Morre ex-narrador Januário de Oliveira, aos 81 anos

JANUÁRIO DE OLIVEIRA +
Morreu, nesta segunda-feira, o ex-locutor de TV e rádio Januário de Oliveira , de 81 anos. Após 11 dias internado, ele sofreu uma parada cardíaca enquanto tratava um quadro de pneumonia em um hospital particular de Natal, no Rio Grande do Norte. A informação é do narrador Luiz Penido.

Januário foi uma das principais vozes no futebol brasileiro nos anos 1980 e 90. Gaúcho de Alegrete, nascido no dia 12 de fevereiro de 1940, Januário ficou famoso com frases como "tá lá um corpo estendido no chão", utilizada quando um jogador se machucava e ficava deitado no gramado, "Cruel, muito cruel...", que servia para elogiar um artilheiro e "Sinistro, muito sinistro...", quando algum jogador ou árbitro cometia alguma falha.

Januário foi responsável também por dar apelidos a muitos jogadores, entre eles Ézio, o "Super Ézio", o centroavante Charles (Bahia e Flamengo), o "Príncipe Charles", Sávio, o "Anjo Loiro da Gávea", "Tá, Té, Tí, Tó, Túlio..." e o volante e lateral Charles do Flamengo, o "Charles Guerreiro" e Valdeir (ex-Botafogo) que ganhou a alcunha de "The Flash".

O ex-narrador passou por diversos veículos de comunicação: Rádio Farroupilha-POA ; Rádio Cultura de Bagé-Rs ; Rádio Mauá-Rj ; Rádio Nacioanal-RJ ; Rádio Globo-RJ ; TVE-RJ E TV Bandeirantes,RJ-SP. Deixou a TV aberta em 1998, por culpa do diabetes.


Fortaleza poderá começar a vacinar população geral a partir da próxima SEMANA!!!!

De acordo com o prefeito José Sarto (PDT), a meta é que, até a próxima semana, Fortaleza comece a vacinar a população em geral, em ordem decrescente de idade. A previsão é que nesta semana seja concluída a vacinação de pessoas com comorbidades e profissionais da educação, segurança pública, agentes aeroportuários e de pessoas em situação de rua. Assim, o Município espera poder seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) e abrir a vacinação para o público em geral.

"Na semana que vem, se Deus permitir, e com o trabalho dessa equipe, a gente vai começar a vacinar a população, evidentemente numa ordem decrescente de idade", afirmou o prefeito. "A gente tem a meta de que semana que vem a gente deve ter novas notícias boas para a população de Fortaleza", pontou ainda o gestor.

Nesta terça-feira, 1ª, está marcada uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE) , entre gestores da Saúde do Estado e dos Municípios. Em pauta, segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Estela, está o seguimento da campanha de vacinação de Covid-19 e a definição dos critérios que os municípios devem seguir.


Belo Horizonte começa produção de medicamentos à base de cannabis (MACONHA)

Cannabis (MACONHA)
Com uso indicado para diversas doenças neurológicas, psiquiátricas, inflamações e dor crônicas, medicamentos à base de cannabis já podem ser comercializados em farmácias de todo o país, sob prescrição médica.

É que o laboratório farmacêutico do grupo Ease Labs, especialista em toda cadeia de produção e distribuição de produtos à base de cannabis, recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) juntamente com a Autorização Especial (AE) para medicamentos controlados, estando apta a desenvolver, fabricar, armazenar e expedir produtos à base de cannabis no Brasil, tornando-se pioneira no setor.

Atualmente, os produtos são fabricados fora do país por meio de empresas estrangeiras parceiras do grupo localizadas nos Estados Unidos e Europa. Esses produtos importados são disponibilizados por uma empresa internacional para importação direta pelos pacientes no Brasil.

(Com Agências)

DESTAQUE . FUNERÁRIA CAMINHO DO CÉU INFORMA!!!!!OS GANHADORES DAS CESTA BÁSICAS DO MÊ DE MAIO!!!!



INFORMATIVO "MOVELERO" > ATENÇÃO, COMEÇOU ÁS OFERTAS DE SÃO JOÃO NA REDE "MOVELETRO"

“Nosso idiota aqui não acredita e não comprou vacina”, diz fundador da Anvisa

 31/05/2021 > SEGUNDA-FEIRA

Gonzalo Vecina Neto, fundador e
ex-presidente da Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (Anvisa)
Gonzalo Vecina Neto, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criticou o presidente Jair Bolsonaro em um vídeo postado em seu Instagram. No material, Vecina fala sobre a situação das vacinas contra a Covid-19 no Brasil e atribui ao governo federal a culpa pelo baixo índice de imunização no país.

