Política Lula escolhe procurador federal como novo presidente do INSS, 01/05, Quinta-Feira, 06h59
O procurador federal Gilberto Waller Júnior será o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informou nesta noite o Palácio do Planalto. Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nomeação foi assinada pela ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior.



O ato será publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União. Tradicionalmente, a nomeação do presidente do INSS cabe ao ministro da Previdência Social.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Waller Júnior tem pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Ele entrou no INSS como procurador em 1998, tendo ocupado os cargos de corregedor-geral de 2001 a 2004 e subprocurador-geral de 2007 a 2008.
Waller também trabalhou na Controladoria-Geral da União (CGU), onde ocupou o cargo de ouvidor-geral da União de 2016 a 2023. Atualmente, ele é corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).
O procurador federal assumirá o posto de Alessandro Stefanutto, demitido do cargo após a Operação Sem Desconto da Polícia Federal revelar a existência de um esquema de fraudes no órgão entre 2019 e 2024, que descontou indevidamente contribuições de aposentados e pensionistas a entidades e organizações sociais.
No mesmo dia da operação, a Justiça Federal determinou o afastamento de Stefanutto, por omissão diante de denúncias de fraudes nos repasses às entidades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a exoneração de Stefanutto na mesma noite.
Desde a última quinta-feira (24), a diretora de Orçamento, Finanças e Logística do INSS, Débora Aparecida Floriano, ocupava a presidência interina da autarquia. Além de Stefanutto, a Justiça determinou o afastamento de cinco servidores do órgão, posteriormente demitidos.
Na terça-feira (29), o juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 15ª Vara Federal Criminal de Brasília, autorizou a quebra de sigilo telemático de Stefanutto. Segundo o magistrado, o fim do sigilo permite o aprofundamento das investigações do esquema de descontos em aposentadorias e pensões.
(*) Com Agência Brasil
Saúde Brasil deve chegar a 635,7 mil médicos em 2025; mulheres são maioria
Até o fim de 2025, o Brasil deve registrar 635.706 médicos em atividade – uma média de 2,98 profissionais por mil habitantes. O número permanece abaixo do recomendado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que são 3,7 profissionais por mil habitantes.



Dados do estudo Demografia Médica 2025, lançado nesta quarta-feira (30), mostram ainda que, pela primeira vez na história, as mulheres passarão a representar a maioria dos médicos atuantes no país, somando 50,9% do total de profissionais em atividade em solo brasileiro.
A projeção para 2035 é que o montante de médicos atuando no Brasil supere a marca de 1 milhão e chegue a 1.152.230 – uma média de 5,2 profissionais por mil habitantes. Além disso, a expectativa é que, em dez anos, as mulheres respondam por 55,7% desse do total de médicos em atividade no país.
O levantamento é conduzido há 15 anos pelo departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB). A edição de 2025 é a primeira realizada com o apoio do Ministério da Saúde.
A pesquisa reúne dados nacionais e internacionais sobre formação, distribuição e atuação de médicos, com projeções para os próximos anos. Os dados utilizados têm como base registros da Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, e de sociedades de especialidades vinculadas à AMB.
Desigualdades
De acordo com o estudo, as desigualdades na distribuição de médicos pelo país persistem. O levantamento mostra que 48 cidades com mais de 500 mil habitantes concentram 31% da população brasileira e 58% dos médicos em atividade em todo o território nacional.
Ao mesmo tempo, 4.895 cidades com menos de 50 mil habitantes e que também concentram 31% da população brasileira contam com apenas 8% destes profissionais.
Além disso, 19 macrorregiões em saúde distribuídas pelo território nacional contam com menos de um médicos por mil habitantes, enquanto outras 15 macrorregiões registram uma média de mais de 4 médicos por mil habitantes.
Em 2035, a projeção é que o Distrito Federal, por exemplo, contabilize 11,83 médicos por mil habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 8,11 médicos por mil habitantes, e por São Paulo, com 7,17 médicos por mil habitantes.
