Líderes e personalidades internacionais parabenizam Lula pela vitória EUA, China, França, Alemanha, UE, Cuba, entre outros, enviam mensagens logo depois do anúncio dos resultados pelo TSE

 SEGUNDA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2022


247 - Líderes e personalidades internacionais enviaram mensagens a Lula reconhecendo sua vitória, numa demonstração de apoio. Joe Biden, presidente dos EUA, elogiou as eleições no Brasil e parabenizou Lula, informa Jamil Chade em sua coluna no UOL. Logo após o anúncio oficial pelo TSE, o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, emitiu uma declaração. "Parabéns Lula. Tua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo", disse. "Aqui você tem um companheiro para trabalhar e sonhar sobre o bem-estar de nossos povos", afirmou.

A Embaixada da China no Brasil emitiu comunicado afirmando: "Tomamos conhecimento dos resultados das eleições, divulgados pelo TSE. Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho".

O presidente da França, Emmanuel Macron, também emitiu uma nota. "Parabéns, querido Lula", disse. A eleição, segundo ele, "abre uma nova página da história do Brasil". "Juntos, vamos unir forças para lidar com muitos desafios comuns e renovar a amizade entre os dois países", disse. Macron, ao longo dos anos, foi criticado por Bolsonaro e teve sua mulher ofendida pelo candidato derrotado.

O governo da Alemanha também se manifestou. "Parabéns, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela vitória nas eleições. Estamos felizes com a perspectiva de ampliarmos juntos e aprofundarmos ainda mais as relações Brasil-Alemanha", escreveu o embaixador alemão Heiko Thoms.

Josep Borrell, chefe da diplomacia da UE disse: "A UE elogia o Tribunal Eleitoral em particular pela maneira eficaz e transparente como conduziu seu mandato constitucional durante todas as etapas do processo eleitoral, demonstrando mais uma vez a força das instituições brasileiras e de sua democracia", declarou.

Os chefes de governo do México e Espanha também já se manifestaram, parabenizando Lula.

O primeiro-ministro português, António Costa, foi outro que mandou uma mensagem de parabenização ao novo presidente. O presidente português, Marcelo Rebelo de Souza, indicou que Lula vai iniciar "um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português".

Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba, também comemorou a vitória de Lula. Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, foi outro que aplaudiu a eleição do petista.

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva foi comemorada pelo ganhador do prêmio Nobel da Paz e presidente do Timor Leste, José Ramos Horta. "As eleições foram limpas, gerenciadas com muita competência e integridade pelas instituições eleitorais brasileiras com muita experiência e credibilidade reconhecidas internacionalmente", disse.

(*) 247

Após derrota, Michelle e Bolsonaro deixam de se seguir no Instagram Michelle também não segue mais Eduardo, Flávio e Carlos, os filhos 01, 02 e 03 do atual presidente do Brasil



Após a derrota no segundo turno das eleições presidenciais no último domingo, 30, que elegeram o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o 38° presidente do país, Jair Messias Bolsonaro (PL) e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, deixaram de seguir um ao outro na manhã desta segunda-feira, 31.

Michelle também não segue mais Eduardo, Flávio e Carlos, os filhos 01, 02 e 03 do atual presidente do Brasil. Dos três, Flávio Bolsonaro, senador eleito pelo Rio de Janeiro e filiado ao Partido Liberal (PL), é o único que ainda segue a primeira-dama na rede social.

Desde antes da apuração dos votos, eles não foram vistos juntos. Michelle Bolsonaro foi uma das figuras que mais se movimentaram politicamente em apoio ao marido, no segundo turno do pleito.

2º turno

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a totalização de todos os votos do segundo turno 00h18 desta segunda-feira, 31. O presidente eleito Lula recebeu 60.345.999 votos (50,90%) e Jair Bolsonaro obteve u 58.206.354 votos (49,10%). A votação deste ano registrou a menor diferença entre candidatos à Presidência da história da redemocratização.

Do total de 156.454.011 eleitores aptos a votar, 124.252.796 compareceram às urnas, número equivalente a 79,41%. Os votos válidos totalizaram 118.552.353. A abstenção alcançou 32.200.558, representando 20,59%. Os votos nulos foram 3.930.765, o que corresponde a 3,16% do total de votos. Já os votos em branco somaram 1.769.678 (1,43%). No total, foram apuradas 472.075 seções eleitorais, a última delas no Amazonas.

(*) Jornal Opinião

ÓPTICA MORAIS INFORMA!!!!ATENÇÃO NOSSO ATENDIMENTO SERÁ AMANHÃ TERÇA-FEIRA DIA 1º DE NOVEMBRO!!!!!LIGUE E AGENDE SUA CONSULTA!!!!

 





Lula registra 12,5 milhões de votos a mais que Bolsonaro no Nordeste

Petista obteve 59,5 mi de votos, ante 57,6 mi recebidos pelo candidato à reeleição com 98,56% das urnas apuradas. Chapa eleita - que tem como vice Geraldo Alckmin, vai assumir em 1º de janeiro de 2023.


venceu nos nove estados nordestinos, ficando com 69,3% dos votos válidos desta parte do Páis. Excluindo brancos e nulos, 32.506.597 nordestinos votaram. No geral, Lula e Bolsonaro ampliaram seus números em relação ao primeiro turno.

