O Segredo que não te contaram Sobre o Clube Social de Acopiara!

(*) CANAL FAMA&FESTA (*) CLUB SOCIAL DE ACOPIARA

ACOPIARA <> CEARÁ <> UM INÍCIO DE FERIADÃO VIOLENTO NA TERRA DO LAVRADOR !!!! JOVEM É EXECUTADO NA VILA DE SÃO PAULINHO!!!!

Um homicídio a bala foi registrado na noite desta sexta feira na Vila de São Paulinho, zona rural de Acopiara.

A vítima identificada como Isval da Silva Costa Junior 38 anos estava no interior de um estabelecimento conhecido como Bar do Gaguinho quando foi surpreendido pelas costas, sendo atingido na cabeça.

A vitima que trabalhava como motorista da Prefeitura de Acopiara morreu no local. Uma segunda pessoa que também estava nesse bar
 foi atingido com um tiro no pé. O mesmo foi socorrido pelo SAMU ao hospital de Acopiara e em seguida transferido para Iguatu.

A Policia Militar já identificou o suspeito do crime, o qual segue foragido. Diligências estão sendo realizadas no intuito de localizar e prender o acusado.

<> O crime revoltou a população da Vila de São Paulinho.

(*) Créditos Acopiara/News

ABC x Ceará: confira horário, onde assistir, palpites e prováveis escalações



O Ceará encara o ABC, neste domingo (30), às 18h, em jogo válido pela terceira rodada da Série B. O confronto no estádio Frasqueirão, em Natal, marca a estreia de Eduardo Barroca no comando do Vozão. Os dois times chegam pressionados, sem nenhum ponto somado na competição.
Com cinco dias de treinos, Eduardo Barroca estará à frente do Ceará pela primeira vez. O Alvinegro perdeu para Ituano e Guarani na Série B, tomou cinco gols, e ainda não conseguiu balançar as redes adversárias. No meio de semana, a equipe encara o Sport pela grande final da Copa do Nordeste.

Do outro lado, o ABC foi eliminado no meio da semana para o Grêmio, pela Copa do Brasil. Mesmo com empate na Arena do Grêmio, em 1 a 1, a equipe abcdista tinha desvantagem do jogo de ida. Na Série B, o time de Fernando Marchiori acumula duas derrotas, quatro gols tomados e nenhum marcado.
ONDE ASSISTIR

O confronto será transmitido pelo Premiere, rádio e YouTube da Verdinha FM 92,5, além do Tempo Real do Diário do Nordeste.
FICHA TÉCNICA | ABC X CEARÁ

Local: Estádio Frasqueirão, em Natal-RN

Data: 30/04/23 (domingo)

Horário: 18h (horário de Brasília)

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)

Assistente 1: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)

Assistente 2: Fernanda Nandrêa Gomes Antunes (MG)

O FORTALEZA MASSACROU O FLUMINENSE DE FERNANDO DINIZ <> JUAN PABLO VOJVODA É REALMENTE O TÉCNICO DA VEZ!!!!VAMOS AOS GOLS DO SÁBADO E OS JOGOS DE HOJE!!!!

COLUNA SOCIAL <> HOMENAGEM <> SEXTA - FEIRA ( 28/04/) COMEMOROU-SE OS 101 ANOS DE JOSÉ ALENCAR DE LIMA ( IM MEMORIAM) UM DOS MAIORES ÍCONES DA TERRA DO LAVRADOR O PAI DA PROLE ALENCARINA

 30/04/2023 <> DOMINGO


José Alencar de Lima (In Memoriam) completou na sexta-feira 101 anos de história, e hoje temos o prazer de contar um pouco sobre esse cidadão acopiarense. José Alencar de Lima muito contribuiu para o engrandecimento da Terra do Lavrador, figura presente nas tomadas de decisões, prestou relevantes serviços, dedicou a todos acopiarenses seus préstimos e se tornou um benfeitor.Contribuiu com seu exemplo familiar onde firmou grandes amizades sendo querido por todos por sua generosidade e competência familiar.  O blog não poderia deixar de homenagear tão importante figura, ao qual tive a honra de conhecer.

Colaborou Juscelino Alencar E José Alencar

<> Em tempo <> José Alencar de Lima era coletor, trabalhava na coletoria de Acopiara, hoje Secretaria de Finanças, A Coletoria Federal foi instalada em Acopiara no ano de 1956, pelo agente de arrecadação de Caucaia, Sr. Raimundo Nonato Ferreira. O primeiro coletor foi o Dr. Francisco Chagas da Silva. Era da Turma de Henrique Gurgel Valente, Manuel Ferreira de Lima ( O Neinho), Eduardo Gurgel Valente, José Alencar de Lima  nosso homenageado, Justino Rangel, José Sulamar Gurgel, Antonio Laerte Guedes, José Neudo Claro dos Santos. José Alencar de Lima também foi um dos nossos primeiros comunicadores, trabalhou como locutor no primeiro Instrumento de comunicação da Terra do Lavrador, a V.PS. nossa primeira Amplificadora, A Virgem  do Perpétuo Socorro, fundada na década de 1930, por Leogildo Pinho. Instalada onde era o consultório do dentista Dr. Luiz Gonzaga da Silva. 