“Hoje, os americanos têm metade de sua população vacinada. Apesar de terem tido um presidente totalmente negacionista, como aquele idiota do [Donald] Trump, tiveram acesso à vacina. Ele não acreditava na vacina, mas, comprou. O nosso idiota aqui não acredita e não comprou, então, nós estamos lá nos dez por cento [total de imunizados com a segunda dose]. E num processo de aceleração da doença novamente. Está começando a terceira onda”, disse Vecina.

Para o fundador da Anvisa, a agência errou ao autorizar o passageiro vindo da Índia, que desceu em São Paulo, a embarcar para o Rio de Janeiro. “Todos os dias, estamos aí com um que chega por aqui, outro por ali, que é um provável portador da variante indiana. Já temos um caso comprovado em São Luís, um provável caso no Ceará e agora esse caso que desceu em Guarulhos.

Ele tinha feito o teste havia três dias, que deu negativo, mas estava com sintomas. Foi realizado o teste novamente aqui, só que a Anvisa liberou (e aí eu acho que a agência errou) e autorizou o paciente a pegar um outro voo, e ele embarcou para o Rio. Mas, o resultado finalmente veio e deu positivo. É um portador que veio da Índia, então provavelmente seja a variante indiana, e que está circulando livremente no Brasil. Ele pode ser um grande disseminador”, relata.

Vecina explica que a Anvisa é um órgão operacional. “A Anvisa não pode tomar decisões sem que haja uma política decidida, e quem decide é o Ministério da Saúde junto com o Ministério das Relações Exteriores. A agência opera a ferramenta chamada polícia sanitária em portos, aeroportos e fronteiras. Mas, ela apenas opera. Quem ordena a ferramenta é uma política pública que deve nascer nos órgãos adequados para isso”
Por recomendação da Anvisa, governo restringe entrada de estrangeiros


No vídeo, postado na quinta-feira (27), o professor Vecina chama atenção para o fato de nossas fronteiras ainda estarem totalmente abertas para viajantes internacionais. “Nós não estamos fazendo a lição de casa, do ponto de vista do isolamento social, do ponto de vista do controle de portos, aeroportos e fronteiras, como muitos países mais civilizados estão realizando”.

Na sexta-feira (28), a presidência da República publicou no Diário Oficial da União a portaria nº 654/2021, que trata exatamente da restrição excepcional e temporária de entrada no país de estrangeiros de qualquer nacionalidade, por vias marítimas e terrestres.

Segundo o documento, assinado pelos ministros da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Casa Civil, “considerando o impacto epidemiológico que as novas variantes do coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), identificadas no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, na República da África do Sul e na República da Índia, podem causar no cenário atual vivenciado no país”, fica restringida a entrada de “estrangeiros de qualquer nacionalidade, por rodovias, por outros meios terrestres ou por transporte aquaviário”.

As regras não se aplicam a brasileiros (natos ou naturalizados). Também não estão proibidas as entradas de:

De acordo com o artigo 6º da Portaria, as restrições “não impedem a entrada de estrangeiros no país por via terrestre entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai”.

Não existe impedimento à entrada de estrangeiros no país por via aérea, “desde que obedecidos os requisitos migratórios adequados à sua condição, inclusive o de portar visto de entrada, quando este for exigido pelo ordenamento jurídico brasileiro”.

Antes do embarque, os viajantes devem apresentar à companhia aérea responsável pelo voo, entre outros documentos, a comprovação de realização de teste laboratorial RT-PCR, para rastreio da infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 , com resultado negativo ou não reagente, realizado nas setenta e duas horas anteriores ao momento do embarque (escrito em português, espanhol ou inglês). O teste deverá ser feito em laboratório reconhecido pela autoridade de saúde do país de embarque.

Segundo a publicação, o viajante que realizar conexões ou escalas que ultrapassem setenta e duas horas desde a realização do teste RT-PCR deverá apresentar documento comprobatório da realização de novo teste no check-in de embarque para o Brasil.


Aviões da FAB eram utilizados para tráfico internacional de drogas, segundo PF

Manoel Silva Rodrigues
Sargento do Força Aérea Brasileira
Manoel Silva Rodrigues, sargento do Força Aérea Brasileira (FAB) que foi preso em junho de 2019 por ter traficado cocaína em um avião militar oficial, já havia praticado o mesmo crime em outras seis oportunidades. É o que indicam os dados investigados pela Polícia Federal . As informações são do portal Uol.

