Ao lado de Lula, Celina Leão participa de lançamento da campanha nacional de vacinação contra a covid-19



Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), participou ontem ao lado do presidente Lula e da
primeira-dama Janja Lula da Silva do lançamento da campanha nacional de vacinação contra a covid-19. Integrante do grupo que apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro, Celina estava sorridente no evento e foi tratada com cortesia pelo governo Lula. Mas a militância não perdoa. Quando o nome de Celina foi anunciado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, houve um foco de vaias. Mas Celina não se constrangeu. Manteve o sorriso e agiu como se não fosse com ela. Aos poucos, a governadora vai se entrosando.

Vacina é gesto de responsabilidade
Do presidente Lula: “Você pode não gostar do presidente, mas deve gostar e cuidar da sua família. Por isso, vacinem. É um gesto de responsabilidade”.

A volta da ciência
A senadora Leila Barros (PDT-DF) considerou ontem a imagem do presidente Lula tomando vacina, aplicada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, um momento histórico no país: “A cena marca o recomeço das grandes campanhas de imunização no Brasil e representa a esperança de que os brasileiros voltarão a acreditar na ciência”.

Na onda do Zé Gotinha
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) entrou na campanha do Zé Gotinha e criou um avatar vacinado contra covid-19. Apoio para ampliar o número de imunizados no país.

GOVERNO Ministro das Comunicações usou voo da FAB e diárias para ir a leilão de cavalos Ministro das Comunicações aproveita agenda oficial para participar de eventos relacionados ao milionário comércio de equinos


O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e recebeu quatro diárias e meia no mesmo fim de semana em que participou de leilões de cavalos de raça, que chegaram a custar mais de R$ 1 milhão. Ele ficou em São Paulo entre 26 e 30 de janeiro, mas solicitou a viagem com status de urgência para o cumprimento de compromissos oficiais. Entretanto, segundo a própria agenda de Juscelino, os eventos totalizaram apenas duas horas e meia. A notícia foi adiantada pelo O Estado de S.Paulo e confirmada pelo Correio.

Em 26 de janeiro, após cumprir agendas no Ministério das Comunicações de manhã, Juscelino foi para São Paulo às 16h35, como consta no site da FAB. Chegou à capital paulista às 18h e, lá, participou de uma reunião na operadora de telecomunicações Claro Brasil. Na agenda oficial, consta que a visita foi realizada entre 18h e 19h.

No dia seguinte, ele realizou uma visita ao Escritório Regional da Telebrás em São Paulo, das 10h30 às 11h, e à sede da Anatel, entre 11h e 12h — também segundo a agenda oficial do ministro, confirmada pelo Correio por meio do portal e-agenda, do governo federal.

Após o término dos compromissos, Juscelino passou o fim de semana participando de leilões de cavalos equinos e só retornou na segunda-feira. Mesmo sem agenda no sábado e no domingo, recebeu quatro diárias e meia, de 26 a 30 de janeiro, quando aterrissou em Brasília às 12h25. Ao todo, o ministro recebeu mais R$ 3.006,68, fora os custos de operação do voo da FAB.

WhatsApp lança função de criação rápida de figurinhas a partir de imagens; saiba quem pode usar



O WhatsApp lançou uma nova ferramenta, para usuário da versão iOS 16, que permite a criação rápida de figurinhas personalizadas a partir das próprias imagens. A novidade exclui a necessidade de aplicativos de terceiros para confeccionar os stickers.

Em janeiro, a plataforma de troca de mensagens passou a possibilitar que users arrastassem e soltassem imagens, vídeos e documentos de outros apps nas conversas. Mas, na nova atualização, a função também passou a ser usada para a criação de figurinhas a partir de fotos arrastadas para o mensageiro. As informações são do portal especializado em tecnologia WABetaInfo.

Testes realizados pelo site indicam que o WhatsApp permite trazer uma imagem para um diálogo e, em seguida, recortar somente o elemento desejado. Depois, basta enviar o recorte no chat para que o próprio aplicativo o converta automaticamente em uma figurinha e a adicione à coleção pessoal.

A nova função já está disponível para todos os usuários da última versão da plataforma de troca de mensagens para o iOS 16 (23.3.77), disponível na App Store. Os interessados em utilizar o recurso precisam atualizar o app.

INFORMATIVO ÓPTICA DIAMANTE <> AMANHÃ DIA 1º DE MARÇO <> QUARTA-FEIRA <> TEREMOS ATENDIMENTO COM NOSSO OFTALMOLOGISTA ...




 

CID FAZ TROCADILHO COM CONOTAÇÃO SEXUAL E CAUSA CONSTRANGIMENTO EM INAUGURAÇÃO DE CENTRO EDUCATIVO

O senador Cid Gomes (PDT) causou constrangimento durante discurso na inauguração do Centro de Educação Infantil Teresinha Marinho, na noite desse domingo (26), em Sobral. O parlamentar usou a palavra “bloquete” – popularmente conhecido como calçamento – para comentar sobre a pavimentação na cidade. A matéria foi destaque na revista Veja.