<> José Alencar de Lima era casado com Maria de Lourdes Monteiro Lima. Pai de Glória Maria, Getúlio Alencar, Giovanni Alencar, Maria Gleuda, Maria Gláucia, Antonia Iracema, Maria Gilvanira, José Alencar Filho, Gilbeto Alencar, Gilamar Alencar, Juscelino Alencar, Gildézio Alencar, Eugênio Alencar, Eugênio Alencar e Gilvan Alencar. 

<> Arquivo do blog
   

MORRE A JORNALISTA HELENA DE GRAMMONT AOS 74 ANOS



A jornalista Helena de Grammont, que teve trabalhos marcantes em vários jornais da TV Globo, morreu ontem, quinta-feira (27/4) em São Paulo, aos 74 anos. Ela estava afastada do jornalismo desde que foi diagnosticada, aos 58 anos, com Alzheimer precoce.
Helena também ficou muito conhecida por uma tragédia que assolou sua família. A irmã, Eliane — cantora e compositora — foi assassinada pelo ex-marido, o cantor Lindomar Castilho em março de 1981. A jornalista promoveu diversas passeatas cobrando justiça sobre o caso e Lindomar, que também era conhecido como "Rei do Bolero" ele foi condenado a doze anos de prisão.

(*) Correio Braziliense

Confira a charge da edição desta sexta-feira (28/4) do Correio Braziliense, por @sales.kleber

 


COM VAGAS NA FUNAI E INCRA GOVERNO ANUNCIA HOJE 28/04 NOVOS CONCURSOS



O governo pretende anunciar na manhã de hoje um pacote de concursos públicos a serem realizados neste ano. Apesar de haver demanda por cerca de 8 mil vagas de vários órgãos do Executivo, a expectativa é que o número de contratações autorizadas seja menor, de acordo com uma fonte da Esplanada. Entre os órgãos que serão contemplados destacam-se a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O anúncio dos novos concursos será feito pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, durante a cerimônia da sanção, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do projeto de lei que concede reajuste salarial de 9% aos servidores do Executivo federal. O evento está previsto para as 11h30, no Palácio do Planalto. Antes, Lula e Dweck irão ao acampamento dos povos indígenas Terra Livre, na Esplanada dos Ministérios.

Confira a matéria completa no link da bio.

1º DE MAIO DIA DO TRABALHO DARÁ AO CEARENSE MAIS UM FERIADO PROLONGADO NO ANO



Rede, sombra e água fresca: depois do feriadão de Tiradentes, comemorado na sexta-feira (21) passada, muita gente talvez nem esteja lembrando, mas tem mais um feriado prolongado vindo aí: vai ser na próxima segunda-feira (1°), data em que se comemora o dia do Trabalho. Com isso o cearense vai ter mais um fim de semana ‘esticado’.
A data é feriado nacional, o que garante o direito de folga a todos os trabalhadores, sejam eles do serviço público contratado, efetivo, e mesmo da esfera particular. Os feriados nacionais diferem dos pontos facultativos, onde a dispensa do colaborador fica facultada à decisão do empregador, como na segunda-feira de carnaval.

O feriadão do trabalho é o penúltimo de 2023 nestas condições, quando a data da folga cai em uma sexta ou numa segunda, tornando o fim de semana mais longo. O próximo nesta modalidade será o de 25 de dezembro, data em que se comemora o Natal, que conforme o calendário deste ano, cai numa segunda-feira.

Para este ano, outros quatro feriados ainda estão por vir, dois deles caem numa quinta-feira, facilitando a manobra de prefeituras e estado ‘imprensar’ a sexta, ou seja, dispensar o empregado da obrigatoriedade do trabalho: será o do sete de setebro, o 12 de outubro, dia das crianças, e o dois de novembro, data de finados. Em novebro há ainda outro feriado, o da proclamação da república, mas este cai numa quarta-feira.

Sarto acerta ao resgatar a história do centro de Fortaleza com terminal de ônibus na Praça José de Alencar

O prefeito José Sarto, PDT, assinou a mais importante ordem de serviço da sua gestão: a construção de um terminal de ônibus na praça José de Alencar, com a finalidade de revitalizar o local. A tradicional praça é o coração de Fortaleza e foi no seu entorno que a cidade se desenvolveu. A outra referência da cidade é a praça do Ferreira.