O inquérito inicial aponta para a participação de outros militares brasileiros e a continuidade do esquema após a prisão de Manoel.

Nas sete viagens oficiais analisadas pela PF , o sargento conversa com a mulher Wilkelane Nonato Rodrigues e indica a conclusão positiva do crime. Entre a escala São Paulo e Recife, foram realizados quatro voos. Em três oportunidades a droga foi despachada para Espanha - destino final da droga.

Manoel chega a enviar uma foto para Wilkelane com um terço em determinado momento na troca de mensagens. Segundo o Ministério Público Militar (MPM), a atitude não configura 'ato de fé' e sim um aviso: o militar havia tido sucesso no crime após uma missão oficial - em abril de 2019 - ao Azerbaijão, que passou pela Espanha anteriormente.

O órgão atesta para a participação de outros militares além de Manoel. Ao menos quatro oficiais da Aeronáutica estão sendo investigados por utilizar as aeronaves para a realização de tráfico nacional e internacional durante missões da Força Aérea Brasileira.

Ednilson Pires, promotor de Justiça Militar, argumenta que "Colocaram o Estado brasileiro, as Forças Armadas e o próprio presidente da República em posição vexatória perante a sociedade e a comunidade internacional."

De acordo com o Superior Tribunal Militar (STM), outros envolvidos estão em liberdade através de medidas cautelares. Wilkelane foi solta dias após sua detenção e não respondeu a reportagem. O sargento Manoel foi condenado pelo Superior Tribunal da Andaluzia, na Espanha e atualmente cumpre pena em uma prisõa espanhola após confessar o crime de tráfico internacional.


Bolsonaro pede para Pazuello não ser punido e agrava crise militar

O pedido de Jair Bolsonaro foi feito ao comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, durante viagem dos dois à cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. A instituição militar, no entanto, vê como insuficiente a ideia de o general Eduardo Pazuello ir à reserva como uma forma de diminuir a crise entre a categoria e o Planalto.
247 - Jair Bolsonaro disse ao comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que não gostaria de ver o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello punido por participar de um ato político no Rio de Janeiro domingo passado (23). A sinalização foi dada ao comandante durante a viagem dos dois ao município de São Gabriel da Cachoeira (AM), onde Bolsonaro fez uma visita de dois dias a partir da última quinta (27).
O regimento militar proíbe manifestações políticas. Pazuello pode ser advertido verbalmente, receber uma repreensão por escrito ou pegar 30 dias de cadeia em um quartel. O Exército vê como insuficiente a ideia de o general ir à reserva para diminuir a crise, de acordo com informações publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo.
O comandante Paulo Sérgio Nogueira ameaçou deixar o cargo se Pazuello não for punido.
Em sua defesa, o ex-ministro disse, basicamente, que não pode ser punido porque apoiava o cidadão Bolsonaro, e não o político. Também afirmou que o fato de Bolsonaro não ser filiado a um partido despolitizaria todo o evento.


Em um mês, CPI revela falhas no combate à covid e amplia investigação Fonte: Agência Senado

RELATORES DA CPI
A CPI da Pandemia completou 30 dias de atividades na última quinta-feira (27). Na primeira fase de investigações, a comissão do Senado revelou falhas no enfrentamento à covid-19. Mas uma série de perguntas ainda permanece sem respostas. Agora os senadores devem ampliar o alcance das apurações, para desvendar se houve desvio de verbas transferidas pela União a estados e municípios.

A comissão parlamentar de inquérito foi instalada em 27 de abril, com a eleição de Omar Aziz (PSD-AM) para a presidência e a indicação de Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria. Os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE), Jorginho Mello (PL-SC) e Marcos Rogério (DEM-RO) entraram com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir a nomeação de Calheiros. Mas o ministro Ricardo Lewandowski negou o pedido de liminar.

De lá para cá, a CPI da Pandemia fez 13 reuniões semipresenciais. Os senadores aprovaram 363 requerimentos, sendo 85 para a convocação de testemunhas. Dez depoentes foram interrogados nos primeiros 30 dias. Entre eles, os quatro ministros da Saúde que ocuparam o posto ao longo da pandemia.

Composta por 11 titulares e 7 suplentes, a comissão contou com a participação frequente de senadores não membros. Ao todo, 47 parlamentares marcaram presença na CPI da Pandemia — 20 deles, por meio de videoconferência. Mesmo sem vaga formal no colegiado, a bancada feminina atuou em todas as fases da investigação.

