Aziz: relatório final da CPI deve ser lido em 19 de outubro

 

O senador anunciou o calendário de encerramento da CPI da Covid, que deve contar apenas com mais uma semana de oitivas.



O presidente da Comissão Parlamentar de inquérito (CPI) da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), abriu a sessão desta quinta-feira (30) anunciando o calendário de encerramento dos trabalhos. A cúpula quer que o relatório final seja lido em 19 de outubro e, no dia seguinte, votado pelos senadores.

Com o feriado de 12 de outubro, Aziz disse acreditar que o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), terá "tempo suficiente para elaborar seu relatório. Seria apresentado e, no dia 20, votado". Uma mudança de planos ainda pode ocorrer, mas, segundo o presidente, seria uma exceção.

"Só se houver um fato muito grave, relevante, do ponto de vista novo e não daquilo que a gente vem tratando. Sobre tratamento precoce, imunização de rebanho, vacina, um fato extra pauta que até hoje não foi tratado aqui. Aí abriremos exceção."

A ideia é que os membros tenham acesso ao texto do relatório dias antes, para que possam estudar o documento. Aziz pediu para que a entrega fosse feita em 16 de outubro, com leitura no dia 19 e votação na sessão seguinte. "Acertadíssimo", respondeu Calheiros.

Para a próxima semana de trabalhos, a cúpula da CPI quer realizar uma última rodada de depoimentos. Na terça-feira (5/10), quem deve comparecer é o empresário Carlos Alberto de Sá, sócio da VTCLog, contratada para receber e distribuir vacinas contra a Covid. A empresa de logística é suspeita de ter feito pagamentos ao ex-diretor de logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias, também investigado pela CPI e um dos que será indiciado no relatório final.

Na quarta-feira (6), os senadores querem ouvir um dos médicos que atuaram dentro da Prevent Senior e que fazem parte do rol de profissionais que denunciaram a operadora de saúde de realizar experimentos com uso do 'kit covid' sem autorização dos familiares de pacientes e aval da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) realizam a interlocução.

O depoimento que deve encerrar os trabalhos da CPI busca ouvir um dos representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O objetivo é aprofundar nas investigações mirando a Prevent Senior. Após as revelações na comissão, a ANS autuou a rede por constatar "indícios de infração". A justificativa é que a Prevent deixou "de comunicar aos beneficiários as informações estabelecidas em lei".

(*) Senado Federal
R7
www.carlosdehon.com

HORA DO ALMOÇO > LIGUE DELIVERY CHURRASCARIA E PIZZARIA O ARAUJO 02 >

 







INFORMATIVO ÓPTICA MORAIS > PROMOÇÃO "SABADOU COM A MORAIS"

30/09/2021 > QUINTA-FEIRA




BA: acidente entre carreta, ônibus e van deixa ao menos 12 mortos

Um acidente envolvendo um ônibus de passageiros, uma van e uma carreta carregada de eucaliptos deixou ao menos 12 mortos na noite de quarta-feira (29), na BR-101, altura do quilômetro 703, em Eunápolis, no sul da Bahia.

A carreta Bitrem carregada de eucaliptos transitava na rodovia, com dois semirreboques, quando toras da carga se desprenderam e acabaram atingindo o ônibus e a caminhonete van. O coletivo fazia o transporte de passageiros no itinerário entre as cidades de Itacaré e Porto Seguro.

Segundo a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal na Bahia, o acidente deixou 17 feridos, sendo seis deles com ferimentos graves. Todas as vítimas foram encaminhadas para atendimento nos hospitais de Eunápolis e Porto Seguro. Uma investigação irá determinar as causas do acidente.

Dia Mundial do Coração: veja os exercícios benéficos para a saúde cardíaca

A corrida e a caminhada ajudam o coração e podem ser alternadasGetty Images (Buena Vista Images)


Os cuidados com a saúde cardíaca devem fazer parte da rotina desde o início da vida. A alimentação saudável, o controle do estresse e a atividade física moderada são medidas essenciais para a prevenção de doenças cardiovasculares. O Dia Mundial do Coração, celebrado neste 29 de setembro, faz um alerta para a atenção a um dos principais órgãos do corpo humano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos, no mínimo, de atividade aeróbica por semana para adultos saudáveis e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

O sedentarismo está associado a várias doenças que aumentam o risco de problemas cardiovasculares. A falta de atividade física favorece o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem de sangue, compromete o funcionamento do órgão e pode levar ao infarto, além do risco de provocar acidente vascular cerebral (AVC) e trombose.