No mesmo prazo de dez anos, o Maranhão deve registrar uma média de apenas 2,43 médicos por mil habitantes, seguido pelo Pará, com 2,56 médicos por mil habitantes, e pelo Amapá, com 2,76 médicos por mil habitantes.
Expansão da graduação
Os dados mostram que, entre 2004 e 2013, 92 novos cursos de medicina foram registrados no país, com 7.692 novas vagas. Já o período de 2014 a 2024 contabilizou 225 novos cursos de medicina em todo o Brasil, com 27.921 novas vagas.
Também foram registradas novas vagas em cursos de medicina já existentes – 697 no período de 2004 a 2013 e 11.110 entre 2014 e 2024.
Residência médica
A pesquisa indica que as vagas de residência médica não acompanham a graduação – em 2024, cerca de 8% dos médicos do país cursavam algum programa de residência médica em 2024.
Os dados mostram que 51,5% dos médicos aguardam até um ano após a graduação para ingressar na residência médica; 22,1% até dois anos; 12,5% até três anos; 9,2% até cinco anos; e 4,7% mais de cinco anos.
Médico generalistas
Do total de 597 mil médicos em atividade no Brasil em 2024, 59,1% ou 353.287 eram especialistas, enquanto 40,9% ou 244.142 eram generalistas.
Os homens são maioria em 35 das 55 especialidades médicas, sobretudo em urologia (96,5%) e ortopedia e traumatologia (92%). As especialidades com maior presença feminina são dermatologia (80,6%) e pediatria (76,8%).
Entre os médicos especialistas, 50,6% se concentram em sete áreas: clínica médica (12,4%), pediatria (10%), cirurgia geral (7,8%), ginecologia e obstetrícia (7,4%), anestesiologia (4,7%), cardiologia (4,3%) e ortopedia e traumatologia (4%).
Distrito Federal e São Paulo respondem pelas maiores razões de especialistas por 100 mil habitantes (453 e 244, especificamente), enquanto Maranhão e Pará respondem pelas menores taxas no país (68 e 70, respectivamente).
(*) Com Correio Braziliense
Haddad garante ressarcimento para ás vítimas das fraudes do INSS
SEM ENTRAR EM DETALHES
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (30) que a orientação do Governo é de “evidentemente” reparar o dano a pessoas que foram vítimas de descontos indevidos no INSS ressarcindo valores. No entanto, ele não informou como isso será feito.
“Nós vamos encontrar o caminho para isso, porque essas pessoas foram lesadas. Nós vamos encontrar o caminho de reparação”, disse Haddad à imprensa após tratar do assunto com o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, nessa terça-feira (29).
“Estamos aguardando a CGU e a AGU nos envolverem em uma etapa subsequente para tratar desse assunto. Essa questão ainda está no âmbito da CGU. Tem as reclamações que foram feitas ao longo desse período, que foram formalizadas. Mas há um conjunto de aposentados que não formalizaram a queixa, mas que teriam o direito se demonstrar que o débito foi feito indevidamente”, afirmou o ministro.
APOSENTADOS DESCONHECEM ENTIDADES
Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que a maioria dos aposentados e pensionistas do INSS entrevistados desconhecia os descontos de mensalidades associativas aplicados em seus benefícios.
Os dados fazem parte da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal na semana passada para investigar irregularidades em descontos de benefícios que gerou um prejuízo de mais de R$ 6 bilhões.
(Foto: Kelly Fersan)
Plantão registrou na parte da manhã a morte de um trabalhador por choque elétrico
O nome do rapaz era Antonio Filho, trabalhava em um prédio ao lado da Academia R2, na Eduardo Gurgel Valente, quando teve contato com um fio de alta tensão, foi atendido pelo SAMU, mas, infelizmente veio a óbito. Três professores do anexo do CDI tentaram reanimá-lo, antes do SAMU chegar, mas, ele veio a óbito.
SEGURANÇA Empresário é morto na Washington Soares ////Era proprietário de rádio no Ceará e foi assassinado no dia do seu aniversário///Atualização 13h17
ATINGIDO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO
Um empresário no ramo de comunicação e iluminação pública foi assassinado na Avenida Washington Soares, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (30), dia do seu aniversário.