Os debates promovidos pela comissão mobilizaram a sociedade. O canal da TV Senado no YouTube teve 20 milhões de visualizações no último mês. De acordo com a emissora, 14,5 milhões de views foram específicos para as transmissões da CPI da Pandemia. O número de seguidores do canal saltou de 711 mil para 804 mil usuários em 30 dias, e cada reunião do colegiado registrou em média 700 mil visualizações.

A cobertura da CPI em tempo real feita pela Agência Senado aumentou em 227% a audiência do Senado Agora. Já o Portal de Notícias, que também transmite ao vivo as reuniões, registrou 3,7 milhões de acessos nos 30 dias de funcionamento da CPI.

A CPI da Pandemia tem prazo final no dia 8 de agosto. Até lá, a comissão deve colher depoimentos, requisitar informações e apontar responsáveis por ações e omissões no combate ao coronavírus e por irregularidades no uso de repasses da União.
Fonte: Agência Senado

Congresso pode votar na terça-feira vetos presidenciais e crédito para benefícios sociais

O Congresso Nacional tem sessão marcada para a próxima terça-feira (1º) para análise de 18 vetos presidenciais e três projetos de lei (PLNs), entre eles o que restabelece cerca de R$ 20 bilhões ao Orçamento federal de 2021 para o pagamento de benefícios sociais (PLN 4/21).

O projeto abre crédito suplementar de R$ 19,768 bilhões para o Orçamento, valor que havia sido vetado pelo presidente Jair Bolsonaro na sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA - Lei 14.144/21). Segundo o Executivo, a abertura do crédito não vai afetar a meta fiscal para 2021, já que os valores serão compensados por vetos a outras destinações orçamentárias.

O dinheiro será distribuído para o pagamento de seguro-desemprego (R$ 2,6 bilhões); benefícios previdenciários (R$ 6,6 bilhões); compensação ao Fundo do Regime Geral de Previdência Social (R$ 4,7 bilhões); benefícios de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia (R$ 968 milhões); remuneração a agentes financeiros (R$ 423 milhões) e subvenção e subsídios a agricultura sustentável, ao Programa de Financiamento às Exportações (Proex) e a outros setores (R$ 4,3 bilhões).

O relator do PLN 4/21 é o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso, que ainda não apresentou seu voto. A proposta já esteve pautada na última sessão do Congresso, mas não foi votada por falta de acordo.

Mais créditos
Também estão na pauta de terça-feira o PLN 5/21, que abre crédito especial de R$ 584,2 milhões para ações de três ministérios: Desenvolvimento Regional; Defesa; e Mulher, Família e Direitos Humanos; e o PLN 6/21, que abre crédito suplementar de R$ 1,09 bilhão para seis ministérios: Ciência, Tecnologia e Inovações; Economia; Meio Ambiente; Defesa; Desenvolvimento Regional; e Mulher, Família e Direitos Humanos.

Vetos
Entre os vetos que poderão ser analisados está o veto integral do presidente Jair Bolsonaro (VET 10/21) à proposta que buscava garantir acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e professores da educação básica pública.

O PL 3477/20 previa o uso de R$ 3,5 bilhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para ampliação do acesso à rede mundial de computadores, mas o Planalto explicou que a iniciativa aumentaria a rigidez do Orçamento e alegou que governo federal já vem “empregando esforços” para aprimorar a contratação de internet banda larga para as escolas públicas de educação básica.

O projeto é de autoria do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) e de outros 23 parlamentares.

Outro veto (VET 9/21) a ser analisado diz respeito a trechos da lei que permitiu a compra de vacinas contra a Covid-19 por parte de estados e municípios com registro ou autorização temporária de uso dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Lei 14.125/21 tem origem em proposta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Foram três dispositivos vetados pelo presidente da República, entre eles a previsão de que a União reembolsaria os entes da Federação pela compra, caso não fosse cumprido o Plano Nacional de Imunização (PNI). O governo alegou a existência de uma inadequação legal, já que outra legislação (Lei 14.124/21) trata do tema. O Executivo também disse que o dispositivo criaria despesa adicional da União sem o estudo de impacto orçamentário e financeiro, o que viola a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Imposto de Renda
Parlamentares vão analisar também o veto imposto ao PL 639/21, que prorrogava até 31 de julho o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física referente aos rendimentos de 2020 (VET 20/21).