“Quanto mais precocemente começamos a cuidar do coração, menores os fatores de risco ao longo da vida. Hoje, temos a obesidade infantil e taxas elevadas de colesterol no sangue das crianças. A pandemia de Covid-19 aumentou o sedentarismo nessa faixa etária e pode ser gerador de um fator de risco maior para problemas cardíacos”, afirma Vanessa Guimarães, cardiologista do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

Especialistas consultados pela CNN destacam que os exercícios aeróbicos, em geral, podem trazer benefícios para a saúde do coração.

Jovem induzida ao suicídio por grupo na internet agonizou por 2 horas em hospital



A jovem de 21 anos que morreu após ser vítima de um grupo criminoso que divulgava diferentes maneiras de cometer suicídio agonizou durante duas horas no Hospital Regional do Paranoá, após consumir uma substância tóxica. Ela ingeriu nitrito de sódio com o intuito de testar os efeitos em seu organismo a fim de conseguir um possível autoextermínio.

A mulher, que morreu em 3 de fevereiro deste ano, era aficionada em jogos on-line e participava de um grupo no WhatsApp criado pelos criminosos. Na plataforma denominada “CTBus” (catch the bus, expressão em inglês utilizada para se referir ao cometimento de suicídio), os membros apresentavam orientações para a realização do ato extremo. Eles também usavam a Dark Web e o Telegram para propagar o conteúdo proibido.

Após ser socorrida pelos pais e levada pelo Corpo de Bombeiros ao hospital, os médicos avisaram à família que a jovem precisava tomar um medicamento chamado Azul de Metileno para que sua vida fosse salva. A substância, no entanto, estava em falta na unidade do Paranoá e em todas as outras da rede.

(*) METROPOLES www.carlosdehon.com

Palmeiras e Flamengo farão a 4ª final brasileira na Libertadores

 

Grande decisão colocará frente a frente os dois últimos campeões. Jogo está marcado para dia 27 de novembro, em Montevidéu.



A 62ª edição da Copa Libertadores da América terá mais uma decisão brasileira. Após eliminarem Atlético Mineiro e Barcelona de Guayaquil, respectivamente, Palmeiras e Flamengo farão a grande final do dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

Essa será a quarta vez na história em que duas equipes do Brasil decidem a maior competição de futebol da América do Sul. Curiosamente, é a segunda vez em que isso ocorre de maneira consecutiva.

A primeira vez foi em 2005, quando São Paulo e Athletico Paranaense se enfrentaram em dois jogos. Quem levou a melhor foi o Tricolor. Após um empate em 1 a 1 no jogo de ida, os paulistas golearam por 4 a 0 e ficaram com a taça. No ano seguinte, o time do Morumbi chegou mais uma vez na decisão. O adversário dessa vez foi o Internacional, que acabou se sagrando campeão ao ganhar a primeira partida por 2 a 1 e empatar no Beira-Rio em 2 a 2.
A última vez que brasileiros se encontraram na decisão foi no ano passado. Em jogo único, Palmeiras e Santos disputaram o título até o último minuto, quando Breno Lopes marcou o gol que decretou a vitória alviverde por 1 a 0, no Maracanã.

Mais do que times brasileiros, no entanto, a final da Libertadores 2021 reunirá os seus dois últimos campeões. Um tira-teima digno do tamanho da competição e do que fizeram Palmeiras e Flamengo nos últimos anos, no país e no continente.

(*) R7
www.carlosdehon.com

CPI da Covid ouve empresário acusado de financiar fake news

 

Otávio Fakhoury é apontado como financiador de desinformação e também é investigado no inquérito das Fake News no STF.

Otávio Fakhoury será ouvido nesta quinta-feira pela Comissão

REPRODUÇÃO


A CPI da Covid ouve, nesta quinta-feira (30), o empresário Otávio Oscar Fakhoury. O pedido da convocação dele foi feito vice-presidente da Comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e aprovado pela comissão. Segundo o senador, o empresário foi identificado como o ‘maior financiador de disseminação de fake news". Fakhoury também é investigado no inquérito conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o tema.