➡️ Para mais informações, acesse cn7.com.br! 📱

O VICE-PREFEITO DE FORTALEZA ÉLCIO BATISTA SE FILIA A PSDB



O vice-prefeito de Fortaleza Élcio Batista se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) nesta segunda-feira (27). Segundo Élcio, a filiação veio a convite do ex-senador Tasso Jereissati, presidente estadual do partido.
“A convite do Senador Tasso Jereissati, estou oficialmente filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB. Este partido faz parte da história da democracia brasileira e da modernização do Ceará no país”, publicou nas redes sociais.

A filiação acontece um dia após Élcio anunciar a saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que atuava como secretário geral.

O vice-prefeito esteve reunido com Tasso na sede do partido em Fortaleza, onde assinou a ficha de filiação na tarde desta segunda-feira (27). O político ressaltou a trajetória de Tasso e disse que irá continuar o trabalho desenvolvido.

“Sob a liderança de Tasso Jereissati, nosso Estado tornou-se uma referência na construção de políticas públicas inovadoras, tanto na economia quanto no social. Minha admiração pela trajetória do Senador Tasso Jereissati fortalece meu compromisso em contribuir para formar, atrair e reter lideranças imbuídas de espírito público, comprometidas com a liberdade e engajadas na redução de desigualdades. Quero contribuir estadual e nacionalmente para a construção de um projeto que represente os anseios do nosso povo, que gere esperança e mobilize o setor privado, a sociedade civil organizada e o setor público em direção ao futuro”, escreveu na publicação.

Tasso também se manifestou em publicação nas redes sociais. “Com certeza, sua experiência administrativa, preparo intelectual, dinamismo, compromisso com o diálogo e espírito público, serão importantes para o processo de fortalecimento do Partido no Ceará”, escreveu sobre Élcio.

(Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Inscrições para primeira seleção do Prouni 2023 começam nesta terça



As inscrições para a primeira seleção do Programa Universidade Para Todos (Prouni) começam nesta terça-feira (28) e seguem até sexta (3). Serão disponibilizadas, ao todo, 288.112 bolsas, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais (50% do valor da mensalidade do curso).

A previsão é de que o resultado da primeira chamada seja divulgado no dia 7 de março. Para participar, é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média e nota acima de zero na redação, além de não ter participado como treineiro.

Outra exigência é que o candidato não tenha diploma de curso superior. Para obter a bolsa integral, é obrigatório comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo ou de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial.

Confira o cronograma completo da primeira edição do Prouni 2023 a seguir:

- Inscrição: de 28 de fevereiro a 3 de março

- Resultado da 1ª chamada: 7 de março

- Comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 1ª chamada: de 7 a 16 de março

- Resultado da 2ª chamada: 21 de março

- Comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 2ª chamada: de 21 a 30 de março

- Lista de espera (prazo para manifestar interesse): 5 e 6 de abril

- Resultado: 10 de abril

- Comprovação das informações da inscrição para os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera: de 10 a 19 de abril

Edição: Graça Adjuto

Empresas têm até hoje para enviar comprovantes de rendimentos



As empresas e instituições financeiras têm até esta terça-feira (28) para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado. Os informes são usados para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2023, cujo prazo de entrega está previsto para começar em 15 de março.

Os dados não precisam ser enviados pelos Correios. As empresas e as instituições financeiras podem mandar os comprovantes por e-mail, divulgar links para serem baixados na internet ou fazer a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis. No caso dos servidores públicos federais, o informe de rendimentos pode ser obtido no site https://sougov.economia.gov.br/sougov/ ou no aplicativo SouGov.br.

Os documentos servem para a Receita Federal cruzar informações e verificar se o contribuinte preencheu dados errados ou sonegou imposto. Os comprovantes fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos trabalhadores no ano anterior, assim como detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser informados, caso existam.

Comprovantes na internet

Os aposentados e os pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pegar os comprovantes na internet. O documento está disponível na página Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome disponível para os sistemas Android e iOS. O segurado deve digitar a mesma senha para consultar os demais extratos. Caso não tenha senha, basta seguir os passos informados pelo site.

Planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer os comprovantes, cujos dados serão usados para o contribuinte deduzir os valores cobrados no Imposto de Renda. Os bancos e corretoras devem informar os valores de todas as contas correntes e de todos os investimentos. Caso o contribuinte tenha conta em mais de uma instituição, deve obter os comprovantes de todas elas.

Novo prazo

Tradicionalmente, o prazo de entrega começava no primeiro dia útil de março e ia até o último dia útil de abril. A partir deste ano, porém, a declaração poderá ser enviada de 15 de março a 31 de maio. Segundo a Receita, a mudança foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.

Segundo a Receita Federal, como a maioria das informações oferecidas na declaração pré-preenchida só chega à Receita Federal no fim de fevereiro, o Fisco precisa de um prazo para consolidar os dados. Por causa disso, o formulário pré-preenchido, que proporciona mais comodidade e diminui a chance de erros pelo contribuinte, só é fornecido na metade de março.