Segundo o Executivo, apesar de meritória, a prorrogação do prazo contrariava o interesse público porque seria o segundo adiamento consecutivo da entrega da declaração neste ano. A data inicial era 30 de abril, mas a Receita Federal já havia estendido o prazo até 31 de maio, em decisão administrativa. Uma nova postergação, de acordo com a equipe econômica, poderia afetar o fluxo de caixa, prejudicando a arrecadação da União, dos estados e dos municípios.

Apoio à cultura
Os parlamentares também poderão votar veto à Lei 14.150/21, que prorroga até dezembro de 2021 os efeitos da Lei Aldir Blanc, de apoio ao setor cultural, em decorrência da pandemia de Covid-19 (VET 21/21).

Um dos trechos da norma vetados prorrogava automaticamente por dois anos o tempo para aplicação dos recursos para realização de atividades culturais e para a respectiva prestação de contas dos projetos já aprovados. O governo alegou que o prazo estabelecido é extenso demais para uma prorrogação automática, de forma "que tal tipo de decisão deve ser tomada mediante a análise do caso concreto e verificada a conveniência e oportunidade de se aplicar eventual prorrogação".

Para que um veto seja derrubado, é necessário o apoio mínimo de 257 votos na Câmara e de 41 no Senado. Durante a pandemia, as sessões do Congresso são feitas separadamente por deputados e senadores. Nesta terça-feira, a Câmara se reúne na parte da manhã, a partir das 10 horas; o Senado se reúne à tarde, às 16 horas; e depois os deputados fazem outra reunião às 19 horas, caso seja necessário.

Da Redação
Edição – Pierre Triboli
Com informações da Agência Senado

Fonte: Agência Câmara de Notícias

GIRO DE NOTÍCIAS > Serial killer de homossexuais queria fazer uma vítima por semana

“Tem muita gente com a mão na cabeça”, diz Beto Almeida, sobre devolução do auxílio emergencial

O Governo Federal apertou o cerco e conseguiu, até o momento, recuperar, pelo menos, R$ 4,5 bilhões de quem, em 2020, recebeu indevidamente o auxílio emergencial. Entre as pessoas que embolsaram a grana, de forma irregular, estão beneficiários do INSS, servidores públicos estaduais, federais e municipais ativos e inativos e, também, detentores de renda que era incompatível com os critérios estabelecidos para o pagamento do benefício.

Para muita gente que recebeu o dinheiro indevidamente, que precisa fazer o encontro com o Imposto de Renda, segundo o jornalista Beto Almeida, a dor de cabeça é inevitável.

O assunto ganha destaque no Bate Papo Político, edição desta segunda-feira (31), no Jornal Alerta Geral, que é gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, e transmitido para outras 24 emissoras no Interior e, também, pela Internet.


Pressões crescem e secretários de saúde querem R$ 40 bi do Governo Federal para combate à pandemia

FOTO ILUSTRATIVA
Os secretários estaduais e municipais de saúde aumentam as pressões e cobram do Governo Federal um crédito adicional de R$ 40 bilhões no Orçamento da União para o combate à pandemia da Covid-19.

A preocupação é que, com hospitais lotados e mais pessoas infectadas pelo vírus, os estados e municípios precisam de mais recursos para cobrir as novas despesas.

A mobilização entra no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral, como uma das agendas que marcam a semana nas áreas política e de saúde.


INSS retoma prova de vida a partir desta terça: quem deixar de atualizar cadastro terá benefício suspenso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma, nessa terça-feira, a prova de vida anual que estava suspensa desde o ano passado por causa da crise sanitária. Os aposentados, pensionistas e detentores de auxílios precisam provar que estão vivos para continuar a receber o benefício.

A prova de vida é feita por meio virtual (biometria facial), com acesso aos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, ou nas agências bancárias onde os beneficiários recebem o dinheiro. Em todo o País, são, pelo menos, 11 milhões de beneficiários chamados para a atualização de cadastro. O INSS não forneceu o número de pessoas que, por exemplo, devem fazer a prova de vida no Ceará.

Segundo o INSS, os segurados que deixaram de fazer a comprovação de vida antes de março de 2020 serão os primeiros a ter o benefício bloqueado caso não atualizem os dados cadastrais. Com a retomada da prova de vida em junho, a atualização de dados é exigida para quem faz esse procedimento nos meses de março e abril.

O INSS tem alertado que o órgão não telefona para os segurados pedindo foto da face pelo celular, nem dados dos pessoais, como identidade, CPF, número de benefício para realização da prova de vida.

O alerta foi feito após surgirem denúncias de que criminosos estavam entrando em contato com aposentados e pensionistas com a justificativa de marcar ou agilizar a prova de vida por biometria facial. A ligação, no entanto, era uma tentativa de obtenção de informações pessoais dos segurados para possíveis golpes.