Lula teve, neste domingo, 60.345.999 votos (50,9%) – 3 milhões a mais que no 1º – frente a 58.206.354 (49,1%) de Bolsonaro – 7 milhões a mais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a totalização dos votos às 00h18 desta segunda-feira, 31. Do total de 156.454.011 eleitores aptos a votar, 124.252.796 compareceram às urnas, número equivalente a 79,41%. Os votos válidos totalizaram 118.552.353. A abstenção alcançou 32.200.558, representando 20,59%. Os votos nulos foram 3.930.765, o que corresponde a 3,16% do total de votos. Já os votos em branco somaram 1.769.678 (1,43%).

No total, foram apuradas 472.075 seções eleitorais, a última delas no Amazonas.

Divisão política

O triunfo de Lula se deu em um cenário de forte divisão política da sociedade e representou uma significativa recuperação pessoal. O petista passou um ano e sete meses preso após ser condenado na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá (SP). O líder máximo do PT deixou a cela especial da Polícia Federal em Curitiba em novembro de 2019. Em abril do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou as condenações impostas a ele pela operação, permitindo que Lula disputasse as eleições deste ano.

Em menos de quatro anos – próximo do período em que Bolsonaro exerceu o cargo de presidente -, o petista, que teve a prisão decretada pelo então juiz e atual senador eleito Sérgio Moro (em abril de 2018), passou da ruína ao auge político. Nos próximos 60 dias, o Brasil terá o desafio de fazer uma transição sem traumas, com foco único e absoluto no interesse nacional. A travessia governamental está regulamentada por lei e permite que o novo presidente convoque uma equipe de até 50 pessoas para a ocupação de cargos especiais durante esse período.

A Lula caberá a significativa tarefa de conduzir o País a um processo de pacificação e retomada do desenvolvimento social e econômico. O Brasil que será herdado pelo ex-presidente tem características muito distintas do que ele assumiu há 20 anos, após vencer a disputa de 2002.


CENÁRIO POLÍTICO

ÓPTICA DIAMANTE INFORMA <> ATENDIMENTO AMANHÃ DIA 1º DE NOVEMBRO....APROVEITE A PROMOÇÃO!!!!




 

Bolsonaro transforma o silêncio como marca da derrota nas urnas Ao saber que não conseguiu o segundo mandato, Bolsonaro se isola no Alvorada, não recebe ministros e apoiadores e tampouco cumprimenta o vencedor da corrida eleitoral. Expectativa é de que se pronuncie hoje

CHARGE AMARILDO <> A GAZETA
O presidente Jair Bolsonaro (PL) se recolheu em silêncio, sem comentar o resultado da disputa com seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com assessores próximos, "foi dormir" e não recebeu nenhum dos ministros e auxiliares que procuraram por ele. Da mesma forma que um ocupante da Presidência, pela primeira vez, não obtém a reeleição, também é a primeira vez que um candidato derrotado não reconhece que perdeu a disputa. A expectativa é de que ele se pronuncie hoje sobre o pleito.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, anunciou, ao confirmar o resultado do pleito, que ligou tanto para Lula quanto para Bolsonaro comunicando os percentuais de cada um. Mas não disse como cada candidato recebeu a notícia.

"Liguei pessoalmente para conversar com ambos os candidatos, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, dizendo que a Justiça Eleitoral já estava apta para proclamar o resultado. O presidente Bolsonaro me atendeu com extrema educação, assim como o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva", salientou.

Apoiadores que estavam na Esplanada se dirigiram ao Palácio da Alvorada com vuvuzelas e fogos de artifício chamando pelo chefe do Executivo ao som de "Bolsonaro, cadê você, eu vim aqui só para te ver" e "A nossa bandeira jamais será vermelha" — também gritavam "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão". No entanto, os apelos dos apoiadores do presidente não foram atendidos e as luzes da residência oficial foram apagadas por volta das 22h.

Ao longo da tarde, o presidente recebeu visitas do ministro da Justiça, Anderson Torres, e do senador, o filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ), um dos coordenadores da campanha. Mesmo aliados do governo, que tentaram visitar o presidente, como o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, não foram recebidos. Depois de decretado o resultado, os filhos do presidente seguiram o exemplo do pai e não fizeram publicações nas redes sociais.

Desde a notícia da vitória de Lula, a imprensa seguiu à espera de um posicionamento de Bolsonaro e recorreu a assessores palacianos e a do próprio PL, que também se calou e ignorou questionamentos sobre uma eventual coletiva durante toda a noite.

