde 1989

Em nota à imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde de Orós comunicou que, ao tomar conhecimento do caso, afastou o médico do plantão e o desligou do quadro de funcionários do município. Autoridades da área de saúde de Orós também se pronunciaram de forma a repudiar a atitude do médico e ofereceram ajuda necessária à vítima.

Após a denúncia repercutir no município, outras mulheres, que foram pacientes do médico de 71 anos, entraram em contato com a Delegacia Regional de Icó para relatar que também foram vítimas de abusos por parte dele. Chamou atenção uma das denúncias, que aponta ter sido vítima em 1989, segundo informou o delegado Glauber Ferreira, titular da delegacia de Icó.


(*)GC+

Comissão do Senado mantém depoimento de ex-ministro da Educação



O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro tem depoimento marcado para esta quinta-feira, 31, na Comissão de Educação (CE). Ele deve prestar informações sobre denúncias de favorecimento no repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em áudios divulgados pela imprensa, Ribeiro afirma priorizar municípios administrados por prefeitos vinculados a pastores evangélicos, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O depoimento foi sugerido pelos senadores Jean Paul Prates (PT-RN) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Embora apresentados como pedidos de convocação, os requerimentos foram convertidos em convite. Pressionado pela suspeita de favorecimento a prefeitos indicados pelos pastores evangélicos Gilmar Santos e Arilton Moura, Milton Ribeiro deixou a pasta da Educação na segunda-feira, 28.

Até a manhã desta quarta-feira, 30, a Comissão ainda aguardava a confirmação da presença do ex-ministro. Para o presidente do colegiado, senador Marcelo Castro (MDB-PI), a eventual ausência de Milton Ribeiro “irá demonstrar uma clara confissão de culpa acerca das denúncias de corrupção” e “será um convite à abertura da CPI do MEC”.

“Uma pasta tão importante, talvez a mais importante do governo, tem sido alvo de denúncias gravíssimas, de repasses irregulares de verbas do ministério. É lamentável que, enquanto a educação brasileira padece, o ministério não esteja em evidência na mídia por projetos de relevância para os nossos estudantes, e sim por suspeitas de corrupção. A Comissão de Educação vai prosseguir com a apuração das denúncias”, escreveu Marcelo Castro.

Também por meio de uma rede social, o senador Luiz do Carmo (MDB-GO) defendeu o ex-ministro. Para o parlamentar, o pedido de exoneração de Milton Ribeiro “só prova que é um homem honesto, ético e com grandes virtudes”.

“A justiça será feita e ficará provada sua inocência e que tudo não passou de perseguição política. Eu confio na honestidade do ministro da Educação. Muito atencioso e respeitoso com todos, nunca deixa de atender, dentro da legalidade, todos parlamentares que o procuram. O que fazem com esse caso é mais uma tentativa desesperada de atacar o presidente Jair Bolsonaro”, publicou.

Para o senador Jean Paul Prates, se confirmadas, as suspeitas contra Milton Ribeiro ferem os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. “As notícias veiculadas sugerem que o ex-ministro da Educação está rasgando o texto constitucional e ferindo todos os princípios. O Ministério da Educação é uma pasta estratégica para o desenvolvimento nacional. Durante o governo Bolsonaro, tragicamente, a gestão vem sendo marcada por descontinuidade, incompetência, ideologização, descompromisso e tudo sugere que também por ilegalidades”, afirmou.

Fonte: Agência Senado

DESTAQUE ESPORTIVO <> SÃO PAULO E FLUMINENSE SAEM NA FRENTE !!!!!OS GOLS DOS REGIONAIS E OS JOGOS DE HOJE!!!!!

Fortaleza e Sport disputam ida da final da Copa do Nordeste na Arena de Pernambuco




Fortaleza e Sport-PE abrem a disputa da final da Copa do Nordeste na noite desta quinta-feira, 31, às 21h35min, na Arena de Pernambuco.