Os beneficiários que tiverem dúvidas sobre a atualização cadastral podem acessar o site gov.br/inss/ para obter mais informações, tutorial e a um vídeo que explicam o passo a passo de como fazer a prova de vida pelo celular. Há, ainda, outro canal de informação: é possível contar com o atendimento pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 horas da manhã às 10 horas da noite.

A CHARGE DO DIÁRIO DO NORDESTE

Restituição do IR 2021 começa a ser paga nesta segunda (31); confira calendário


Receita Federal 
A Receita Federal começa hoje a efetuar o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021. O contribuinte já pode consultar o site da Receita Federal sobre o procedimento. O dinheiro é depositado na conta informada no ato da declaração do IR.

Durante a consulta, também será possível conferir se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, como a malha fina. Dessa forma, caso haja inconsistências, basta enviar uma declaração retificadora, corrigindo as pendências.

"As restituições de declarações que apresentam inconsistência são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão", afirma a Receita, em nota.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 encerra nesta segunda (31). De acordo com a Receita, até às 17h de sexta-feira (28), 28,2 milhões de declarações, 88,2% do total esperado, haviam sido enviadas no País.

Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
COMO CONSULTAR A SITUAÇÃO DA DECLARAÇÃO?

Para consultar a situação da declaração, o contribuinte precisa estar cadastrado no portal do e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, onde também é possível gerar um código de acesso.
Acesse o site da Receita Federal ou baixe o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS;
Clique na aba "Meu Imposto de Renda";
Em seguida, selecione a opção "Consultar Restituição".

No portal é possível verificar o pagamento de cotas mensais ao IR, imprimir Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs), assim como solicitar e alterar o débito automático para o pagamento.

CONFIRA CALENDÁRIO DOS LOTES DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2021

Ministério da Saúde enviará aparelhos de oxigênio para Norte-Nordeste

FOTO ILUSTRATIVA
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que enviará 5,1 mil concentradores de oxigênio para auxiliar as unidades de saúde com pacientes internados com covid-19 no Norte e Nordeste do país. Queiroga encontra-se em Pernambuco, estado que, segundo ele, receberá 148 aparelhos até o dia 10 de junho.
“Estamos visitando a região, pois sabemos que há ameaça de colapso no sistema de saúde, sobretudo em função do insumo oxigênio. O ministério já providenciou para essas regiões 5.100 concentradores de oxigênio. Para Pernambuco, serão 148 concentradores”, disse o ministro.

Falta de oxigênio

Perguntado sobre se há risco de colapso por falta de oxigênio, mesmo após o envio desses concentradores, Queiroga disse que o governo trabalha para que isso não aconteça. “Só que lidamos com a imprevisibilidade biológica porque esse vírus sofre mutação e pode ter variantes que podem ter comportamento biológico diferente, o que leva pressão maior para o sistema de saúde. Mas as autoridades sanitárias estão empenhadas para que não haja falta de oxigênio”, acrescentou.

Queiroga, no entanto, ressaltou que distribuição e logística de oxigênio “é questão complexa”, uma vez que o gás é distribuído não apenas na forma líquida, mas também em cilindros, forma mais comumente adotada nos municípios de menor porte. “Há carência de cilindros [em municípios], mas estamos apoiando as secretarias municipais de saúde para que não haja falta de cilindros”, disse Queiroga ao destacar ser preciso aprimorar a logística, para esse tipo de transporte.

Compra de vacinas

Sobre as ações do governo visando à compra de vacinas, Queiroga disse que a carência de vacina é mundial. “Mas no mês de junho teremos garantidos mais de 40 milhões [de doses de vacinas] a serem distribuídas. Em junho teremos uma marca importante, que é de [atingir um total de] 100 milhões [de doses] distribuídas para o país inteiro”, acrescentou.

“Só com a Pfizer, temos um contrato de 200 milhões de doses de vacinas. Agora, em 1º junho, assinaremos acordo de transferência de tecnologia entre a indústria Astrazênica e a Fiocruz, colocando o Brasil na vanguarda de países que tem capacidade com autonomia de produzir vacinas. Há também negociações com outras farmacêuticas para buscarmos antecipar doses. Agora, é um contexto que não é simples porque é uma emergência em saúde pública internacional”, completou.
Fonte: Agência Brasil

Estudo de São Paulo indica que pandemia pode ser controlada com 75% da população vacinada

CoronaVac (Foto: Agência Brasil)
Um estudo realizado em Serrana (SP) indica que a pandemia pode ser controlada com 75% da população vacinada.