Na praça José de Alencar funcionava o maior terminal de ônibus de Fortaleza. A população de todos os bairros convergia para o centro da cidade utilizando ônibus que encerravam as viagens nesta praça.

Do ponto de vista da política, o prefeito resgatou uma importante área urbana e, certamente, irá melhorar a imagem da sua gestão. A praça José de Alencar tinha perdido sua importância, deixando até de ser uma referência para a população.

A praça tem em seu entorno o teatro José de Alencar, a igreja do Patrocínio, vários pontos comerciais importantes, além da galeria professor Brandão. Há poucas décadas o local abrigava também a tradicional Fênix Caixeral, o curso de Odontologia da UFC e o Lord Hotel. O prefeito Sarto terá o reconhecimento pelo ato de reintegrar a praça José de Alencar ao centro da capital cearense.

Futebol na TV: a programação dos jogos de hoje e amanhã sábado!!!!!

 


Três jogos hoje pela série "b"


Fiscalização revela que 57% das salas de aulas do país são inadequadas Ação de tribunais de Contas foi chamada de Operação Educação



Fiscalização feita por 32 tribunais de Contas, nos últimos dias 24, 25 e 26, constatou que 57% das salas de aulas visitadas no país são inadequadas como local de estudo. Ao longo de três dias, os fiscais foram a 1.082 escolas públicas, estaduais e municipais, de 537 cidades de todos os estados e do Distrito Federal.

Foram averiguados, aproximadamente, 200 itens de infraestrutura nos colégios. Os principais problemas encontrados foram janelas, ventiladores e móveis quebrados; iluminação e ventilação insuficientes; infiltrações e paredes mofadas. Também foram detectadas falhas na limpeza e higienização das dependências escolares.

“Numa determinada unidade de ensino, dentro da sala de aula estava também o fogão e o botijão de gás para o preparo da merenda escolar, com a panela de pressão em cima do fogão”, destacou o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola.

A ação, chamada de Operação Educação, feita pela Atricon em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), encontrou 31% das escolas visitadas sem coleta de esgoto e 8%, sem coleta de lixo.

Em 89% dos colégios vistoriados não havia Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que atesta o cumprimento de regras de combate a incêndios. O levantamento mostrou ainda que 86% das escolas não tinham hidrantes; 44% não tinham extintores; e 28% estavam com extintores fora da validade.

“É inadmissível que lugares com tamanha circulação de pessoas, crianças, em sua maioria, não atendam a critérios básicos de segurança. Além disso, sabemos que, para um bom aprendizado, não bastam livros e professores. O ambiente que cerca o aluno também é importantíssimo. Como podemos esperar que esses jovens retenham conhecimento em condições tão adversas?”, destacou o presidente do TCSP, Sidney Beraldo.
Livros e computadores

A fiscalização encontrou ainda 63% das escolas sem bibliotecas; 63% sem sala de leitura; e 88% sem laboratório ou sala de informática. Na área de segurança, 57% dos colégios não tinham nenhuma câmera de monitoramento; 45% estavam sem vigilância particular ou ronda escolar; e 87% não tingam botão de pânico ou equipamento equivalente.

Os fiscais encontraram em 53% das escolas visitadas problemas na entrada do prédio. Entre elas, 17% tinham muro ou paredes com buracos que permitem o acesso de estranhos; 8% tinham portão vandalizado ou danificado; e 10% tinham controle de portaria inadequado.

“Os Tribunais de Contas, com esses elementos, terão subsídios para novas fiscalizações, recomendações e determinações e, conforme o caso, até a aplicação de sanções. E, quanto aos recursos necessários, é preciso lembrar que os valores não investidos em 2020 e 2021 na manutenção e desenvolvimento do ensino deverão ser aplicados pelos municípios e pelos estados, agora em 2023”, ressaltou Miola.
Capital paulista

Na capital paulista, os fiscais encontraram condições críticas relacionadas à segurança e a prevenção de incêndios. Ao todo, 36 escolas municipais administradas pela prefeitura de São Paulo foram visitadas.

De acordo com a fiscalização, 86% das escolas paulistanas não tinham AVCB com validade adequada; 41% delas não tinham hidrantes e uma delas não tinha extintores de incêndio. O botão de pânico já havia sido instalado em seis das 36 escolas visitadas, mas 14 delas não tinham vigilância particular ou ronda escolar, o que equivale a 38% das escolas. Ao todo, 27 das 36 escolas tinham câmeras de segurança, mas em uma delas as câmeras não funcionaram no ato da vistoria.