(*) Correio Braziliense

Eleito presidente pela 3ª vez, Lula declara: "O Brasil está de volta" Aos 77 anos, Luiz Inácio Lula da Silva sai vitorioso das urnas e vai governar o Brasil pela terceira vez. No pleito mais polarizado desde a redemocratização, ele recebeu 60,3 milhões de votos e assumirá o cargo em 1º de janeiro

São Paulo — Na eleição mais polarizada e tensa desde a redemocratização, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 77 anos, foi consagrado presidente da República pela terceira vez. A vitória do petista foi por margem aperta. Ele obteve 50,9% dos votos, contra 49,1% do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL). Com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) como vice na chapa, Lula será empossado em 1º de janeiro de 2023.

Em discurso logo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a vitória, Lula saiu de casa, na zona oeste de São Paulo, e se dirigiu a um hotel na região da Avenida Paulista para encontrar apoiadores. O discurso foi centrado na democracia e na pacificação do país. "Esta não é uma vitória minha, nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram nesta campanha. É a vitória de um imenso movimento democrático que se formou, acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais e das ideologias, para que a democracia saísse vencedora", enfatizou. "Neste 30 de outubro histórico, a maioria do povo brasileiro deixou bem claro que deseja mais, e não menos democracia."

Lula, que disse ter conseguido "uma ressurreição na política brasileira", também pregou paz e disse que será presidente de todos. "A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somo um único país, um único povo, uma grande nação", frisou. "Não interessa a ninguém viver numa família onde reina a discórdia. É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade rompidos pela propagação criminosa do ódio."

Ele afirmou que ninguém quer viver em permanente estado de guerra. Este país precisa de paz e de união. Esse povo não quer mais brigar. Esse povo está cansado de enxergar no outro um inimigo a ser temido ou destruído", sustentou. "É hora de baixar as armas, que jamais deveriam ter sido empunhadas. Armas matam. E nós escolhemos a vida."

Eleições apertadas são a representação de um Brasil dividido A estreita margem de votos, no segundo turno, que garantiu a Lula o terceiro mandato de presidente da República - pouco mais de dois milhões em relação a Bolsonaro -, é o retrato da cisão que tomou conta do Brasil

A eleição mais violenta e polarizada da história do país chega ao fim e expõe em números frios a divisão profunda de um país que não sabe ainda o caminho da reconciliação. Levará algum tempo para que vencedores e derrotados metabolizem o resultado das urnas em favor de um futuro mais fraterno. A estreita margem de votos que assegurou a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um terceiro mandato é o retrato dessa cisão. Pouco mais de dois milhões de votos o separaram de Jair Bolsonaro (PL), o primeiro incumbente a perder uma disputa pela reeleição ao cargo de presidente da República. Mesmo assim, o chefe do Executivo sai da contenda com o apoio de 58,2 milhões de pessoas, 49,1% do eleitorado. Mas a vitória do petista, ontem, já estava prevista com razoável grau de confiabilidade desde o fim do primeiro turno.

O resultado do primeiro turno apontou para as duas campanhas quais eram os desafios que cada uma teria de enfrentar. Faltaram a Lula cerca de 1,8 milhão de votos para vencer na rodada inicial. Bolsonaro chegou em segundo lugar com uma diferença de pouco mais de seis milhões de votos para o adversário. Estava dada, em números, a meta de cada um. O presidente, para se reeleger, precisaria ganhar quatro de cada cinco votos ainda disponíveis na prateleira do eleitorado para virar o placar. Para Lula, a tarefa era bem mais fácil.

No segundo turno, o ex-presidente jogou para não errar. E conseguiu incorporar à sua candidatura uma constelação de nomes da centro-esquerda à centro-direita — incluindo adversários do primeiro turno, como Simone Tebet (MDB) e o PDT de Ciro Gomes —, além de lideranças da sociedade civil, influenciadores digitais, artistas e intelectuais, que deu densidade ao conceito de frente ampla pela democracia.

Bolsonaro também se movimentou no lado direito do espectro político e angariou apoios de políticos eleitos na onda do bolsonarismo (ou do antipetismo), como os governadores reeleitos de Minas Gerais, Romeu Zema, e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, detentores de uma máquina azeitada e influente em dois dos três maiores colégios eleitorais do país.

Foi na campanha do segundo turno que Lula apareceu em sua melhor forma: retomou os comícios de rua e as caminhadas com militantes para catalisar o que o PT tem de mais poderoso, que é a mobilização popular. A estratégia rendeu as melhores imagens para a propaganda eleitoral e alimentou as redes sociais, até então dominadas pela máquina bolsonarista comandada pelo filho 03 do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro. Para esse enfrentamento no ringue digital, Lula também contou com o reforço de dois influenciadores que ajudaram a mudar o jogo, o deputado André Janones (Avante-MG) e Felipe Neto.