De um lado está o Leão do Pici, que quer fazer valer o favoritismo para conquistar pela segunda vez a principal competição da região Nordeste. Do outro, o Leão da Ilha, com o intuito de provar a força que possui mesmo não vivendo seu ápice, buscar um tetracampeonato, além de defender a hegemonia do Estado ao qual pertence na competição — Pernambuco tem quatro títulos do Nordestão e o Estado do Ceará apenas três.
Quem vencer os primeiros 90 minutos da decisão terá a vantagem de jogar pelo empate no segundo duelo. Caso não haja um vencedor nesta qinta, no entanto, no Castelão será tudo ou não para ambos.


O Tricolor chega à decisão invicto e dono do melhor ataque do torneio, com 22 gols. Passou sem muita dificuldade por Atlético-BA e Náutico nos duelos eliminatórios, mas teve dois prejuízos significativos para encarar o Sport.

O primeiro foi Lucas Crispim, lesionado na coxa esquerda desde as quartas de final do torneio, e na última partida perdeu Tinga, tanto pelo terceiro cartão amarelo quanto por lesão na coxa direita. Os dois são titulares absolutos e pilares do esquema de jogo do técnico Juan Pablo Vojvoda. Para o lugar o ala-esquerda, Juninho Capixaba, que chega à sua terceira final consecutiva de Copa do Nordeste, será o escolhido, enquanto para a vaga de zagueiro pela direita deverá ficar a cargo de Landázuri.

(*) O Povo


Chuvas intensas no Ceará: Inmet alerta perigo em Fortaleza e outros 115 municípios

 31/03/2022 <> 07:24 HORAS <> QUINTA-FEIRA



Fortaleza e outros 115 municípios cearenses estão sob alerta de perigo de chuvas intensas até as 10 horas desta quinta-feira, 31, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As áreas do Estado incluídas no alerta são norte e noroeste cearense, Região Metropolitana de Fortaleza, Jaguaribe e os sertões cearenses. (Veja lista no fim da matéria)
Segundo o órgão nacional, nesta situação pode haver precipitações entre 30 e 100 milímetros (mm) por dia, assim como ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Para obter informações e acionar os órgãos responsáveis, é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).


não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Deve-se ainda, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Outros 66 municípios cearenses têm perigo potencial de chuvas intensas, classificação do Inmet em que são esperadas chuvas de até 50 mm por dia, assim como ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Na ocasião, há ainda baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As orientações para cuidados são as mesmas da situação de perigo, de acordo com o Inmet.

Previsão

Até sexta-feira, 1º, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê chuva em todas as macrorregiões, com os maiores acumulados na faixa litorânea e na porção oeste do Estado (Ibiapaba e oeste do Sertão Central e Inhamuns). Para esta quinta-feira, 31, o céu deve variar de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva na Jaguaribana. Nas demais macrorregiões, com chuva.

As precipitações devem acontecer em virtude de áreas de instabilidade oriundas do Oceano Atlântico devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (Zcit), assim como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade. Observam-se nuvens associadas a chuvas próximo à faixa litorânea e no noroeste do Ceará. As chuvas poderão ser com intensidade variando de fraca a forte, especialmente no centro-norte e na faixa litorânea do Estado.

(*) O Povo


Açudes Quandú e Gavião sangram e Ceará chega a 17 reservatórios em capacidade máxima

ATUALIZAÇÃO 18:HRS40MTOS


Mais dois açudes sangraram no estado do Ceará, nesta terça-feira, 29. Foram eles o açude Quandú e Gavião, localizados, respectivamente, nos municípios de Itapipoca e Pacatuba. As informações são da plataforma da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). No total, 17 reservatórios estão com nível máximo de capacidade no Estado.

Além disso, outros quatros açudes apresentam capacidade acima de 90%. São eles: São Vicente (Santana do Acaraú) com 99,67%, Sobral (Sobral) com 99,07%, Tucunduba (Senador Sá) com 92,15% e Batente (Ocara) com 97,44%.