Na data da vistoria, dia 24, todas as escolas tinham água potável, coleta de esgoto regular e estavam com a desinsetização em dia. A maioria (77%) tinha boas condições de limpeza. No entanto, o levantamento aponta que 52% das unidade não dispunham de recursos de acessibilidade nas suas vias de circulação interna para pessoas com deficiência ou mobilidade.

Em 33% dos colégios visitados faltava papel higiênico, 16% tinham banheiros com torneiras faltantes ou quebradas, e 19% tinham portas faltantes ou quebradas. No total, 47% das escolas tiveram problemas aparentes nos banheiros, incluindo vasos sanitários sem tampa ou banheiros sem um dos vasos sanitários. Em quase 70% das escolas foram identificados banheiros sem acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de São Paulo disse que está à disposição do TCM para os esclarecimentos necessários.

"A pasta ressalta que reformas de melhoria estão em andamento em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). As unidades escolares também recebem verba através do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF) para manutenção, pequenos reparos, aquisição de materiais e equipamentos".

Matéria atualizada às 20h24 para inclusão do posicionamento da prefeitura de São Paulo.

Edição: Juliana Andrade

Lula assinará MP do salário mínimo de R$ 1.320 até 1º de maio Em reunião, presidente definiu nova política do piso nacional



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar nos próximos dias a Medida Provisória (MP) para instituir o salário mínimo de R$ 1.320 este ano. A informação foi dada na noite desta quinta-feira (27) pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que participou de uma reunião do presidente com representantes das centrais sindicais, no Palácio da Alvorada. A MP tem efeito imediato, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

Marinho também anunciou que o governo vai enviar um projeto de lei para retomar a política de valorização real do salário mínimo, que vigorou ao longo dos governos petistas. Ela vai assegurar a recomposição da inflação, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior mais o percentual de crescimento do PIB de dois anos anteriores. Ou seja, em 2024, se estiver em vigor, o reajuste será o INPC de 2023 mais o percentual de crescimento do PIB de 2022.

“A política de recuperação e valorização permanente do salário mínimo irá por projeto de lei. Tem este ano para tramitar e a primeira validade será janeiro do ano seguinte [2024], considerando a reposição da inflação acrescida do PIB consolidado, ou seja, de dois anos anteriores. Esse é o resultado da conversa de hoje”, disse Marinho a jornalistas na residência oficial.

Nesta sexta-feira (28), após compromissos em Brasília pela manhã, Lula embarca para São Paulo, onde deve passar o fim de semana. Segundo Luiz Marinho, ele deve participar do ato do Dia do Trabalhador, no dia 1º de maio, no Vale do Anhangabaú, na capital paulista, organizado pelas centrais sindicais.

O valor de R$ 1.320 já havia sido anunciado por Lula em fevereiro, quando ele confirmou que o reajuste deveria entrar em vigor em maio. Na mesma ocasião, segundo Lula, deve ser divulgada a nova faixa de isenção do Imposto de Renda, que passará de R$ 1.903,98 para R$ 2.640.

Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.302, conforme medida provisória editada em meados de dezembro pelo governo anterior. Esse valor considera a variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acrescido de ganho real de aproximadamente 1,4%.

Entretanto, o valor aprovado pelo Congresso Nacional no Orçamento Geral da União de 2023 é de R$ 1.320, mas, para entrar em vigor, depende justamente uma nova MP do Executivo, que agora será assinada.

Em março de 2023, o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família de quatro pessoas no país deveria ter sido de R$ 6.571,52, ou 5,05 vezes o mínimo de R$ 1.302,00, de acordo com cálculos do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese). No Brasil, o salário mínimo é referência para cerca de 60,3 milhões de trabalhadores e aposentados.

Edição: Marcelo Brandão

Ivete Sangalo, Bell Marques, Ludmilla: Fortal divulga atrações da folia em 2023 O festival, que já é tradição em Fortaleza, completa 30 anos na programação cultural da cidade.



A programação do Fortal 2023 foi divulgada, nesta quinta-feira (27), e traz nomes tradicionais da folia como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Bell Marques, além de destaques recentes da música como Pedro Sampaio e Ludmilla. Neste ano, o festival comemora 30 anos na programação cultural de Fortaleza entre 20 e 23 de julho.

A Cidade Fortal estará dividida em Corredor da Folia, Camarote Mucuripe e Palco Arena. Na quinta-feira, Pedro Sampaio, Zé Vaqueiro, Gustavo Mioto e Banda Eva abrem o camarote em alto astral. Já na sexta-feira, Xand Avião pousa no palco, junto à sensação do novo sertanejo Ana Castela e o trapper Matuê.

No sábado, a festa fica por conta de Wesley Safadão, Durval Lelys, Hugo e Guilherme e o DJ KVSH. Para fechar o evento, no domingo, a mistura de ritmos fica por conta do funk carioca de Dennis, o forró de João Gomes e o axé de Rafa e Pipo.