O requerimento de convocação argumenta que o empresário financia “canais de disseminação de notícias falsas, como o Instituto Força Brasil, Terça Livre e Brasil Paralelo.” Ainda de acordo com o texto do requerimento, “esses canais estimularam o uso de tratamento precoce sem eficácia comprovada, aglomeração e diversas outras fake news sobre a pandemia.”

Fakhoury está no radar da CPI desde agosto. Em abril de 2020, os senadores tinham aprovado a quebra dos sigilos bancário, telefônico e telemático dele. Um requerimento apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) também garantiu à Comissão acesso a dados fiscais do empresário, desde 2018.

Depoimento tumultuado

O depoimento do empresário Luciano Hang à CPI da Covid na quarta-feira (29) foi marcado desde o início da sessão por uma série de ataques e interrupções de senadores de oposição durante as respostas do dono das Lojas Havan. Hang também foi convocado por suspeitas de envolvimento em financiamento de disparo de fake news, assim como suspeitas de integrar o chamado "gabinete paralelo", composto de pessoas que não fazem parte do governo, mas assessoravam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com informações negacionistas no âmbito da pandemia.

(*) R7
www.carlosdehon.com

Interrupção das águas do São Francisco não afeta volume do Castanhão, diz SRH

Reserva hídrica do maior açude do Ceará é duas vezes inferior ao percentual mínimo que indica cenário crítico(foto: JÚLIO CAESAR)


Há mais de quatro meses sem receber as águas da transposiçãodo Rio São Francisco, o açude Castanhão, maior reservatório hídrico do Ceará, encerra setembro com a menor carga hídrica já registrada em 2021 (10,03%). Em maio, último mês de bombeamento das águas do Velho Chico para o açude, o volume era de 12,28%. Apesar da redução, a Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos (SRH) diz que a suspensão do bombeamento das águas da transposição ao Ceará tem pouca relação com os números atuais.

De acordo com a pasta, a maior parte do volume hídrico do Castanhão provém das chuvas registradas entre fevereiro e maio, período conhecido como quadra chuvosa. “As águas do São Francisco são um complemento, mas não significa muito no todo”, acrescentou a SRH em nota enviada ao O POVO.

Alta até 8% no preço de cervejas da Ambev a bares e restaurantes será repassada ao consumidor cearense

Aumento no valor das cervejas Ambev se dará na segunda-feira, 4 de outubro, a bares e restaurantes. Estabelecimentos elevarão valores com troca de estoque(foto: Reprodução/Unsplash)


Os preços das cervejas da Ambev vão aumentar entre 6% e 8% em todo o País e os estabelecimentos de alimentação fora do lar não têm como segurar essa alta, que será repassada ao consumidor integralmente. O encarecimento se dará em embalagens desde 600ml até descartáveis.

A informação é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), que esclarece que o encarecimento será a partir da segunda-feira, 4 de outubro, na Ambev, mas somente começará a valer quando os estoques dos estabelecimentos forem renovados.

Em nota ao O POVO, a Ambev informa que faz, periodicamente, ajustes nos preços de seus produtos e as mudanças variam de acordo com as regiões, marca, canal de venda e embalagem.

Taiene Righetto, presidente Abrasel-CE, informa que o aumento no valor da gelada vai variar muito do tipo de distribuidora e embalagem, mas vai de 6% a 8%. Ele acrescenta que no Ceará o sentimento do impacto é muito grande, pois na Grande Fortaleza, por exemplo, há uma das maiores inflações do País.

Maioria dos esquartejamentos no Ceará seria praticada por facções

Quatro casos de esquartejamento foram registrados em setembro deste ano. O POVO fez um levantamento dos desmembramentos e decapitações dos últimos cinco anos


Um corpo esquartejado foi encontrado em um terreno abandonado na avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza, nesta quarta-feira, 29. Além de diversas partes do corpo arrancadas, a vítima estava sem os cinco dedos da mão, o que é uma simbologia de facção criminosa. Esse é o quarto esquartejamento do mês de setembro de 2021.

Ainda neste mês, partes do corpo de um homem foram encontradas no Siqueira e no Anel Viário. Esse caso, no Bom Jardim, em que o adolescente filho da vítima foi apreendido suspeito pela ação, e a própria companheira da vítima, Sara Nascimento Parente de Morais, também foi detida por envolvimento no assassinato, foi uma exceção dentre as motivações de crimes cruéis desse tipo que acontecem em Fortaleza e na Região Metropolitana (RMF). A maioria ainda seria relacionada a facções criminosas, conforme apurou O POVO.