(*) Agência Brasil

NO PRIMEIRO DIA DE VACINAÇÃO BIVALENTE CONTRA COVID-19, SARTO CELEBRA AVANÇO DA IMUNIZAÇÃO NA CAPITAL

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, ontem segunda-feira (27/02), a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. Para marcar o começo deste novo ciclo vacinal, o prefeito José Sarto e o governador Elmano de Freitas acompanharam a aplicação de imunizantes no posto de saúde César Cals de Oliveira Filho, no bairro Pici. Na ocasião, o prefeito e médico obstetra José Sarto também aplicou as doses vacinais na aposentada Raimunda Gomes, de 74 anos, e no pintor Raimundo Bezerra, de 72 anos. Sarto salientou que, para receber a nova dose que protege contra o coronavírus original e contra a variante Ômicron, é necessário já ter completado o esquema vacinal de pelo menos duas doses. “Quem não terminou o seu ciclo vacinal monovalente, precisa completá-lo para tomar esta nova dose. Lembrando que nós continuamos aplicando a vacina monovalente e, aqui em Fortaleza, já foram aplicadas mais de sete milhões de doses, somos uma das cidades que mais se destacam pela celeridade e eficiência na aplicação de imunizantes”, defendeu o prefeito. Sarto também destacou o trabalho da rede municipal de saúde e de seus profissionais, lembrando que o novo imunizante estará disponível em todas as unidades básicas de saúde. “Contamos com uma rede de 117 unidades de saúde e, com este lote de imunizantes enviado a Fortaleza, todas elas receberam novas doses. Nesta primeira etapa, nós recebemos 26.800 doses e ela vai alcançar os imunossuprimidos e as pessoas com mais de 70 anos”, informou. Elmano de Freitas celebrou o trabalho conjunto das esferas federal, estadual e municipal na campanha pela vacinação. O governador também celebrou o apoio da população nesta nova etapa da luta contra o coronavírus. “Estamos muito animados com a receptividade da população. Lembrando que este é um movimento nacional pela vacinação e temos que estar juntos, Prefeitura; Governo do Estado e Governo Federal, em prol da sociedade e facilitando a sua mobilização.Todos os municípios do Ceará receberam doses e fico muito feliz com o envolvimento e esforço feito pela Prefeitura de Fortaleza, disponibilizando doses em todos os postos para que possamos chegar mais próximos dos cidadãos e cidadãs”. (*) PROGRAMA DO RUBÃO

Resultado do Sisu com lista de aprovado é divulgado; Ceará tem mais de 11 mil vagas


Foram divulgados, nesta terça-feira (28), os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referentes ao 1º semestre de 2023. No Ceará, 11.333 vagas estão disponíveis em universidades públicas para o Sisu.

O resultado pode ser conferido na página do participante, no site do Ministério da Educação (MEC).

O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas.

Veja o que fazer a seguir:

✅ Foi aprovado? Verifique quais são os documentos exigidos para a matrícula na instituição de ensino em que você estudará (há universidades que aceitam o envio dos dados por meio digital; outras, apenas presencialmente). O prazo é de 2 a 8 de março.

Vagas no Ceará

O Ceará tem 11.333 vagas disponíveis para o Sisu 2023 em instituições de ensino superior. Só na Universidade Federal do Ceará (UFC) estão sendo ofertadas 6.308 vagas em 111 cursos.

Com retorno de impostos federais, preço médio da gasolina pode chegar a R$ 6,39 no Ceará O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta terça-feira (28) com ministros do governo e o presidente da Petrobras para debater a reoneração dos combustíveis.



O retorno da cobrança dos impostos federais sobre a gasolina e o álcool deve acontecer a partir desta quarta-feira (1º) e deve impactar o preço desses combustíveis ao consumidor final. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta terça-feira (28) com ministros do governo e o presidente da Petrobras para debater a reoneração dos combustíveis.

Segundo cálculos da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o aumento esperado nos postos é de R$ 0,68 por litro no caso da gasolina; e R$ 0,24 por litro no caso do álcool. Se o aumento for repassado ao consumidor final, o preço médio da gasolina no Ceará, atualmente a mais cara do país, deve chegar a R$ 6,39.

Participam do encontro o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

O governo Lula prorrogou somente até 28 de fevereiro a desoneração (redução a zero) dos impostos federais que incidem sobre a gasolina, o álcool, querosene de aviação e gás natural veicular. Até o momento, o governo não sinalizou nova prorrogação.

A decisão passa por um acordo entre a ala econômica do governo, representada principalmente pelo ministro Fernando Haddad, e um grupo que tem a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, como principal representante, e que é contra retomar a tributação dos combustíveis.

Parte desse aumento, contudo, pode ser compensada caso a Petrobras reduza o preço dos combustíveis nas suas refinarias. Dados da Abicom mostram que a Petrobras tem vendido a gasolina em suas refinarias com um preço 8% maior em relação aos preços praticados no mercado internacional.

Consulta sobre “dinheiro esquecido” em bancos começa nesta terça-feira (28)


A partir desta terça-feira (28), o Banco Central reabre a plataforma do Sistema de Valores a Receber (SVR) para consulta sobre eventual “dinheiro esquecido” que os brasileiros possam ter. Para a consulta, basta acessar este link.