Para comemorar os 30 anos de folia, esta edição do Fortal contará com o maior line-up da sua história. Nomes cujas trajetórias se confundem com a do evento como Bell Marques, Claudia Leitte e Ivete Sangalo se juntarão a grandes novidades deste ano, como o Fervo da Lud, comandado pela ‘malvadona’ Ludmilla.

A programação começa na quinta-feira (20) com Bell Marques e Rafa e Pipo, Timbalada, Parangolé e o inédito bloco de Ludmilla. Para manter em alta a adrenalina, Claudia Leitte, Bell Marques e Nattan e Felipe Amorim comandam a festa na sexta-feira (21).

No sábado (22), é o dia do gigante Léo Santana, além dos ícones Bell Marques e Ivete Sangalo. Para encerrar a edição histórica, o Fortal escalou um domingo especial e recheado de axé com Bell Marques, Ivete Sangalo, Durval e convidados invadindo o corredor da folia no domingo (23).

Médico detido por bater na ex já foi preso por fazer criança refém e agredir policiais no Ceará Caso ocorreu em 2015, na cidade de Alto Santo. Defesa do médico diz que prisão foi 'ilegal'.



O médico ortopedista Gerislanio Galdino do Nascimento capturado nesta quarta-feira (26), na Paraíba, por bater na ex-namorada, já foi preso anteriormente por fazer uma criança refém e agredir policiais na cidade de Alto Santo, no interior do Ceará.

O crime que levou a prisão de Gerislanio, em Cajazeiras (PB), ocorreu em 2020, na cidade paulista de Mogi das Cruzes. Na ocasião, a vítima apresentou a polícia um vídeo que mostra o homem chutando, dando socos e puxando o cabelo dela. O ortopedista foi condenado por violência doméstica.

Antes desse episódio, o médico teve problemas com a polícia no estado de origem e foi acusado de violar domicílio, fazer uma criança de refém, agredir policiais, causar tumulto, praticar gestos obscenos e provocar danos ao patrimônio público e particular.

O advogado do médico classificou a prisão como "ilegal". "Gerislânio inclusive já foi liberado e a defesa está tomando as medidas judiciais cabíveis", afirma a defesa.

Na madrugada de 11 de janeiro de 2015, ele se envolveu em uma confusão durante uma vaquejada em Alto Santo, a 241 quilômetros de distância de Fortaleza, por praticar gestos obscenos. De acordo com os autos, após ser expulso da festa, Gerislanio derrubou uma barraca de espetinho.

A polícia foi acionada e ao ser abordado pelos militares o médico tentou bater nos agentes. Depois, ele tentou fugir, invadiu uma residência e fez uma criança de 10 anos como refém. Em seguida, os policiais conseguiram prendê-lo em flagrante e o conduziram para a delegacia.

(*) g1

Muita neblina em Acopiara na noite desta quinta-feira, (27)

Arco da Santa

Depois de um dia nublado com pancadas de chuva uma neblina tomou conta de alguns pontos de Acopiara na noite desta quinta, 27. No centro da cidade a temperatura chegou a 20°C na madrugada.

EM TEMPO

A neblina noturna é formada quando o ar próximo ao solo esfria e atinge seu ponto de saturação. Quando o ar contém muita umidade, como próximo a rios ou áreas arborizadas, a saturação ocorre mais facilmente.

(*) Créditos blog do Will Moreira

Obras causam dois desabamentos no mesmo dia em Iguatu




O município de Iguatu, no Ceará, registrou dois desabamentos nesta quinta-feira (27). O teto de uma loja e uma casa deixaram, ao todo, seis pessoas feridas. Ambos os acidentes estão relacionados a obras. Com isto, o Corpo de Bombeiros reforçou as orientações para um trabalho mais cauteloso.

“As pessoas devem se preocupar em contratar profissionais responsáveis, com o devido credenciamento, para que façam as obras com segurança”, disse o tenente-coronel Mendes Junior, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar em Iguatu.

“As pessoas também devem começar a procurar técnicos para avaliar obras antigas, como a gente observa no Centro da cidade, e normalmente em todo o estado do Ceará, que podem precisar de atenção técnica para a reforma”, complementou o comandante.

Na manhã desta quinta, parte do teto de uma loja em obras caiu no Centro de Iguatu. O acidente deixou três homens feridos. As vítimas estavam no estabelecimento no momento do desabamento.

Os feridos foram imobilizados e encaminhados para uma unidade hospitalar. Eles foram socorridos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e conduzidos para um hospital da cidade. O estado de saúde deles não foi informado.

À tarde, uma casa desabou e deixou também três pessoas feridas; desta vez, as vítimas são mulheres. Duas adultas, de 50 e 55 anos, e uma adolescente. O desabamento aconteceu no Bairro Santo Antônio.