A conclusão foi divulgada pelo Fantástico, da TV Globo, que trouxe dados do estudo feito pelo Instituto Butantan. A cidade do interior paulista, na região metropolitana de Ribeirão Preto, passou por estudo sobre as consequências da vacinação em massa da população.

O chamado projeto S, idealizado pelo Instituto Butantan consiste em analisar o impacto e a eficácia da vacinação na redução de casos do novo coronavírus e no controle da pandemia.

Com 45 mil habitantes, o município teve os moradores divididos em quatro grupos, nomeados pelas cores verde, amarela, cinza e azul. Os grupos foram vacinados isoladamente, com uma semana de diferença.

Segundo as informações da reportagem, o controle da pandemia se deu após três dos quatro grupos serem vacinados. A esta altura, cerca de 75% da população havia recebido as duas doses. Houve registro de 699 casos em março, contra 251 em abril. Já as mortes passaram de 30 para seis no mesmo período.

Atualmente, quase toda a população acima de 18 anos da cidade recebeu as duas doses de CoronaVac. O número de mortes caiu 95% na cidade. Os casos sintomáticos caíram 80%, enquanto as hospitalizações tiveram redução de 86%.

(Folhapress)

DESTAQUE ESPORTIVO > OS GOLS DA RODADA > EM DESTAQUE > ÁS VITÓRIAS DOS TIMES CEARENSES NO BRASILEIRÃO!!!!

31/MAIO!2021 .SEGUNDA-FEIRA

Morre aos 78 anos o cantor B. J. Thomas

O cantor B. J. Thomas, que fez grande sucesso nos anos 70 com músicas como “Raindrops Keep Fallin’ on My Head” e “Rock and Roll Lullaby”, morreu na noite deste sábado (29), aos 78 anos, após complicações decorrentes de um câncer de pulmão. As redes sociais do músico confirmaram a notícia: “É com profunda tristeza que confirmamos a morte de BJ Thomas”. Thomas havia revelado recentemente ter recebido um diagnóstico de câncer de pulmão em estágio quatro, e estava recebendo tratamento em uma unidade de saúde do Texas. Em comunicado, publicado em seu Facebook no dia 24 de março, ele agradeceu a força dada por sua família e amigos e citou sua carreira. “Fui abençoado por ter tido a oportunidade de gravar e tocar belas músicas no pop, country e música gospel, e compartilhar essas maravilhosas canções e memórias ao redor do mundo com milhões de vocês. Peço suas orações durante este tempo e que minha música possa viver com vocês”.

DESTAQUE > PREFEITURA DE FORTALEZA > Polo de Artesanato da avenida Beira-Mar terá o funcionamento liberado a partir de amanhã (31/5) com 50% da capacidade

Bom dia, pessoal! Passando aqui para informar que o Polo de Artesanato da avenida Beira-Mar terá o funcionamento liberado a partir de amanhã (31/5) com 50% da capacidade. Os 662 permissionários trabalharão em dias alternados. A cada dia, serão 331.🙌🏽 A Secretaria Regional 2 já vinha mantendo diálogo com os trabalhadores, que estão cientes sobre o revezamento do uso do espaço. As atividades funcionarão com controle de quantidade de pessoas, monitoramento de temperatura, fiscalização de uso de máscara. Além disso, será disponibilizado álcool em gel.😷🧴 PREFEITO DE fORTALEZA > José Sarto

DESTAQUE > SARTO, 150 DIAS DE TRABALHO POR FORTALEZA!!!!!

30/05/2021 . DOMINGO

Manchester City e Chelsea se enfrentam pela final da Liga dos Campeões.



ESTÁDIO DO DRAGÃO, PORTO (PORTUGAL)

Com duas conquistas na temporada, a equipe comandada por Guardiola, que passou por Borussia Mönchengladbach, Borussia Dortmund e PSG, busca o inédito título continental. Com Thomas Tuchel, os Blues, que no mata-mata superaram Atlético de Madrid, Porto e Real Madrid, sonham com o bicampeonato
CITY X CHELSEA 
16 HORAS ( HORÁRIO DE BRASÍLIA)
TNT, Estádio TNT Sports e HBO Max

O Manchester City chega à final em um momento especial, após a conquista do Campeonato Inglês (a terceira sob o comando do técnico Pep Guardiola). E não dá para falar do momento excepcional vivido pela equipe de Manchester sem considerar a influência do técnico espanhol.