Flamengo 1 x 0 Athletico-PR - Melhores momentos | Final da Libertadores 2022 (REVEJA OS MELHORES MOMENTOS)....DO TRI-CAMPEÃO FLAMENGO

O Flamengo é campeão da Copa Libertadores de 2022. Melhor: o Flamengo é tricampeão da Libertadores. No estádio Monumental Isidro Romero, em Guayaquil, o Rubro-Negro venceu o Athletico-PR por 1 a 0, com gol de Gabigol, e conquistou de forma invicta o torneio mais desejado da América do Sul, continente que volta a ser pintado de vermelho e preto. FLAMENGO 1x0 ATHLETICO-PR Local: Monumental Isidro Romero, Guayaquil - Equador Data: 29/10/2022 Árbitro: Patricio Loustau (ARG) Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG) VAR: Mauro Vigliano (ARG) Cartões amarelos: Arrascaeta e Vidal; Pedro Henrique, Alex Santana e Rômulo Cartão vermelho: Pedro Henrique Gols: Gabigol, aos 48 do primeiro tempo. FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís (Ayrton Lucas); João Gomes, Thiago Maia (Arturo Vidal), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabigol (Everton Cebolinha) e Pedro. Técnico: Dorival Júnior. ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Hugo Moura (Terans), Fernandinho e Alex Santana (Matheus Felipe); Vitor Bueno (Canobbio), Vitor Roque (Pablo) e Vitinho (Rômulo). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

União se iguala a PT, e ambos governarão quatro estados; veja todos os governadores eleitos PT teve o mesmo número de governadores eleitos que em 2018. União Brasil, legenda que surgiu da fusão entre PSL e DEM, não existia na eleição anterior.


O União Brasil, partido que surgiu em 2021 da fusão entre o DEM e o PSL, alcançou o PT como legenda com mais governadores eleitos em 2022. Ambos conquistaram quatro estados cada.




Nestas eleições, o PT manteve o comando do mesmo número de estados que em 2018. No primeiro turno, o partido já havia eleito os governadores do Ceará (Elmano De Freitas), Piauí (Rafael Fonteles) e Rio Grande do Norte (Fátima Bezerra). Com o resultado do 2º turno na Bahia, Jerônimo completa a lista.

Já o União Brasil elegeu os governadores de Goiás (Ronaldo Caiado) e de Mato Grosso (Mauro Mendes) no primeiro turno, e do Amazonas (Mauro Mendes) e Rondônia (Marcos Rocha) no segundo turno. Nas eleições de 2018, o PSL havia conquistado três estados e o DEM, dois.

Outros três partidos elegeram três governadores cada um: MDB, PSB e PSDB. Quatro partidos elegeram dois governadores: PL, PP, PSD e Republicanos. Dois partidos elegeram apenas um representante cada: Novo e Solidariedade.

<> GOVERNADORES ELEITOS

<> G1



(*




Treze horas após resultado, Bolsonaro mantém silêncio sobre vitória de Lula na eleição

 

Tradicionalmente, candidatos derrotados fazem declaração pública sobre o resultado da eleição. Lula obteve 60,3 milhões e volta à Presidência 12 anos após ter deixado o Planalto.



Treze horas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter confirmado neste domingo (30) a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República, Jair Bolsonaro, candidato derrotado do PL à reeleição, ainda não se manifestou sobre o resultado.

O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas. Àquela hora, Lula, tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava 49,17% de votos válidos.

Ao todo, com 100% das urnas apuradas, Lula obteve 60,3 milhões de votos, e Bolsonaro, 58,2 milhões de votos.

A agenda de Bolsonaro para esta segunda-feira (31) não prevê compromissos oficiais. Pela manhã, o ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Cid, se dirigiu ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. O general Walter Souza Braga Netto, que concorreu como candidato a vice de Bolsonaro, também foi visto entrando no Alvorada.

Tradicionalmente, candidatos derrotados ligam para o adversário e fazem uma declaração pública reconhecendo a vitória do oponente. Em 2018, por exemplo, o então candidato do PT Fernando Haddad reconheceu a vitória de Bolsonaro ainda no domingo à noite.

Durante discurso a apoiadores na Avenida Paulista, em São Paulo, Lula contou que até as 23h45 não havia recebido telefonema de Jair Bolsonaro.

"Vocês sabem que a gente vai ter que ter um governo para conversar com muita gente que está com raiva. Em qualquer lugar do mundo, o presidente derrotado já teria ligado para mim reconhecendo a derrota. Ele, até agora, não ligou, não sei se vai ligar e não sei se vai reconhecer", disse.

Assim que o TSE declarou a vitória de Lula sobre Bolsonaro, diversos líderes mundiais reconheceram a vitória do petista, entre os quais: Joe Biden (Estados Unidos), Rishi Sunak (Reino Unido), Alberto Fernández (Argentina), Vladimir Putin (Rússia), Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal), Olaf Scholz (Alemanha) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia).

(*) g1

Erramos: Erasmo Carlos não morreu e está internado em condição estável no Rio

Diferente do que havia sido informado anteriormente pela folha, o músico Erasmo Carlos não morreu e segue internado no hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro. O cantor está estável e tem previsão de alta nos próximos dias.

Um dos maiores nomes do rock brasileiro, Erasmo foi internado no hospital localizado na Barra da Tijuca em 17 de outubro. O músico foi levado à unidade de saúde para a realização de exames e seguiu no hospital para melhor acompanhamento da equipe médica.