Duas pessoas estavam dentro da casa — a adolescente e a mulher de 50 anos. Já a terceira mulher, de 55 anos, passava na rua próximo à casa, quando ocorreu o desabamento e foi atingida pelos escombros. Entre as vítimas, ela é a que ficou mais ferida.

Os bombeiros informaram que uma casa vizinha estava passando por uma obra e, ao derrubar uma parede, a outra casa foi atingida. A residência ficou destruída.

Sexta-feira da 3ª semana da Páscoa

 28/04/2023 <> SEXTA-FEIRA



Evangelho (Jo 6,52-59): Os judeus discutiam entre si: «Como é que ele pode dar a sua carne a comer?». Jesus disse: «Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem consome a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem consome a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que me consome viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram — e no entanto morreram. Quem consome este pão viverá para sempre». Jesus falou estas coisas ensinando na sinagoga, em Cafarnaum.

«Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós»

Rev. D. Àngel CALDAS i Bosch(Salt, Girona, Espanha)

Tribunal do crime: homem reúne adolescentes e ordena morte de jovem após descobrir traição da namorada A vítima passou por longa sessão de tortura antes de ser assassinada



Três adolescentes e um homem de 18 anos foram capturados sob suspeita de participar da morte de Igor Dionísio da Silva, em Jucás, Interior do Ceará. De acordo com a Polícia Civil, Igor foi assassinado com múltiplos golpes de faca, após um grupo descobrir que ele estaria se relacionando com a companheira de um membro de uma facção.

A vítima foi levada até uma casa e no local passou pelo 'Tribunal do Crime'. Há informações de que Igor foi submetido a uma longa e intensa sessão de tortura, e em seguida morto.

Os adolescentes apreendidos pelo ato infracional ao crime de homicídio têm 14, 15 e 16 anos. Já o adulto foi identificado como Luiz Fernando Silva da Costa. Outros dois seguem sendo procurados pela Polícia, dentre eles, um homem conhecido como 'Mateus Satanás'.
INVESTIGAÇÃO

O crime teria sido ordenado por Vildimar da Silva Bernardo, de 22 anos. Quando ele tomou conhecimento da traição, teria se aliado aos demais, com objetivo de atrair a vítima até o local onde seria realizado o 'Tribunal do Crime'.

Conforme o delegado José Solano Feitosa, os adolescentes agiram na companhia dos adultos: "o corpo da vítima foi localizado em Jucás, às margens da rodovia. O homicídio teve como motivação envolvimento da vítima com uma companheira de um dos adultos. Continuamos em diligências", disse.

A Polícia só teria chegado à localização do corpo da vítima após colher o depoimento de Luiz Fernando. O próprio suspeito teria confessado que colocou o cadáver em uma rede e em seguida o grupo ateou fogo.

A Polícia Civil representou pela internação provisória dos adolescentes e teve parecer favorável do Juízo da Infância e da Juventude da Comarca de Jucás. As capturas aconteceram com apoio da Polícia Militar.

Além dos policiais militares, também compareceram ao local onde estava o corpo, peritos da Perícia Forense do Ceará, para colher os restos mortais a serem analisados em futuros exames.

(*) Diário do Nordeste

TCE identifica irregularidades em contratos de R$ 83 milhões em prefeituras do Ceará; veja lista Mais de R$ 600 mil foram devolvidos por empresas contratadas com indícios de superfaturamento




Após quatro meses de inspeções in loco em administrações públicas, o Tribunal de Contas do Ceará (TCE) identificou irregularidades em contratos de mais de R$ 83 milhões em obras de sete prefeituras cearenses.

Entre os achados, há contratações sem teto de gastos definido, indícios de superfaturamento, utilização de materiais de má qualidade, pagamento por serviços não executados e empresas com mão de obra sem vínculo empregatício com trabalhadores. As informações foram obtidas em primeira mão pelo Diário do Nordeste.

As irregularidades foram detectadas em contratações milionárias feitas pelos municípios de Boa Viagem, Caucaia, Eusébio, Itatira, Jijoca de Jericoacoara, Novo Oriente e Quiterianópolis. Na maioria das cidades, a Corte determinou suspensão dos contratos ainda vigentes e privação de novos. Todas as vistorias foram feitas em obras que já deveriam estar em andamento ou concluídas.

As inspeções foram realizadas entre maio e setembro de 2022 em obras contratadas pelas cidades, entre 2021 e 2022, por meio do Sistema de Registro de Preços (SRP) – modalidade que licita compras e serviços de manutenção de prédios públicos, em que os preços já estão expressos em tabelas da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra) e do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi).