Por enquanto, o sistema informará apenas se há ou não algum valor a receber. De acordo com anúncio do Banco Central feito na segunda-feira (27), as informações sobre a quantia e sobre os próximos passos serão liberadas em 7 de março, a partir das 10h.

Segundo o BC, o Sistema de Valores a Receber (SVR) trará “novidades importantes como impressão de telas, sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida”.

Atualmente, estão disponíveis cerca de R$ 6 bilhões para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs. O montante é referente a:Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
Tarifas cobradas indevidamente;
Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas;
Contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;
Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível;
Outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

O Sistema Valores a Receber teve início em fevereiro de 2022, quando usuários puderam conferir pela primeira vez se tinham alguma quantia esquecida em contas antigas de bancos, por exemplo.

Primeiro, o usuário entra no link disponibilizado pelo BC e lá insere seu CPF ou CNPJ. O sistema indicará se ele possui esse saldo ou não. Em casos positivos, a ferramenta não aponta imediatamente qual a quantia, cabendo a uma próxima etapa onde a pessoa se informa sobre o montante e, posteriormente, solicita a transferência para uma conta ativa.

Durante a vigência da plataforma no ano passado o BC definiu um cronograma das etapas, incluindo datas de repescagem para aqueles que perderam os dias de consultar o valor a receber e de sacar o dinheiro.

A primeira etapa do Sistema Valores a Receber foi encerrada em maio de 2022, após o Banco Central dizer que faria melhorias na ferramenta.

*Com informações de Fabrício Julião, da CNN.

Terça-feira da 1ª semana da Quaresma

28/02/2023, TERÇA-FEIRA
Evangelho (Mt 6,7-15): «E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

»Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas».

«E, orando, não useis de vãs repetições, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário»

Rev. D. Joaquim FAINÉ i Miralpech(Tarragona, Espanha)
Hoje, Jesus –que é o Filho de Deus- me ensina a me comportar como um filho de Deus. O primeiro ponto é a confiança quando falo com Ele. Mas o Senhor adverte: «Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras» (Mt 6,7). Porque os filhos, quando falam com os pais, não usam raciocínios complicados, nem muitas palavras, mas com simplicidade pedem tudo aquilo que precisam. Sempre tenho a confiança de ser ouvido porque Deus –que é Pai- me ama e escuta. De fato, orar não é informar a Deus, mas pedir-lhe tudo o que preciso, já que «vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes» (Mt 6,8). Não seria um bom cristão se não oro, como não pode ser bom filho quem não fala habitualmente com seus pais.

O Pai Nosso é a oração que Jesus mesmo nos ensinou, e é um resumo da vida cristã. Cada vez que rezo ao Pai, nosso, deixo-me levar de sua mão e lhe peço aquilo que preciso cada dia para ser melhor filho de Deus. Preciso, não somente o pão material, mas —sobretudo— o Pão do Céu. «Peçamos que nunca nos falte o Pão da Eucaristia» Também aprender a perdoar e a ser perdoados: «Para poder receber o perdão que Deus nos oferece, dirijamo-nos ao Pai que nos ama», dizem as formulas introdutórias ao Pai Nosso da Missa.

Durante a Quaresma, a Igreja me pede para aprofundar na oração. «A oração é conversar com Deus, é o bem maior, porque constitui (...) uma união como Ele» (São João Crisóstomo). Senhor, preciso aprender a rezar e obter conseqüências concretas na minha vida. Sobretudo, para viver a virtude da caridade: a oração me da força para viver cada dia melhor. Por isso, peço diariamente que me ajude a desculpar tanto as pequenas chatices dos outros, como perdoar as palavras e atitudes ofensivas e, sobretudo, a não ter rancores, e assim poder dizer-lhe sinceramente que perdôo de todo coração a quem me tem ofendido. Conseguirei, porque em todo momento me ajudará a Mãe de Deus.

(*) Evngeli.Net

INFORMAÇÕES SOBRE O VELÓRIO DO NOSSO AMIGO FRANCISCO DE ASSIS " CHICO DA NENZINHA"

O corpo do conterrâneo acopiarense, Chico da Nenzinha saiu de Fortaleza agora a pouco com destino á Terra do Lavrador, o féretro estava na Santa Casa foi liberado encontrá-se na Funerária Padre Cícero passando por procedimentos e deverá chegar em Acopiara por volta de 1 hora da manhã. Seu corpo vai ser velado na Funerária Padre Cícero a partir das 7 da manhã.


NOTA DE FALECIMENTO <> ACABA DE FALECER EM FORTALEZA MAIS UM GRANDE AMIGO CIDADÃO DESTA TERRA " CHICO DA NENZINHA" !!!!1

 

Infelizmente comunico o falecimento do nosso amigo "Chico da Nenzinha", como era conhecido por todos. Funcionário público, Francisco lutava contra um câncer descoberto a pouco tempo. Como não há palavras pra se despedir de mais um amigo e com o coração despedaçado venho a público noticiar sua ida. Vai deixar saudade no nosso meio você era especial amigo de todos e com um coração enorme. o incrível foi sua fé que aflorou no momento certo, abraçou a Igreja de Cristo e de Nossa Mãe fazendo suas viagens por todo o Brasil dignificando sua presença nas Igrejas por onde andou. Vá com Deus vai deixar muita saudade de nossas brincadeiras, piadas, alegria, mas tudo tem um fim que acredito eu seja o início de tudo. Até um dia grande camarada.  