Os outros dois casos do mês foram em Caucaia e no bairro Jangurussu, em Fortaleza. No primeiro, um jovem chamado Luan teve braços, pernas e cabeça arrancados, no dia 16; e o segundo foi uma decapitação no bairro Jangurussu, no dia 19, de uma vítima não identificada. Ambos teriam relação com organizações criminosas. No caso de Luan, os suspeitos foram apreendidos. Eles afirmaram à Polícia que uma traição da organização criminosa os motivou a cometer o crime tão brutal.

(*) O Povo
www.carlosdehon.com

Após encontro com FHC, Eduardo Leite descarta ser vice: ‘’nem de Ciro ou de ninguém’’, diz o tucano

 Eduardo Leite e Tasso Jereissati
Eleições 2022

Vinte e quatro horas após receber o apoio do senador Tasso Jereissati, que desistiu de concorrer às prévias do PSDB, o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se reuniu, nesta quarta-feira, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e, ao sair do encontro, quando questionado sobre possíveis alianças, descartou ser candidato a vice na chapa encabeçada pelo pedetista Ciro Gomes ou de qualquer outro postulante ao Palácio do Planalto.

‘’Não faz o menor sentido ser vice, nem do Ciro [Gomes, PDT], nem de ninguém”, disse Eduardo, que acrescentou: “Não estou alinhado com ele, que é equivocado na sua visão de desenvolvimento”.

As declarações foram feitas após o encontro com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Eduardo participou da reunião ao lado do senador Tasso Jereissati.

Ao ser questionado qual posição adotará se perder as prévias, Eduardo foi pragmático e garantiu que estará engajado à campanha do candidato tucano. Sobre o encontro com o ex-presidente FHC, o gaúcho afirmou que não iria constranger o presidente e falar sobre a preferência do líder tucano nas prévias.

Segundo Eduardo Leite, FHC destacou a força de quem tiver mais condições de agregar o partido: “ele reforçou que o melhor candidato é quem tiver mais chance de agregar, dentro e fora do partido”. Leite surge como um nome de diálogo e cria um contraponto à postura mais fechada de João Doria.

As prévias do PSDB para escolha do candidato à Presidência da República estão marcadas para o dia 21 de novembro e, além de Doria e Eduardo Leite, tem, também, como inscrito, o ex-prefeito de Manaus, Artur Virgílio. Tanto Doria quanto Eduardo Leite estão em campanha, com visitas aos Estados e conversas com deputados federais, senadores, deputados estaduais, prefeitos e lideranças regionais que irão votar na eleição interno do PSDB.

Um passo atrás: Senado aprova projeto que enfraquece Lei de Improbidade Administrativa




O Senado deu um passo atrás, nesta quarta-feira, ao aprovar um projeto de lei que prevê que o agente acusado de lesar o patrimônio público só será punido quando comprovada a intenção de cometer o crime. O texto, aprovado por 47 votos a 24, enfraquece a Lei de Improbidade Administrativa. De acordo com a legislação atual, é considerada improbidade administrativa qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que cause lesão ao erário.

A nova lei institui, ainda, outra mudança prevista para os casos dessa natureza, que é a redução, de oito para quatro anos, do prazo de prescrição – tempo que o Estado tem para aplicar sanções contra os responsáveis pelas irregularidades. O Projeto de Lei (PL) 2505 /2021, de autoria do Roberto de Lucena (Podemos-SP), com as mudanças na Lei de Improbidade Administrativa, já havia sido aprovado na Câmara.

Sem muita polêmica, o Senado aprovou o parecer do relator, senador Weverton (PDT-MA), favorável ao projeto. Entre todos os partidos, apenas Podemos, PSDB, Cidadania, Rede e PSL votaram contra o texto. O resultado da votação foi possível depois que Weverton apresentou modificações no parecer, acordadas na terça-feira (28/9), durante audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e em reuniões com senadores, lideranças da Câmara, prefeitos, representantes do Ministério Público e da sociedade civil.

Uma das alterações feitas pelo relator estabelece que a condenação em honorários de sucumbência ocorrerá apenas para os casos de comprovada má-fé. Outra modificação é a dilatação do prazo de transição para a manifestação do interesse do Ministério Público, que passa de 120 dias para um ano. Como houve mudança no texto aprovado pelos deputados federais, o projeto volta à Câmara.