Pelo SRP, as gestões podem contratar serviços rotineiros, como pintura de paredes, substituição de portas, consertos em telhados, por exemplo. Os valores de todos os custos (mão de obra, materiais e equipamentos) já estão discriminados nas tabelas.

Todavia, serviços de engenharia caracterizados como obras ou reformas não podem ser licitados pelo sistema, porque precisam de um projeto técnico que contenha desenhos, orçamentos, memoriais, cronogramas e demais especificações.
LEGISLAÇÃO CONFRONTADA

De acordo com o secretário de Controle Externo do TCE, Carlos Nascimento, todas as sete prefeituras investigadas estavam utilizando o SRP irregularmente para contratar grandes obras de engenharia sem especificar teto de gastos, apresentar projetos e cronograma. A empresa que apresentava maiores descontos nos preços dos produtos e serviços solicitados vencia a licitação, sem ampla concorrência.

No entanto, licitações pelo SRP devem ser lançadas apenas para a aquisição de produtos e serviços simples para reparos em prédios públicos, como pintura de paredes, instalação de lâmpadas, serviços de jardinagem etc.

Segundo Carlos Nascimento, os contratos irregulares podem ser interpretados como uma tentativa das gestões burlarem a legislação, já que elas adquiriam, via SRP, serviços milionários para serem prestados durante o ano como se fossem reparos. Na realidade, as contratações eram destinadas a grandes obras, como construção de escola, posto de saúde, recuperação de estradas, impactando na fiscalização.

(*) Reportagem completa Diário do Nordeste

A CHARGE DE RENATO AROEIRA

 

(*) RENATO AROEIRA
(*) 247

LOTERIAS Mega-Sena: Ninguém no Brasil acertou as seis dezenas e o prêmio principal subiu para R$ 66 milhões



Um bolão registrado na Lotérica Galeria, localizada na Galeria dos Estados, na Asa Sul, acertou a quina da Mega-Sena, sorteada nesta quarta-feira (26/4), e ganhou R$ 129.563,52. Em todo Brasil, ninguém conseguiu desvendar as seis dezenas (10-18-41-49-53-59), que davam direito ao prêmio de R$ 50,3 milhões e o valor voltou a acumular.

A aposta foi a única do Distrito Federal a faturar com a quina da modalidade. O jogo foi realizado com 32 cotas e sete números marcados na cartela. Na quadra da Mega-Sena, 154 apostas de Brasília ganharam, pelo menos, R$1.170,29.

No Brasil, 76 apostas acertaram a quina da Mega-Sena e embolsaram, no mínimo, R$ 64.781,77. Já a quadra teve 6.010 jogos ganhadores, com prêmio de R$ 1.170,29.

O próximo sorteio da Mega-Sena será no sábado (29/4), às 20h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Caixa e da RedeTV e pelo canal de TV aberto da RedeTV. O prêmio principal estimado para o concurso 2587 é de R$ 66 milhões.

PISO SALARIAL DE ENFERMAGEM <> O Congresso Nacional aprovou, ontem quarta-feira (26), o projeto que garante a margem orçamentária para o pagamento do piso salarial da enfermagem (PLN 5/23)




O Congresso Nacional aprovou, ontem quarta-feira (26), o projeto que garante a margem orçamentária para o pagamento do piso salarial da enfermagem (PLN 5/23). A proposta vai à sanção. Pelo texto, será aberto no Orçamento crédito especial no valor de R$ 7,3 bilhões. O piso foi criado pela Emenda Constitucional 124. Ao todo, 867 mil profissionais serão beneficiados.
A proposta foi aprovada por unanimidade no Senado e recebeu o apoio da maioria dos deputados. O partido Novo registrou voto contrário. O dinheiro previsto será usado para o Ministério da Saúde auxiliar estados, municípios e o Distrito Federal no pagamento dos salários a partir de maio. Os recursos virão de superávit financeiro apurado em 2022 pelo Fundo Social.

Na exposição de motivos, o governo afirmou que a medida não tem impacto na meta de resultado primário fixada para 2023. Além disso, a despesa já foi retirada do teto de gastos criado pela Emenda Constitucional 95.

SARTO REBATE ELMANO E DIZ QUE FORTALEZA CARREGA A SAÚDE DO CEARÁ NAS COSTAS

ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS RECEBERÃO MAIS DE R$ 50 MILHÕES EM RECURSOS




RECURSO PARA A EDUCAÇÃO
O Programa Dinheiro Direto na Escola terá reajuste neste ano de 48%, após um ano sem correção. O Ministério da Educação aumentou o valor fixo por escola. O Ceará vai receber mais de R$ 50 milhões do PDDE, contando rede estadual e municipal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O valor que a rede estadual de ensino do Ceará vai receber será distribuído; sendo R$ 7,3 milhões para custeio, que é a manutenção das escolas, como material de consumo e contratação de terceirizados. Os outros R$ 2,447 milhões serão destinados para capital, que são investimentos, por exemplo, com aquisição de equipamentos.