HOMENAGEM <> ACOPIARA PERDE DOIS ÍCONES !!!!!!D. MAURA ALBUQUERQUE E SALETE CASTRO

Maura Bezerra de Albuquerque nasceu em 14 de Março de 1917, no município de Acopiara-CE filha do casal Paulo Bezerra do Nascimento e Ana Virgínia do Nascimento. São 5 os seus irmãos Marcos, Milton, Mário, Miriam e Marina (Irmã Virgínia). D. Maura foi professora no Grupo Escolar Padre João Antonio onde lecionou por várias décadas. São 6 os seus filhos. Mauritônio, José Aírton, Maurismar, Abigail, Ana Lúcia e Aurinha. Viveu uma vida de 106 anos e faleceu dia 26 de Fevereiro de 2023 na capital cearense. Era uma pessoa admirável deixando uma grande lacuna no seio acopiarense. 

Por Francilene Bezerra.

A família Moreira envia votos de pesar para toda á família enlutada. D. Maura fez parte de nossa infância e era uma grande amiga de nossa casa. 
Maria Salete Silva Castro,  85 anos faleceu nesta segunda, 27 de fevereiro, na cidade de Fortaleza, em consequência do agravamento de seu quadro de saúde.
Nascida no berço de famílias pioneiras e tradicionais de Acopiara, Salete Castro teve por pais o Ex-Tabelião Manoel José da Silva e Dona Maria Nair Castro (in memoriam).
Salete é a segunda filha da família Castro Silva e Araújo composta por mais seis irmãos: o Desembargador Lincoln Araújo, a professora Dona Graça Araújo, o ex-Tabelião Jackson Araújo (in memoriam), o senhor Francisco José (In memoriam) e as senhoras Maria Celso e Maria de Fátima Castro.
Sua longa existência deixou na memória da sua extensa família e dos incontáveis amigos, a lembrança de uma pessoa doce, amorosa, exemplo no acolhimento e de fé inabalável demonstrada pela sua prática cristã, humanitária e devoção religiosa.

O seu corpo será velado em Acopiara a partir das 20 h em sua residência de onde sairá para o sepultamento às 10 h desta terça-feira, 28.

A família Moreira consternada com seu falecimento envia os pêsames a tão grande amiga de minha mãe Etelzomira Delmiro de Oliveira e de nossa casa. 

Acopiara, 27 de fevereiro de 2023.

(*) Carlos Dehon

NOTA DE FALECIMENTO <> FALECE EM FORTALEZA SALETE CASTRO

 

Faleceu agora a pouco em Fortaleza, Salete Castro . Salete era filha do primeiro casamento do Tabelião Manoel José irmã de Maria Celso e Fátima. Informações sobre velório e enterro estamos aguardando. Salete estava na capital cearense tratando de sua saúde, tinha 86 anos. 

Covid-19: três anos depois do 1º caso, Brasil tem mais de 37 milhões de diagnósticos

Há três anos, em 26 se fevereiro de 2020, o Brasil registrava o primeiro caso de Covid-19. Um homem de 61 anos com histórico de viagem para a Itália foi internado no hospital Albert Einstein, e o Ministério da Saúde confirmou a infecção. Desde então, mais de 37 milhões de casos já foram diagnosticados e 6Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o sexto país com mais casos confirmados de Covid-19. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com 101 milhões de casos confirmados. Em seguida, estão China (99 milhões), Índia (44 milhões), França (38 milhões) e Alemanha (38 milhões). O primeiro brasileiro diagnosticado com Covid-19 viajou entre os dias 9 e 21 de fevereiro para a Lombardia, no norte da Itália. Após voltar ao Brasil, ele apresentou febre, tosse seca, dor de garganta e coriza.

O homem chegou ao Brasil por meio de um voo com conexão em Paris, na França, e cerca de 30 familiares que mantiveram contato com ele depois disso foram submetidos ao isolamento social à época.
Vacinação contra a Covid-19

A vacinação é a melhor prevenção contra casos graves e mortes pelo Sars-CoV-2. Por isso, nesta segunda-feira, 27, o Ministério da Saúde lança o Movimento Nacional pela Vacinação, com aplicação de doses bivalentes para o grupo prioritário.

Até o momento 169,9 milhões de brasileiros tomaram as duas doses iniciais ou a dose única.

Ao mesmo tempo, o Ministério da Saúde contabiliza 19,1 milhões de brasileiros com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso. Além deles, 68,6 milhões que não voltaram para receber a primeira dose de reforço, e 30,2 milhões estão atrasados com a segunda dose de reforço.

Em nota nesse domingo, 26, a pasta enfatiza que "as pesquisas já realizadas apontam que a estratégia de aplicação de doses de reforço elevam a efetividade das vacinas para prevenção das formas sintomáticas e graves da Sars-CoV-2, principalmente, casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), hospitalizações e mortes".