Segundo informações da equipe médica do cantor, divulgadas pela Folha de São Paulo, Erasmo está "acordado, lúcido, deambulando e com previsão de alta nos próximos dias". A Itatiaia tentou contato com o Hospital Barra D'Or para a atualização do estado clínico do músico, mas não recebeu retorno até o momento.

Eleições em Acopiara (CE): Veja como foi a votação no 2º turno


Saiba como os eleitores do município votaram na disputa entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) pela Presidência da República.
<> Acopiara (CE) definiu os votos para presidente no segundo turno das eleições 2022, realizado neste domingo (30).

Os candidatos mais votados na cidade não foram necessariamente eleitos, já que esta é uma eleição de âmbito nacional. Os números abaixo se referem apenas aos votos em Acopiara (CE)

Lula (PT) foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Acopiara (CE). Ele recebeu 25.144 votos, o equivalente a 83,41% do total da cidade. Já Jair Bolsonaro (PL) foi a escolha de 16,59% dos eleitores e recebeu 5.000 votos

Lula teve mais número de votos que no primeiro turno, quando recebeu 23.642 (79,43%). Jair Bolsonaro recebeu mais número de votos que no outro pleito, em que registrou 3.950 votos, o equivalente a 13,27%.

Ao todo, 3,96% dos eleitores do município votaram branco ou nulo para presidente

(*) g1 CE

EVANGELHO DO DIA!!!!!

SEGUNDA-FEIRA, 31/10/2022 <>
Evangelho (Lc 14,12-14)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos. (Jo 8,31b-32)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

(*) Literatura Diária
www.carlosdehon.com

Corrupção, pandemia e salário mínimo: como foi o último confronto entre Lula e Bolsonaro

 29/10/2022 <> SÁBADO



Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) participaram, nesta sexta-feira, 28, do último debate antes do segundo turno, no domingo, 30. A mediação do confronto realizado pela TV Globo é feito pelo jornalista William Bonner. O encontro, a dois dias do pleito, foi marcado por momentos de tensão e embates entre os opotentes. A palavra ‘mentiroso’ foi uma das mais usadas pelos dois candidatos. Entre os temas debatidos estiveram a criação de emprego, corrupção, meio ambiente, gestão da pandemia e combate à fome.

Também foram citados casos como a compra de Viagra pelas Forças Armadas e a prisão de Roberto Jefferson (PTB).
Troca de acusações

A primeira parte do debate foi marcada por trocas de acusações e ofensas. Ainda no primeiro bloco, o presidente Jair Bolsonaro, ao questionar o petista, pediu para que Lula ficasse próximo. Este, por sua vez, rebateu: “não quero ficar perto de você”. No primeiro bloco, quando cada candidato tem direito a 15 minutos livres, cada, o tema inicial foi a economia, como o Auxílio Brasil e a política de valorização do salário mínimo, além de trocas de acusações entre os dois participantes.

“Você tinha que estar preso, Lula”, disse Bolsonaro. “Ao invés de explicar o que ele quer fazer [em eventual segundo mandato], ele fica como se fosse o cara de um samba de uma nota só. Estou dizendo o seguinte: ‘eu tenho idoneidade, você não tem'”, rebateu o petista.

Sobre a valorização do salário mínimo, o chefe do Executivo acusou a campanha do petista de produzir fake news para dizer que ele acabaria com o 13º salário salário e outros direitos trablhistas. “Concedemos o reajuste ao salário mínimo no mínimo pela inflação”, afirmou Bolsonaro. No debate, o mandatário prometeu um salário mínimo de R$ 1.400 a partir do próximo ano, caso seja reeleito.
Respeito à Constituição

No segundo bloco do debate, os candidatos debatarem sobre respeito à Constituição. Com a palavra, Bolsonaro afirmou que ‘joga nas quatro linhas da Constituição’ durante o seu mandato e questionou Lula: “Você defende invasão de terras, Lula. Isso é respeita a constituição?”, indagou.

O petista, por sua vez, acusou Bolsonaro de não ter respeito à Democracia. “O cidadão diz que respeita à Constituição e vive, todo santo dia, ameaçando um ministro da Suprema Corte. Ele vive ameaçando que não vai respeitar as decisões e xingando ministros”, rebateu.

Presidente por duas vezes, Lula tenta voltar ao Palácio do Planalto argumentando que o País precisa voltar a status em segmentos variados vividos anos atrás. Em busca de sua reeleição, Bolsonaro tenta se apegar ao que ainda pode ser feito em prol de sua continuidade. Nas principais pesquisas de intenção de votos, Lula lidera a disputa com margem de até quatro pontos percentuais de diferença positiva.
Pandemia

Durante o terceiro bloco do debate, foram debatidos temas como gestão do Governo Federal na pandemia e segurança pública. O candidato petista acusou o atual presidente de negligência na compra de vacinas contra a covid-19.