Já a rede municipal de ensino do Ceará vai receber um montante de mais de R$ 41,2 milhões. A quantidade de recursos para custeio e capital foi definida pelas escolas junto com a comunidade escolar, de acordo com a sua realidade e necessidades.

O reajuste no PDDE faz parte do plano de políticas integradas de proteção do ambiente escolar, anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na semana passada.

📌 ENTENDA

Para escolas urbanas, o valor fixo do chamado PDDE Básico passa de R$ 1.250 para R$ 1.850. Para unidades de ensino localizadas em áreas rurais, sobe de R$ 2.500 para R$ 3.700. Além da parte fixa, as escolas recebem uma quantia que varia de acordo com o número de estudantes matriculados na unidade de ensino.

Com o reajuste do valor fixo, os repasses financeiros do PDDE Básico, neste ano, devem ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão, beneficiando 38,4 milhões de estudantes de quase 139 mil escolas.

Além da mudança no valor fixo, os repasses serão adiantados. Em vez de duas parcelas, pagas em abril e setembro, como ocorre usualmente, o FNDE vai repassar o montante total de uma só vez. Os pagamentos começaram a ser efetivados nessa terça-feira (25).

(Foto: Reprodução)

A IMPORTÂNCIA DE TOMAR A VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID-19



VACINAÇÃO 
Com a ampliação para a vacina bivalente para pessoas acima de 18 anos, a procura pelo imunizante contra a covid-19 aumentou nos postos de saúde.
REQUISITOS

👉Para se vacinar, é necessário ter completado, no mínimo, o esquema primário monovalente, com duas doses, sendo que a última deve ter sido recebida há, pelo menos, quatro meses.

OS GOLS DA QUARTA-FEIRA, COPA DO BRASIL <> OS JOGOS DE HOJE!!!!!O FLAMENGO METE 8 E O FORTALEZA NO AGREGADO TAMBÉM FAZ 8!!!!!!

Saldo da conta do Nubank ‘some’ e clientes reclamam nas redes sociais




Clientes do Nubank foram às redes sociais reclamar que seu saldo no aplicativo do banco sumiu. O g1 verificou que o app apresenta intermitência, em que a informação aparece e desaparece a depender da tentativa de login.

O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, mostra mais de 500 notificações recentes relacionados ao app do Nubank na tarde de ontem quarta-feira.Procurado, o Nubank afirma que o aplicativo passou por uma “instabilidade momentânea”, o que fez com que parte dos clientes não conseguisse visualizar seu saldo. “A instabilidade foi resolvida e o aplicativo já está funcionando normalmente”, diz a nota.

(*) g1

STF deve definir reajuste do FGTS nesta quinta-feira Remuneração não pode ser inferior à da poupança e modulou de maneira generalizada; para especialista, é difícil dizer se os demais vão acompanhar o relator



Na sessão que deu início ao julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sobre a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) , o Supremo Tribunal Federal (STF), com base no voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, confirma as expectativas de especialistas sobre a alteração do atual índice que corrige o saldo do Fundo, a Taxa Referência (TR).

Victor Gadelha, especialista em Direito Tributário, graduado pela USP/SP e fundador da Easy Legal, lembra que, recentemente, o STF considerou a TR inconstitucional como índice de correção monetária em outras situações, como no caso de débitos trabalhistas e contra a Fazenda Pública.

“Levando em conta o voto do relator, mesmo que a TR não seja declarada inconstitucional, pelo menos a remuneração do FGTS será aumentada e não se manterá tão baixa como é hoje”, disse o advogado.

Gadelha explica que o voto de Barroso, acompanhado pelo ministro André Mendonça, não considerou a constitucionalidade da TR, mas que a remuneração final do FGTS, ou seja, o que se paga de juros, TR, distribuição de lucros, por exemplo, não pode ser inferior à da poupança.

“Em seu voto, o ministro modulou de maneira generalizada, sugerindo a aplicação desse entendimento, a equiparação do FGTS à poupança, a partir da data do julgamento para todos os trabalhadores”, fala o advogado.

Para o especialista, ainda é difícil dizer se os demais ministros vão acompanhar a proposta do relator, especialmente na modulação.

“A incógnita em relação ao resultado do julgamento é se a modulação vai acontecer de maneira generalizada, ou seja, valendo para todos os trabalhadores, independentemente de terem proposto ação ou não, como propôs Barroso, ou se aquelas pessoas que entrarem com ação até o encerramento do julgamento, vão poder recuperar o passado”, diz Gadelha.

(*) iG Economia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...