Suspeito invade festa de aniversário em Pedra Branca e mata uma pessoa a tiros

Região Central: Um homem foi morto e outro ficou ferido, depois que um suspeito armado invadiu uma casa onde acontecia um aniversário. O fato aconteceu na noite deste domingo (26) na zona rural do município de Pedra Branca. Equipes realizam buscas mas ninguém foi preso.

O homicídio ocorreu na localidade de Sítio Pau Ferro. De acordo com a Polícia, o suspeito saiu de uma área de matagal com uma camisa branca encobrindo o rosto, e invadiu uma festa de aniversário. Ele estava armado e abriu fogo contra um homem que foi baleado com cinco tiros.

A Polícia ainda detalhou que a vítima foi morta na calçada da residência. Quando equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) estavam no local, descobriram que no matagal havia um outro suspeito, vítima de bala perdida. Depois de buscas o homem foi encontrado e socorrido ao hospital.

Equipes da Perícia Forense foram acionadas para recolherem o corpo. A identificação da vítima não foi divulgada pela Polícia. As equipes realizam buscas para prender os envolvidos. As causas do crime devem ser investigadas pela Polícia Civil.

VICE-PREFEITO ÉLCIO BATISTA AFIRMA QUE SARTO É UM DOS MAIORES POLÍTICOS DO CEARÁ

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, afirmou que o prefeito Sarto é um dos maiores políticos do Estado.
A declaração foi dada na inauguração da escola de tempo integral Pastor Florêncio Nunes Neto, na manhã desta sexta-feira, 24, no bairro Presidente Vargas.
“Hoje Sarto é um dos maiores políticos que temos em nosso Estado, por toda sua história, por tudo que ele construiu”, disse Élcio.

Élcio deixa o PSB: “O tempo chega para entrar e sair. É chegada a hora de deixar o Partido Socialista Brasileiro - PSB.”




O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista anunciou nesta tarde de domingo 26, seu desligamento do PSB partido ao qual se filiou por indicação do ex-deputado Eudoro Santana.

“O tempo chega para entrar e sair. É chegada a hora de deixar o Partido Socialista Brasileiro - PSB - e o deixo com a mesma felicidade e admiração com que entrei”, escreveu Élcio, na despedida.

O PSB está entrando na base do governo Elmano e deve abrigar lideranças do PDT e outras legendas. Élcio deve estar antecipando seu destino político, que não será junto ao governo Elmano.

PDT e PT vão se enfrentar de verdade pós dez anos de apoio petista informal



As declarações do presidente nacional do PDT, André Figueiredo que também preside o partido no Ceará e do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio pregando oposição ao governo Elmano de Freitas deflagraram o processo sucessório de 2024 sinalizando que os ex-aliados informais em Fortaleza partirão separados avaliando o cenário atual.

Até a eleição do atual prefeito Sarto a ala do PT comandada pelo ministro Camilo Santana e a máquina estadual apoiavam de forma informal os candidatos do PDT em Fortaleza mesmo o PT tendo candidato a prefeito, no caso Luizianne Lins. Agora vão se enfrentar medindo forças.

A ruptura tem sido difícil para o PDT que não consegue uma estratégia dentro do partido para acomodar os ciristas e camilistas.

Cid Gomes tem insistido na tese de todo o PDT se aliar ao governo do PT e o PDT poderia ter a oportunidade de manter o alojamento com o partido mantendo também o controle da Prefeitura de Fortaleza. O PDT tem pouco prazo para decidir.

Turquia registra novo terremoto após três semanas de tremor que matou mais de 50 mil pessoas



Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu a Turquia, nesta segunda-feira (27), enquanto o país se recupera do tremor de terra de grandes proporções que provocou mais de 50 mil mortes no início deste mês.

O epicentro do novo abalo sísmico foi registrado na cidade de Yesilyurt, na região Leste do território — área afetada pelo desastre anterior. O prefeito da localidade, Mehmet Cinar, informou que o fenômeno causou o desabamento de mais prédios. Não há registro de vítimas até a última atualização deste material. As informações são do portal g1.

O novo terremoto foi identificado pelo Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS), que monitora abalos em todo o mundo em tempo real.

O abalo desta segunda-feira é significativamente menor que o registrado em dia 6 de fevereiro, quando o fenômeno atingiu magnitude 7,8 na escala Richter — que segue até o nível 9 —, e abalou a Turquia e a Síria. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o episódio como a "pior catástrofe natural" em 100 anos na região europeia.

Relatório de agência dos EUA aponta que Covid-19 surgiu de vazamento de laboratório chinês


Um relatório do Departamento de Energia dos Estados Unidos aponta que a pandemia de coronavírus provavelmente surgiu após um vazamento em um laboratório chinês, mas a Casa Branca afirmou no domingo que o serviço de inteligência americano está dividido sobre o tema.

A afirmação consta de um relatório considerado confidencial por Avril Haines, diretora nacional de inteligência. O documento representa uma mudança de postura do Departamento de Energia, que antes se mostrava indeciso sobre a origem do vírus.