Vinícius Cunha Batista, de 47 anos, era natural de Ibicuitinga, morava em Limoeiro do Norte e estava na capital quando foi morto a tiros.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que equipes da Polícia Militar, da Perícia Forense e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil foram acionadas e realizaram diligências no local.
“O DHPP está a cargo dos trabalhos investigativos com o objetivo de elucidar os fatos acerca do caso, bem como identificar e capturar os suspeitos de envolvimento com o crime”, finalizou.
A vítima era proprietária da Rádio Uirapuru Jaguaribana, com unidades em Morada Nova e Limoeiro do Norte; da Provale, empresa de iluminação pública; Serven Tech e MAVI distribuidora. Ele deixa esposa e duas filhas.
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Plantão Homem sofre choque elétrico em contato com fio de alta tensão, agora a pouco!!!!O SAMU foi atender, aguardamos mais informações ////Atualização, 11h20
Esse prédio fica localizado vizinho á academia R2 no centro de Acopiara. Não temos ainda a identificação do trabalhador, e seu estado de saúde. Aguardamos mais informações.
Indenizações por desconto indevido na fraude do INSS chegam a R$ 10 mil; veja como acionar a Justiça, QUARTA-FEIRA, 10h32
Enquanto são revelados os detalhes sobre a investigação que apura fraudes no INSS, nas quais aposentados e pensionistas tinham descontos não autorizados em seus pagamentos, quem foi vítima pode procurar a Justiça para buscar as devidas indenizações. O reconhecimento de danos morais já levou uma associação previdenciária a ser condenada ao pagamento de R$ 10 mil, além da devolução dos valores cobrados de forma irregular.
Na semana passada, uma operação da Polícia Federal com a Controladoria-Geral da União (CGU) levou à demissão do chefe do órgão, Alessandro Stefanutto. Nesta terça-feira, o órgão suspendeu todos os acordos com associações que recebem valores nesses descontos, algumas delas investigadas no caso. O despacho do INSS foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
As decisões judiciais nos casos de descontos indevidos têm sido favoráveis aos aposentados e pensionistas. Os alvos dessas ações são, principalmente, associações previdenciárias que realizam cobranças sem autorização dos beneficiários, muitas vezes se valendo da vulnerabilidade de pessoas idosas para manter descontos automáticos por anos.
Assim como a investigação em curso apurou, a Justiça reconheceu, em vários casos analisados pelos tribunais nos últimos anos, que a maioria dos aposentados nunca autorizou os descontos em seus benefícios para essas entidades. Há inclusive vítimas que tiveram os pagamentos mantidos mesmo após o pedido formal de cancelamento.
"O aposentado pode recorrer ao poder judiciário, ajuizando uma ação visando a devolução de valores, somado a um pedido de indenização por desconto indevido, já que se trata de verba alimentar", orienta o advogado Renato Soares, especialista em Direito Previdenciário. Segundo ele, "o importante é não desistir, qualquer desconto indevido é ilegal e passível de reparação", reforça.
(*) Por DN
Operação interestadual captura pelo menos nove suspeitos de tráfico e lavagem de dinheiro no Ceará
Uma operação interestadual deflagrada nas primeiras horas desta quarta-feira (30) capturou pelo menos nome pessoas no Ceará. Os suspeitos são integrantes de um grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
As informações foram divulgadas pela Polícia Civil do Ceará, que informou que a ação contou com apoio do Ministério da Justiça (MJ).
Durante a ofensiva em Fortaleza, armas, drogas e veículos foram apreendidos, e contas bancárias foram bloqueadas pelos investigadores.
Além do Ceará, a operação é realizada de forma simultânea nos estados do Amazonas, Bahia, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
Detalhes da operação devem ser divulgados pela polícia cearense em coletiva de imprensa marcada para as 11h, em Fortaleza.
(*) Com DN
Assinar:
Postagens (Atom)