O senador Weverton disse que a ideia do projeto é dar um tratamento diferenciado aos corruptos e aos que cometem irregularidades sem intenção.

“A gente vai separar os maus gestores que erram tecnicamente, mas sem vontade ou sem intenção de lesar o patrimônio público, dos que cometem o ato de improbidade que é o ato de corrupção”, disse o relator.

PEDRADA NO COMBATE À CORRUPÇÃO

A lista de crimes de improbidade administrativa inclui o enriquecimento ilícito, nepotismo e fraude em licitação. Os responsáveis podem ser punidos com a suspensão de direitos políticos, perda de função pública, indisponibilidade de bens e o ressarcimento do dano ao patrimônio público, além de sanções penais.

Para o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o projeto representa um “retrocesso” e uma “pedrada” no combate à corrupção. “Esse projeto não é favorável à transparência, não é favorável à administração pública, não protege o bom gestor”, criticou o parlamentar, ao expor, também, restrições ao dispositivo que diminui o prazo de prescrição dos crimes de improbidade administrativa.

Segundo Alessandro Vieira, essa redução poderá levar ao arquivamento cerca de 40% das ações relacionadas a delitos dessa natureza e que estão em andamento. O senador afirmou que, por trás da proposta, está o interesse de proteger políticos investigados por suspeitas de irregularidades.

Após pressões, Petrobras anuncia R$ 300 milhões para subsidiar gás de cozinha de famílias de baixa renda



A sucessão de cobranças e críticas ao constante aumento no preço dos combustíveis levou a Petrobras  anunciou a destinação de R$ 300 milhões para a criação de um programa social de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, com foco no gás de cozinha. A informação foi antecipada pelo site do Jornal O Globo.

Segundo a reportagem, a decisão foi anunciada dias depois de o presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, ter afirmado que não haveria qualquer mudança na política de preços da estatal e que não caberia à empresa ações para subsidiar o preço do botijão de gás, um dos itens que mais pressionam os gastos das famílias de baixa renda.

De acordo com as informações da Perobras, o programa terá duração de 15 meses, ou seja, se estenderá até o mês de dezembro de 2022. Segundo, ainda, a estatal, o programa, que foi aprovado pelo Conselho de Administração, é similar a ações sociais de praticadas por outros players de mercado e se justifica pelos efeitos da pandemia de Covid-19.

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, destacou que, com essa iniciativa, a estatal fortalece a suas ações na área social. “Somos uma empresa socialmente responsável e comprometida com a melhoria das condições de vida das famílias, particularmente das mais vulneráveis. A pandemia e todas as suas consequências trouxeram mais dificuldades para as pessoas em situação de pobreza. Tal fato alerta a Petrobras para que reforce seu papel social, contribuindo ainda mais com a sociedade”, observa Joaquim Silva e Luna.

FUTEBOL > Gols de quarta-feira > Brasileirão Champions league > Libertadores > COPA SUL-AMERICANA E OS JOGOS DE HOJE NA TV

 30/09/2021 > QUINTA-FEIRA


14h00 – Portugal x Cazaquistão – Copa do Mundo de Futsal (semifinal) Canais: SporTV e youtube.com/FIFATV 19h00 – Flamengo x Cruzeiro – Copa do Brasil Sub-17 Canais: SporTV 21h30 – Athletico x Peñarol – Copa Sul-Americana Canais: CONMEBOL TV 21h30 – Sampaio Corrêa x Remo – Brasileirão Série B Canais: SporTV e Premiere

ESPECIAL > 100 ANOS DE ACOPIARA > PARABÉNS MINHA TERRA QUERIDA!!!!!!

 28/09/2021 > TERÇA-FEIRA❤


ESPECIAL 100 ANOS

ACOPIARA TE AMO

Quando cheguei por aqui

Numa seca de lascar

Botei os olhos pra fora

E comecei a imaginar

Que céu tão azulado

Onde voam andorinhas

Onde ás águas são barrentas

Cheias de pedras cinzentas...

Onde passam por mim calangos

Lagartixas e cobras verdes

Onde tizius saltitantes

Pulam em cima das estacas

Que terra tão vermelha

Com gente tão enrugada

Que carrega no ombro á luta

Nas mãos tão calejadas

Que assombrosa vegetação

Árvores tão gigantescas e virgens

Que cansa o pensamento ao tentar viver.