Vencedor da Liga dos Campeões como treinador em duas oportunidades (ambas comandando o Barcelona), Guardiola faz história ao conduzir o Manchester City pela primeira oportunidade a uma decisão da principal competição de clubes do Velho Continente.

Para tentar levar o City à conquista continental o treinador espanhol aposta demais no controle do jogo através da posse de bola. Na sua equipe, que privilegia a coletividade ao invés das individualidades, o destaque é o belga Kevin de Bruyne (que, durante a temporada, já foi escalado em inúmeras posições do meio-campo e do ataque).

Em busca do bicampeonato

Se o City busca levantar o troféu da Liga dos Campeões pela primeira vez, o Chelsea quer o bicampeonato. A equipe de Londres conquistou a competição continental pela primeira vez na temporada 2011/2012, em final contra o Bayern de Munique (Alemanha).

Assim como o City conta com a estrela do técnico espanhol Pep Guardiola, o Chelsea tem em seu comando um dos treinadores mais promissores da atualidade, Thomas Tuchel. O alemão, que iniciou sua carreira em seu país (onde comandou o Mainz 05 e o Borussia Dortmund), dirige o time de Londres após uma passagem vitoriosa no PSG (França), onde conquistou por duas vezes o Campeonato Francês e a Supercopa da França, além de uma Copa da França e uma Copa da Liga Francesa.


Mas o ponto alto da passagem de Tuchel pela equipe de Paris foi a classificação, na última temporada, para a final da Liga dos Campeões, na qual o PSG foi derrotado pelo Bayern de Munique.

Agora no Chelsea, o treinador alemão arma sua equipe de forma a priorizar a solidez defensiva. Já o ataque é baseado nas transições rápidas. E neste esquema o francês Kanté cumpre um papel fundamental, organizando a equipe.


SÉRIE "B" DO BRASILEIRO > VASCO PERDE DENTRO DE CASA PRO OPERÁRIO > ESTRÉIA ASSOMBROSA ...


O Vasco perdeu por 2 a 0 para o Operário-PR em sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. Leandrinho e Ricardo Bueno fizeram os gols do time visitante no jogo disputado em São Januário.

FALA, LÉO MATOS


- No Estadual, tivemos situações parecidas como essa, entrar sem intensidade nos jogos. Se a gente não igualar na força, não vai ganhar. Uma equipe muito bem preparada veio aqui, deu um nó, e a gente não conseguiu se livrar. Foi um dia infeliz que a gente não conseguiu fazer nada do que ele (Marcelo Cabo) pede - disse o lateral do Vasco.


Jogos de futebol hoje, sábado, 29 de maio; onde assistir ao vivo e horário

 29/05/2021 > SÁBADO

Série A


Série B

    • 11h00 - Vasco x Operário - SporTV e Premiere
    • 16h00 - CRB x Remo - SporTV e Premiere
    • 16h30 - Confiança x Cruzeiro - Premiere
    • 18h15 - Coritiba x Avaí - SporTV e Premiere


Série C

    • 17h00 - Botafogo-PB x Ferroviário - Band e DAZN
    • 19h00 - Tombense x Paysandu - DAZN


Liga dos Campeões

Campeonato Inglês da Segunda Divisão

  • 11h00 - Brentford x Swansea - ESPN APP

Vietnã detecta nova variante da Covid-19 que é híbrida entre indiana e britânica

Autoridades do Vietnã detectaram uma nova variante do novo coronavírus (Sars-CoV-2) que é uma combinação das variantes indianas e britânicas e se espalha rapidamente por via aérea, disse o ministro da saúde neste sábado (29).

Depois de conter o vírus com sucesso durante a maior parte do ano passado, o Vietnã está lutando contra um aumento nas infecções desde o final de abril, que é responsável por mais da metade do total de 6.713 casos registrados. Até agora, houve 47 mortes.

"O Vietnã descobriu uma nova variante da Covid-19 combinando características das duas variantes existentes encontradas pela primeira vez na Índia e no Reino Unido ", disse o ministro da Saúde, Nguyen Thanh Long, em um comunicado. "A nova variante é muito perigosa", garantiu.

O país do sudeste asiático havia detectado anteriormente sete variantes do vírus: B.1.222, B.1.619, D614G, B.1.1.7 (conhecida como a variante do Reino Unido), B.1.351, A.23.1 e B.1.617.2 (a variante indiana).

"A nova [cepa] é uma variante indiana com mutações que originalmente pertencem à variante do Reino Unido", disse Long, acrescentando que as autoridades em breve anunciariam o nome e as características detalhadas da variante recém-descoberta.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...