Por outro lado, 63 açudes estão com volume abaixo de 30% da capacidade total — entre eles o Castanhão (15,49%), maior reservatório do Brasil, e o Banabuiú (8,23%), terceiro maior do Ceará. No total, o volume disponível em todos os reservatórios corresponde a 28,3% da capacidade total do sistema hídrico do Estado, havendo um aumento de 0,4 ponto percentual nas últimas 24 horas.

Ainda de acordo com om resenha diária da Cogerh, o Castanhão, maior reservatório do Estado, foi o que recebeu o maior aporte das últimas 24 horas, com mais de 45 milhões de metros cúbicos (m³) de água. Na sequência, Orós e Araras receberam os maiores aportes do Estado, com 15 milhões e quase 10 milhões de m³.

Veja lista de açudes que estão sangrando no Ceará

  1. Itapebussu
  2. Caldeirões
  3. Gameleira
  4. Germinal
  5. Barragem do Batalhão
  6. Rosário
  7. Itaúna
  8. Muquém
  9. Ubaldinho
  10. Do Coronel
  11. Tijuquinha
  12. Angicos
  13. Valério
  14. Quandú
  15. Acaraú Mirim
  16. Quandú
  17. Gavião
(*) O Povo
www.carlosdehon.com



Concurso para professor de Fortaleza: Projeto que prevê duas mil vagas será enviado à Câmara



A Prefeitura de Fortaleza anunciou na tarde desta quarta-feira, 30, um Projeto de Lei que permitirá a criação de 2 mil vagas para a realização de um concurso público para professores da rede municipal de ensino. A informação foi divulgada pelo prefeito José Sarto (PDT), em transmissão pelas redes sociais. O projeto será entregue à Câmara de Vereadores para aprovação na próxima semana. O concurso será o maior da história de Fortaleza nos últimos 30 anos.
De acordo com Sarto, após aprovação do Legislativo, o edital da seleção será publicado posteriormente. “Isso é parte do nosso compromisso com a expansão de vagas e com a valorização profissional, que inclui também ações de qualificação dos nossos trabalhadores”, disse o prefeito ao lado da secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, e da secretária municipal das Finanças, Flávia Teixeira.




Covid-19: Fortaleza inicia aplicação da 4ª dose para idosos acima de 80 anos neste sábado



Neste sábado, 2 de abril, Fortaleza inicia a aplicação da quarta dose (D4) da vacina contra a Covid-19 a idosos acima de 80 anos. O público idoso que tomou a terceira dose há pelo menos quatro meses está apto a receber mais uma dose do imunizante. As informações foram divulgadas pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), em publicação nas redes sociais, nesta quarta-feira, 30.

Cerca de 35 mil idosos já se enquadram para receber a D4, disse Sarto. O atendimento ocorrerá exclusivamente por agendamento. Além disso, o público agendado também poderá tomar simultaneamente a vacina contra influenza. As listas com os agendados para receber a D4 deverá sair ainda hoje.



Marcelo Sampaio assumirá ministério da infraestrutura nesta quinta, diz Tarcísio à CNN

Em entrevista exclusiva à CNN nesta quarta-feira (30), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, falou sobre a primeira privatização portuária do Brasil e de sua candidatura ao governo de São Paulo. #CNNBrasil

PF vai à Câmara para cumprir mandado de Moraes contra Daniel Silveira

A Polícia Federal (PF) foi à Câmara dos Deputados nesta quarta (30) com o ofício para pedir autorização para cumprir a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes contra o deputado Daniel Silveira. As informações são exclusivas da analista de política da CNN Thais Arbex. #CNNBrasil (*) CNN

LOJA IMPÉRIO INFORMA <. AGORA VOCÊ PODE COMPRAR PELO DELIVERY NO CONFORTO DE SUA CASA!!!!LIGUE (88) 98083502 !!!!!


 

Em menos de um mês, gasto de cartão corporativo do Bolsonaro aumenta quase R$2 milhões, mostra levantamento de Elias Vaz

 13:32 HORAS <> QUARTA-FEIRA <> 30/03/2022!!!