Pessoas que tiveram acesso ao relatório confidencial, citadas pelos jornais Wall Street Journal e New York Times, afirmam que o departamento fez o julgamento com "baixa confiança", ressaltando como as diferentes agências americanas permanecem divididas sobre as origens da covid-19, a pandemia que abalou o mundo no início de 2020.

A conclusão, supostamente resultado de novas informações de inteligência, é significativa porque este departamento supervisiona uma rede de laboratório, incluindo alguns que fazem pesquisas biológicas avançadas.

Desta maneira, o Departamento de Energia se une ao FBI ao acreditar que a pandemia, que provocou quase sete milhões de mortes no mundo, foi resultado de um acidente em um laboratório na China.

AGÊNCIAS INDECISAS 

Quatro agências de inteligência americanas acreditam que a covid surgiu por transmissão natural, enquanto outras duas permanecem indecisas, segundo o Wall Street Journal.

Prefeitura de Monsenhor Tabosa exonera secretário suspeito de ser membro de facção criminosa Homem portava uma arma de fogo e foi preso em flagrante na última sexta-feira (24)


A Prefeitura de Monsenhor Tabosa exonerou o secretário adjunto do Meio Ambiente, identificado como Francisco Wanderson Lopes de Souza, de 28 anos, após suspeita de envolvimento com facções criminosas. A administração municipal afirmou que a decisão foi tomada enquanto as informações são esclarecidas.

O secretário foi preso em flagrante na última sexta-feira (24) na posse de uma arma de fogo de origem turca. Os policiais estavam realizando uma operação para cumprir mandado de busca e apreensão na residência de Wanderson por suspeita de comercialização de drogas.

Segundo os policiais, o secretário reconheceu que guardava drogas para uma organização criminosa.

POSICIONAMENTO DA PREFEITURA

A Prefeitura de Monsenhor Tabosa afirmou que preza pela transparência, a ética e o respeita ao povo. A decisão foi tomada após o conhecimento da operação contra relacionada ao secretário adjunto.

GOLS DO FINAL DE SEMANA <> O VAR MAIS UMA VEZ PREJUDICOU O BOTAFOGO E AJUDOU O FLAMENGO!!!!O FORTALEZA PASSOU PELO NÁUTICO SÃO OS DESTAQUES DESSA SEGUNDA-FEIRA!!!!

Futebol na TV: a programação dos jogos de hoje, segunda, 27 de fevereiro <> HOJE TEM VASCÃO DA GAMA PELO CARIOCA!!!!!O JOGO É TRANSMITIDO PELO YOUTUBE TV CAZE

 




Covid-19: vacina bivalente começa a ser aplicada em pessoas com mais de 70 anos nesta segunda-feira

O início da aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 começa a partir desta segunda-feira (27) para as pessoas com mais de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas e acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência. A vacina vai estar disponível nos 184 municípios cearenses como parte da primeira fase da campanha no estado.

Para receber a vacinação é necessário ter completado ao menos um esquema primário com as doses monovalentes, com quatro meses de intervalo. O Ceará, segundo a Secretaria de Saúde, é o 5º estado com melhor índice de vacinação no país.

A campanha tem por objetivo vacinar 90% dos grupos prioritários a cada fase. O segundo momento será voltado para pessoas de 60 a 69 anos. Na fase 3, gestantes e puérperas receberão o imunizante. Profissionais da Saúde, pessoas com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas no sistema socioeducativo, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional serão imunizados nas fases 4 e 5.

A vacinação nos municípios acontece nos postos de saúde e segue as recomendações da Secretaria da Saúde e do Programa Nacional de Vacinação de 2023 do Ministério da Saúde. A apresentação de documento de identificação com foto é obrigatória.

Comunicamos o falecimento de D. Maura Albuquerque. D. Maura residia hoje onde fica o Mercantil da Elisabete. Estava com 106 anos. O velório será na Rua: Senador Pompeu, 2080 <> Casa Funerária Alvorada. Fortaleza <> Nossos pêsames á família.  

 

Segunda-feira da 1ª semana da Quaresma

 SEGUNDA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2023


Evangelho (Mt 25,31-46): «Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se assentará em seu trono glorioso. Todas as nações da terra serão reunidas diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’. Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’.

»Depois, o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome, e não me destes de comer; com sede, e não me destes de beber; eu era forasteiro, e não me recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na prisão, e não fostes visitar-me. E estes responderão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, forasteiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ Então, o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer!’ E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna».

«Todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer!»

Rev. D. Joaquim MONRÓS i Guitart(Tarragona, Espanha)

Hoje é-nos recordado o juízo final, «quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos» (Mt 25.31), e é-nos sublinhado que dar de comer, beber, vestir… resultam obras de amor para um cristão, quando ao fazê-las se sabe ver nelas o próprio Cristo.

Diz São João da Cruz: «À tarde te examinarão no amor. Aprende a amar a Deus como Deus quer ser amado e deixa a tua própria condição». Não fazer uma coisa que tem que ser feita, em serviço dos outros filhos de Deus e nossos irmãos, supõe deixar Cristo sem estes detalhes de amor devido: pecados de omissão.