“Ele montou um comitê de crise que não orientava ele para combater a crise, orientava para negar a covid, para vender cloroquina e para ele fazer pouco caso de uma pessoa que estava morrendo“. Bolsonaro, por sua vez, destacou investimentos do Governo Federal na área da saúde e defendeu sua gestão na crise sanitária. “Nós compramos mais de 500 milhões de doses. No mesmo dia que a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] autorizou a gente começou a aplicar a vacina”, rebateu o presidente.

Doze estados definem seus governadores neste domingo



Alagoas

O atual governador Paulo Dantas (MDB) disputa o segundo mandato contra Rodrigo Cunha (União Brasil). O emedebista terminou a primeira fase do pleito na liderança (46,64% X 26,79% de Cunha). Contudo, ele enfrenta questões judiciais por ter sido afastado do governo no dia 11 de outubro, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por suspeita de comandar um esquema de ‘rachadinha’ na Assembleia Legislativa. Ele foi reconduzido ao cargo no último dia 24, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bahia
A corrida estadual na Bahia começou, no primeiro turno, com o candidato do União Brasil como franco favorito. Algumas simulações chegaram a indicar a vitória dele ainda em primeiro turno. Contudo, na semana anterior ao dia 2 de outubro, a situação começou a mudar. Tanto que o ex-presidente Lula, candidato ao Palácio do Planalto, foi ao estado no último dia de campanha para apoiar Jerônimo e cravar o crescimento dele entre os eleitores. O investimento pode ter levado o professor petista saiu com 49% das urnas, ante 41% do prefeito de Salvador.

Paraíba
O governador João Azevêdo (PSB) busca novo mandato no Executivo estadual contra Pedro Cunha Lima (PSDB). O candidato do PSB largou na frente no primeiro turno, com 39,65% dos votos válidos, contra 23,90% do adversário tucano.

Pernambuco
Pela primeira vez na história, o estado pernambucano terá uma mulher governadora. A disputa se dá entre a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) e a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). As duas saíram do primeiro turno com 23,97% e 20,58% dos votos úteis, respectivamente.

Sergipe
O senador Rogério Carvalho (PT) e o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) concorrem pelo Palácio Governador Augusto. Com 44,70% dos votos válidos, o petista ficou em primeiro lugar após a apuração dos resultados do primeiro turno. O postulante do PSD ocupou o segundo lugar da disputa, com 38,91% dos votos.

NORTE

Amazonas
O atual governador do estado, Wilson Lima (União Brasil), terminou o primeiro turno na liderança da disputa com 819.784 votos, o que equivale a 42,82% dos votos válidos. Já o candidato do MDB, senador Eduardo Braga, alcançou 401.817 votos, o que representa 20,99% dos votos.

Rondônia
O atual governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e o senador Marcos Rogério (PL) disputam o governo de Rondônia. Eles saíram da primeira fase do pleito com 38,88% dos votos válidos e 37,05%, respectivamente.

SUDESTE

São Paulo
A corrida pela gestão do maior colégio eleitoral do País se dá entre o ex-ministro da Educação e ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT), que disputou a presidência em 2018, e o ex-ministro de Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos). O republicano saiu à frente na primeira fase, com 42,32% dos votos válidos. O petista foi para o segundo turno em segundo lugar, com 35,70%.

Espírito Santo
A gestão do governo capixaba será decidida entre o atual governador, Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL). Ambos receberam, no último dia 2, respectivamente, 46,94% dos votos válidos e 38,48%.

CENTRO-OESTE

Mato Grosso do Sul
Capitão Contar (PRTB) obteve 26,7% dos sufrágios válidos no primeiro turno, ante 25,16% do adversário que também chega a segunda etapa na corrida pelo governo sul-mato-grossense, Eduardo Riedel (PSDB).

SUL

Rio Grande do Sul
Eduardo Leite foi o governador eleito em 2018 no estado gaúcho. Neste ano, ele deixou o cargo para tentar concorrer à presidência pelo PSDB, o que não ocorreu. Agora, ele disputa novo mandato estadual contra o ex-ministro do Trabalho e Previdência Social do Brasil, além de ex-deputado, Onyx Lorenzoni (PL).

Santa Catarina
O pleito do estado sulista é o único do País com um candidato do PL, partido do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro, e outro do PT, do ex-presidente e candidato a novo mandato presidencial, Luiz INácio Lula da Silva. Por lá, na primeira etapa, o candidato do PL saiu na frente, 38,61% dos votos válidos. O petista recebeu 17,42%.

Na última semana, em jogo válido pela Liga Europa, o brasileiro Antony, agora no Manchester United-ING, fez uma de suas jogadas características, o chamado drible

Esta semana que passou marcou um ponto importante que merece destaque no mercado financeiro brasileiro. O Banco Central, ainda em fase de testes e de

Neste sábado, segmentos funcionam normalmente. No dia da votação do segundo turno eleitoral, porém, haverá mudança nas disponibilidades de atendimento. Confira

Os institutos de pesquisas decidiram colocar o resultado da eleição na margem de erro, ou seja, Lula ou Bolsonaro podem vencer a eleição deste domingo

(*) Jornal Opiniao

HOMEM É DETIDO COM MAIS DE 315 MIL REAIS SUSPEITA DE CRIME ELEITORAL

jornaljangadeiro Um homem de 40 anos foi preso com mais de R$ 315 mil, escondidos em uma caixa dentro do carro. A apreensão do dinheiro, sendo R$ 261 mil em moeda nacional e 10 mil euros, aconteceu na noite de sexta-feira (28), em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, no km 303 da BR-116, em Jaguaribe, no Ceará. O dinheiro foi encontrado em uma caixa escondida embaixo do banco do passageiro do veículo. O homem não comprovou a origem do dinheiro no ato da abordagem policial. O motorista, o dinheiro e o veículo foram encaminhados à Polícia Federal, em Fortaleza, onde será instaurada investigação por possível crime eleitoral.