247 - Um levantamento do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) mostra uma despesa de quase R$2 milhões com o cartão corporativo do presidente Jair Bolsonaro apenas neste mês. De acordo com dados atualizados do Portal da Transparência, o gasto em janeiro e fevereiro foi de R$2.933.432,11. Agora, o valor saltou para R$4.649.448,66, ou seja, só no mês de março, que ainda não terminou, a despesa é de R$1.716.016,55.

"É vergonhoso! O que Bolsonaro está fazendo é uma verdadeira farra com o cartão corporativo. E quem paga essa conta é o povo brasileiro. É dinheiro público que o presidente está torrando", afirma o parlamentar.

Do total informado, R$3,2 milhões são referentes à Secretaria Geral da Presidência, ou seja, são gastos diretos de Jair Bolsonaro. Além disso, já a despesa do cartão da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), de R$965,4 mil, e do Gabinete de Segurança Institucional, de R$458 mil. "Essas informações desmentem a afirmação do presidente de que o gasto do cartão é alto por conta da sua equipe de segurança. Essas despesas são pagas com cartões separados e a maior parte da conta é do Bolsonaro", explica Elias Vaz.

No início de fevereiro, o deputado apresentou petição solicitando ao relator do caso no Tribunal de Contas da União, ministro Antonio Anastasia, mais agilidade na conclusão de auditoria, solicitada pelo parlamentar, nos gastos do cartão corporativo do presidente Jair Bolsonaro. O deputado também cobra acesso à auditoria.

(*) 247

A CHARGE DE MIGUEL PAIVA!!!!

 


247

Bolsonaro: "Não serão 2 ou 3 que decidirão como votos serão contados"



Jair Bolsonaro (foto) voltou a levantar suspeitas sobre o processo eleitoral e o TSE nesta quarta-feira (30).

Em evento que virou comício e culto evangélico no Rio Grande do Norte, o presidente afirmou, em tom de ameaça, que a contagem dos votos não será feita por “dois ou três”.

“Podem ter certeza que, por ocasião das eleições de 2022, os votos serão contados no Brasil. "Não serão dois ou três que decidirão como serão contados esses votos. Defendemos a democracia, a liberdade e tudo faremos até com sacrifício da nossa vida" para que esses direitos sejam relevantes e cumpridos pelo nosso país.”

No discurso, Bolsonaro ainda afirmou que “pouquíssimas pessoas podem muito em Brasília, mas nenhuma delas pode tudo”.

Como mostramos, o presidente voltou a dizer que representa “o bem”, e Lula, “o mal”.

“Cada vez mais a população entende quem está do lado do bem e quem está do lado do mal. Não é de esquerda contra direita, é de bem contra o mal. E o bem sempre venceu. E o bem vencerá. O bem está ao lado da maioria da população brasileira.”

(*) O Antagonista

O império da sem-vergonhice

Enquanto os Estados Unidos caçam quem recebeu propina do petrolão, aqui vão livrar a cara das empresas corruptoras que assinaram acordos de leniência.

Uma notícia muito ilustrativa passou meio despercebida ontem, salvo neste site. Como informamos, “o Departamento de Justiça dos EUA e o FBI estão oferecendo recompensa de até US$ 5 milhões (cerca de R$ 24 milhões) a quem fornecer informações que levem à identificação de destinatários de propinas da Odebrecht e da Braskem” (foto). Não é uma iniciativa excepcional, que visa apenas a essas empresas brasileiras que estavam no âmago do escândalo de corrupção na Petrobras revelado pela Lava Jato. Ela integra o “Programa de Recompensas de Recuperação de Ativos da Cleptocracia”, aprovado pelo Congresso, no compromisso do governo americano de combater a corrupção de governos estrangeiros, como também esclarecemos. O programa está no âmbito do Gabinete de Terrorismo e Inteligência Financeira do Departamento do Tesouro e seu objetivo é “identificar e recuperar ativos roubados, confiscar os lucros da corrupção e, quando apropriado e viável, devolver esses bens roubados ou valores ao país prejudicado pelos atos de corrupção”.