O Concilio Vaticano II, e a Gaudium et spes, ao explicar as exigências da caridade cristã, que dá sentido à chamada assistência social, diz: «Sobretudo em nossos dias, urge a obrigação de nos tornarmos o próximo de todo e qualquer homem, e de o servir efetivamente quando vem ao nosso encontro, quer seja o ancião, abandonado de todos, ou o operário estrangeiro injustamente desprezado, ou o exilado, ou o filho duma união ilegítima que sofre injustamente por causa dum pecado que não cometeu, ou o indigente que interpela a nossa consciência, recordando a palavra do Senhor: «todas as vezes que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mt 25,40)»

Recordemos que Cristo vive nos cristãos… e diz-nos: «Eu estou convosco todos os dias até ao fim do mundo» (Mt 28,20).

O IV Concilio de Latrão define o juízo final como verdade de fé: «Jesus Cristo há-de vir no fim do mundo, para julgar os vivos e os mortos, e para dar a cada um segundo as suas obras, tanto aos condenados como aos eleitos (…) para receber segundo as suas obras, boas ou más: aqueles com o diabo castigo eterno, e estes com Cristo glória eterna».

Peçamos a Maria que nos ajude nas ações de serviço a seu Filho nos irmãos.



COLUNA SOCIAL <> HOJE QUEM APAGA ÁS VELINHAS É NOSSO CONTERRÂNEO JOSÉ ALENCAR FILHO <> NOSSOS PARABÉNS

 

26/02/2023, DOMINGO
José Alencar Filho nasceu em 26 de Fevereiro de 1952. Nascido em Acopiara, pertence á família alencarina ilustre da terra do Lavrador. Nossos parabéns a esse cidadão de uma educação fina e personalidade exemplar.  

Feriadão de carnaval teve 51 acidentes e cinco mortes nas estradas cearenses



A Operação Carnaval, iniciada na tarde da última sexta-feira (17), foi encerrada às 12 horas desta quarta-feira (22), com redução de 38% dos óbitos ocorridos em acidentes nas rodovias estaduais, conforme o balanço do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Ao todo, foram cinco mortes neste feriadão contra oito em 2019, último ano em que houve a Operação Carnaval no Ceará.

Durante os dias da operação, 50 acidentes foram registrados nas CEs, contra 51 na última edição da ofensiva, em 2019. A redução ficou em 2%. Conforme o comandante do BPRE da PMCE, tenente-coronel Nazareno Nunes, o reforço do efetivo no período, que contou com 500 policiais militares e mais 285 agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), fez a diferença e impactou no resultado positivo. “Podemos destacar também que não foram verificados congestionamentos mais intensos. O fluxo foi grande nas rodovias, mas tudo ocorreu com tranquilidade”, explicou.

O desempenho positivo também se estende às autuações referentes ao artigo 165 do Código Brasileiro, referente à Lei Seca. No período, foram 409 autuações, o que representa um aumento de 135%, em comparação com 2019, quando 174 autuações foram registradas pelo BPRE da PMCE.

As ações do BPRE da PMCE ainda culminaram no aumento de apreensões de veículos com irregularidades nas rodovias cearenses. Ao todo, foram 295 apreensões contra 242 no mesmo período, em 2019. O aumento foi estimado em 22%.

Reserva hídrica dos açudes Castanhão e Orós mais que dobra em um ano



Dois dos três maiores açudes do Estado do Ceará registraram bons aportes no último ano e suas reservas hídricas mais que dobraram comparado ao mesmo período do ano passado. Em fevereiro de 2022, o açude Castanhão, no Vale do Jaguaribe, tinha uma reserva hídrica de 560,87 hm³, o que representava 8,37% de sua capacidade. No mesmo período o açude Orós, no Centro-Sul, registrava 22,49% de sua totalidade, em um volume de 436,22 hm³, dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos.

Atualmente, o açude Castanhão possui uma reserva hídrica de 1.312,40 hm³ (19,59% de sua capacidade total) e o açude Orós 880,06 hm³ (45,36% do total). Juntos, os açudes registram 2.192,46 hm³ de reserva hídrica. O açude Castanhão tem capacidade para 6.700,00 hm³, equivalente a mais que o triplo da capacidade do açude Orós, o segundo maior do Estado. Sozinho, o Castanhão consegue armazenar 36% de toda água do Ceará.

Na outra ponta, o terceiro açude com maior capacidade do Estado não teve o aporte hídrico desejado. Em fevereiro de 2022, o açude Banabuiú registrou uma reserva de 124,16 hm³, o que representava 8,9% de sua capacidade. Atualmente, o mesmo açude se encontra com 8,97%, um total de 137,64 hm³.

Situação dos açudes no Ceará
Na resenha de monitoramento diária, emitida pela Cogerh, é publicada a situação hídrica de todas as regiões do Estado. Em 23 de fevereiro de 2022 o Ceará possui quatro dos 157 açudes monitorados sangrando: Muquém, Germinal, Tijuquinha e Rosário. Outros seis estão entre 90% e 100% de sua capacidade. 69 açudes estão com volume abaixo de 30% da capacidade

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...