A CHARGE DE MIGUEL PAIVA <> "E VOEM EM MIM PARA DEPUTADO FEDERAL""....

 





Lula ganhou o debate também nas redes, mostra levantamento da Quaest Lula teve mais menções positivas que Bolsonaro em todos os quatro blocos do debate



247 - No último embate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro, o petista registrou o melhor resultado nas redes sociais. É o que mostra levantamento da Quaest feito nas redes sociais durante o debate.

Durante o debate realizado pela TV Globo nesta sexta-feira, Lula registrou 51% de comentários positivos nas redes, contra 36% de comentários positivos feitos sobre Bolsonaro.

O monitoramento da Quaest, feito em Twitter, Facebook, Instagram, sites e blogs durante os quatro blocos do debate, mostrou que, nas redes sociais, Lula registrou um desempenho melhor que Bolsonaro em todos os quatro blocos. No terceiro bloco, em que os candidatos tiveram 15 minutos cada para debate não moderado, foi registrada a maior diferença entre os dois: Lula registrou 62% de comentários positivos entre internautas, contra 41% com referências a Bolsonaro.

No segundo bloco, em que Lula e Bolsonaro debateram sobre a fome no país, o petista registrou o menor fluxo de comentários positivos (45%), enquanto Bolsonaro foi elogiado nas redes por apenas 34% dos internautas, ainda segundo levantamento. Na avaliação do diretor da Quaest, isso ocorreu porque houve embate entre os candidatos sobre os números da fome no país. Enquanto Bolsonaro reiterava números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a caracterização de linha da pobreza, Lula trazia informações sobre subnutrição trazidas em reportagem do jornal Folha de S. Paulo nesta semana.

Durante o primeiro bloco, também conduzido no modelo de debate não moderado com 15 minutos de fala por candidato, os pontos principais foram a discussão sobre o salário mínimo e acusações de "mentira" entre os presidenciáveis. Segundo a Quaest, os termos mais buscados no Google foram "Bolsonaro vai acabar com o 13", "Bolsonaro décimo terceiro salário", "Lula criou o G20" e "Lula absolvido".

(*) 247

Vídeo de Bolsonaro defendendo pílula do aborto em plenário viraliza após menção de Lula em debate da Globo

247 - Após o ex-presidente Lula (PT) ter mencionado, durante o debate da Globo desta sexta-feira (28), uma declaração de 1992 em que Jair Bolsonaro (PL) defendia o uso da pílula do aborto para controle da natalidade, internautas recuperaram o registro da fala do então deputado federal e viralizaram o momento nas redes sociais. Confira o vídeo abaixo: "Quem quiser traduzir a palavra controle para planejamento, fique à vontade. Eu falo controle da natalidade. Nós vemos a China como está, com 1.4 bilhão de habitantes, com controle rígido de natalidade, com a pílula do aborto funcionando, com aborto até de mães com oito meses de gravidez, e assim mesmo a China cresce a uma taxa de 20 milhões de habitantes por ano. Nós temos que adotar urgentemente uma política de controle da natalidade em nosso país", disse Bolsonaro na ocasião.

Bolsonaro dá chilique após perder debate para Lula e encerra de forma abrupta a entrevista



Sputnik – "Está me chamando de mentiroso? Então, vamos acabar por aqui", disse Bolsonaro após ser questionado sobre uma declaração sua — classificada pelo repórter como "mentira" — quanto à visita de Lula ao Complexo do Alemão.

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) interrompeu bruscamente sua entrevista coletiva após uma pergunta de um repórter do jornal Folha de S.Paulo, nesta sexta-feira (28), ao final do último debate presidencial do segundo turno, na TV Globo, no Rio de Janeiro.

O jornalista questionava o presidente sobre uma declaração sua quanto à visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Complexo do Alemão, no Rio, durante a campanha.

Ao indagar por que Bolsonaro "insiste na mentira" de que Lula teria ido à comunidade a convite de traficantes, o presidente bateu na mesa e rebateu: "Está me chamando de mentiroso? Então, vamos acabar por aqui".

O repórter afirmou que podia garantir que esta era uma "mentira", e Bolsonaro se despediu e deixou a sala de imprensa, onde concedia entrevista.

Durante a coletiva, o presidente esteve acompanhado do seu ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que voltou a se aliar a Bolsonaro nestas eleições, após deixar o governo em abril de 2020.