Enquanto isso, no Brasil, os suspeitos de sempre em Brasília querem dar uma tremenda colher de chá a empresas que firmaram acordos de leniência com a Lava Jato, como mostra uma reportagem publicada pela Crusoé na semana passada ou tivessem sanções menos pesadas, em troca da entrega de provas dos esquemas dos quais participaram na roubalheira perpetrada contra a Petrobras e da devolução do dinheiro surrupiado. No total, 17 empresas firmaram tais acordos, comprometendo-se a restituir 15,4 bilhões de reais aos cofres públicos. Dessa forma, ganha-se velocidade nos processos e as empresas escapam da proibição de fazer contratos com o estado. Mas, com a destruição da Lava Jato promovida por políticos e magistrados, agora querem dar um jeito de essas empresas burlarem o que foi pactuado.

(*) O Antagonista

Victor Godoy é o novo ministro da Educação; é a quinta indicação de Bolsonaro para a pasta



O Ministério da Educação tem, a partir desta quarta-feira (30), um novo ministro. Quem assume a pasta é o engenheiro de redes de comunicação formado pela Universidade de Brasília (UnB) Victor Godoy que, durante a gestão de Milton Ribeiro, ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta.

A mudança ocorre após a abertura de uma investigação contra Ribeiro, suspeito de favorecer a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tendo dois pastores como intermediários. O caso levou Ribeiro a pedir exoneração do cargo, no último dia 28.

A nomeação do novo ministro foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

Currículo

O currículo de Victor Godoy publicado no site do MEC informou que ele é servidor público da carreira de Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), onde trabalhou desde 2004 até ser convidado ao cargo de secretário-executivo do MEC, em julho de 2020.

Na CGU, Godoy atuou como auditor federal de Finanças e Controle, coordenador-geral; e diretor de Auditoria da Área Social e de Acordos de Leniência.

Inquéritos contra ex-ministro

Depoente falta à “CPI dos Motins”. Vereador Sargento Reginauro é convidado para prestar esclarecimentos

O estopim do movimento paredista de 2020 foi o confronto entre militares e o senador Cid Gomes em Sobral. Foto: Reprodução/Instagram.



O primeiro depoente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Ceará, que investiga as Associações de Militares do Estado, o presidente da Associação dos Profissionais de Segurança (APS), policial Cleyber Barbosa Araújo, faltou à oitiva, e alegou problemas de saúde, apresentando um atestado médico.

Uma nova audiência foi marcada para a próxima semana, dia 5 de abril, a partir das 9 horas.

Durante reunião do colegiado foi aprovado requerimento do deputado Soldado Noélio (UB), convidando o vereador de Fortaleza e ex-presidente da APS, Sargento Reginauro (UB), para prestar informações à CPI sobre sua participação nas manifestações de policiais militares em 2020. O depoimento do parlamentar está marcado para o dia 6 de abril, a partir das 14h30.

Participaram da reunião os deputados: Salmito Filho (PDT), Elmano Freitas (PT), Augusta Brito (PCdoB), Queiroz Filho (PDT), Marcos Sobreira (PDT), Romeu Aldigueri (PDT) e Soldado Noélio.

De acordo com a Comissão, existem informações apontando indícios de que recursos das associações foram, de forma incorreta, usados pelas entidades como financiamento dos motins realizados em 2020.

Na ocasião, além de militares, alguns políticos ligados às categorias também participaram das manifestações que resultaram em aumento da violência no Estado.

O estopim do movimento paredista ocorreu no município de Sobral, quando militares foram vistos ordenando que comerciantes fechassem seus estabelecimentos.

Em seguida, alguns desses agentes de segurança entraram em confronto com o senador Cid Gomes (PDT), inclusive, atingindo o líder político com tiros de arma de fogo, quando ele tentava desbloquear barreira humana formada em frente ao quartel onde estavam os amotinados.

(*) Edson Silva

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...