Lula optou por não conceder entrevista coletiva após o debate. O ex-presidente informou que falaria com a imprensa neste sábado (29).

O segundo turno das eleições ocorre no próximo domingo (30), entre às 8h e às 17h no horário de Brasília.

(*) 247

Placar final do debate na Globo: Lula venceu para 51,5% dos indecisos, enquanto Bolsonaro teve 33,7% da preferência



SÃO PAULO (Reuters) - A avaliação dentro da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de que seu desempenho no último debate do segundo turno, na noite de sexta-feira na TV Globo, foi o melhor até agora entre todos os que ele participou nesta eleição, mesmo com a dificuldade de encaixar falas sobre propostas.

"Foi muito bem, ganhou com folga o debate", disse uma das fontes ouvidas pela Reuters.

A análise é que Lula se manteve calmo mesmo frente às provocações do adversário Jair Bolsonaro (PL), que insistia em chamá-lo de mentiroso reiteradas vezes. Em seu treinamento para o debate, Lula trabalhou medidas para evitar perder a paciência ou se deixar perturbar, como aconteceu em debates anteriores.

Lula também conseguiu controlar bem o tempo das respostas, ao contrário do que havia acontecido no último debate, na Band, em que, incomodado com as acusações de corrupção, gastou tempo demais nas respostas e deixou Bolsonaro com um longo período para falar sozinho no final.

"Foi para isso que ele se preparou", disse uma segunda fonte. "Ele saiu feliz do debate. Apesar do Bolsonaro, ele até conseguiu encaixar algumas propostas."

Nas pesquisas qualitativas com eleitores indecisos feitas pelo PT durante o debate, de acordo com as fontes, o resultado foi majoritariamente positivo para Lula.

O resultado é o mesmo do tracking feito pelo instituto Atlas Intel. Para 51,5% dos entrevistados, Lula foi o vencedor do debate, enquanto 33,7% deram a vitória a Bolsonaro.

(*) 247


Debate da Globo: melhores momentos Lula e Bolsonaro

Flamengo x Athletico-PR: onde assistir, prováveis times e desfalques da final da Libertadores




O técnico Dorival Júnior já definiu o time que vai encarar o Furacão. E como já esperado, o Flamengo não terá surpresas e vem com força máxima para tentar conquistar o tricampeonato.
Por outro lado, a dúvida na equipe paranaense é no ataque. A tendência é que Pablo comece jogando e Vitor Roque comece no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X ATHLETICO-PR
Local: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, Guayaquil (EQU)
Data e hora: 28/10/2022, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Onde assistir : SBT, ESPN, Conmebol TV, Facebook Watch e em tempo real no LANCE!.

FLAMENGO (Técnico: Dorival Júnior)
Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabi e Pedro.

Desfalques: Rodrigo Caio e Bruno Henrique.

ATHLETICO-PR (Técnico: Luiz Felipe Scolari)
Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Abner Vinicius; Fernandinho, Erick, Alex Santana; Terans, Pablo (Vitor Roque), Vitinho

Desfalque: Marcelo Cirino.

(*) Lance.Net
www.carlosdehon.com

Futebol na TV: a programação dos jogos de hoje, sábado, 29 de outubro

Os campeonatos de futebol ao redor do mundo seguem a todo vapor, com uma recheada programação para fã nenhum colocar defeito. No país do futebol, o Campeonato Brasileiro já está na reta final, enquanto a Copa do Brasil tem os finalistas definidos: Corinthians e Flamengo. O primeiro embate, inclusive, empatou 0 a 0 na Ne Química Arena, casa do clube paulista.

Na América do Sul, a Copa Libertadores também já conhece os finalista. No principal torneio do continente, Athletico-PR e Flamengo são os clubes que vão realizar outra final brasileira na disputa - a terceira seguida.

No futebol europeu, por sua vez, os times se dividem para os jogos das competições nacionais e internacionais - a Champions League e Europa League já estão trazendo suas emoções.




ACOPIARA <> CEARÁ <> PLANTÃO POLICIAL <> MAIS UM FEMINICÍDIO <> MULHER É ASSASSINADA Á FACADAS PELO "COMPANHEIRO"...

 SÁBADO, 29 DE OUTUBRO DE 2022


Um feminicidio foi registrado no início da manhã deste sábado (29), em Acopiara. Uma mulher teve a vida ceifada por seu companheiro após uma discussão banal. As informações são do Acopiara News.

O crime ocorreu na travessa Emília de Lima Pinho, Bairro São Francisco, antiga Cobal.

De acordo com informações policiais, o casal teria passado a noite em uma festa, quando no início da manhã começaram a discutir.

A vítima, Sara Silva da Costa, 24 anos, foi atingida por vários golpes de faca e teve morte imediata. O companheiro da vítima, que já possui passagens pela polícia, inclusive abandonou a tornozeleira eletrônica logo após o crime é principal suspeito.

A polícia Militar realiza buscas nesse momento no intuito de prender o suspeito do crime.


O Rabecão foi acionado para remoção do corpo ao IML de Iguatu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...