Que subidas e descidas tão ásperas

Tão cansativas que murmuram amor na solidão da noite...

Que lugar tão forte e causticante deste seara

Essa terra só pode ser chamada de Acopiara.













CARDÁPIO DESTA SEGUNDA-FEIRA DA CHURRASCARIA O ARAÚJO 02 > HOJE TEM PELA SÉRIE B > VASCO X GOIÁS AO VIVO!!!!!








 

Crise climática piora, mas deputados dão menos atenção ao tema, diz estudo

MEIO AMBIENTE


Segundo investigadores, Don Francesco Spagnesi, 40, participava dos encontros em que havia uso de entorpecentes como GHB e cocaína (A atual composição da Câmara dos Deputados dedica menos atenção à crise climática do que a anterior, mostra relatório do Observatório do Legislativo Brasileiro. O engajamento dos parlamentares com o tema, que já era baixo no período de 2015 a 2018, diminuiu ainda mais a partir de 2019.
Enquanto isso, novos relatórios sobre o clima mostram que o aumento da temperatura média da Terra provocará cada vez mais eventos extremos em todo o planeta, Brasil incluído. Chuvas torrenciais e secas prolongadas fazem parte mesmo dos prognósticos menos pessimistas.

A análise sobre o desempenho dos deputados foi feita com a participação do projeto Política por Inteiro (responsável, junto com a Folha de S.Paulo, pelo Monitor da Política Ambiental), que faz um ranking dos parlamentares em uma série de assuntos. Nesse caso, mudança do clima.

A maior parte dos parlamentares avaliados pelo Observatório tem avaliação negativa quando o tema é crise climática. A nota média dos deputados federais é de -1,39 e a mediana (o valor "do meio" nas notas), -2,98 (o gradiente vai de -10 a 10).

Na legislatura anterior, a média era de -0,89.

"Uma das formas de ler [o resultado] é que você tem uma legislatura mais desfavorável ao tema das mudanças climáticas, o que é condizente com o que está acontecendo. Pode ser que isso seja decorrente de você ter parlamentares mais extremistas ou pelo fato de o governo ser mais contrário ao tema", diz Leonardo Martins Barbosa, doutor em ciência política pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e pesquisador do Observatório do Legislativo Brasileiro.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nunca tratou a área ambiental como uma de suas prioridades. De acordo com especialistas, suas ações têm impacto negativo para as discussões sobre o meio ambiente brasileiro.

Em seus discursos, Bolsonaro se diz crítico de áreas de proteção de biomas, por exemplo e se declara favorável à exploração mineral em terras indígenas, que têm elevado grau de vegetação nativa preservada. Além disso, manteve por mais de dois anos um ministro do Meio Ambiente que atuou para desmontar mecanismos de combate ao desmatamento.

Os autores do relatório sobre os deputados observaram que as notas mais comuns encontradas na legislatura atual foram -4, -3 e 4. Ou seja, ao mesmo tempo em que há parlamentares com atuações negativas, há outros que puxam a avaliação para o lado positivo.

"Temos uma elite que trabalha a favor e uma que trabalha contra", afirma Barbosa.

O relatório mostra que a atuação positiva ou negativa em relação ao tema é determinada, de forma geral, pela posição na linha ideológica que o partido do deputado ocupa. Siglas mais à esquerda, como PSOL, Rede, PCdoB, PT e PV, dão mais atenção à questão climática do que agremiações à direita do espectro político.

"É um tema ainda desconhecido pela maior parte dos parlamentares. Há uma falsa ideia de que essa pauta é de esquerda", diz Olivia Ainbinder, analista de políticas públicas da Política por Inteiro. "Falta conhecimento sobre as oportunidades econômicas com a descarbonização da economia brasileira."

A identificação com a esquerda e a atuação positiva de somente uma fatia dos parlamentares pode prejudicar a evolução das discussões sobre o tema, dizem os especialistas.

"Seria muito interessante termos uma frente parlamentar climática", diz Ainbinder. Ele afirma que, atualmente, os parlamentares que atuam na área o fazem a partir de pautas que tangenciam a crise climática, como energia solar e eólica.

A evolução na discussão não precisaria de um grupo grande. Barbosa afirma que uma bancada temática possibilita uma atuação mais estratégica no Congresso, algo mais difícil quando o grupo se divide em diversos temas.

"O processo legislativo não é simplesmente ter maioria. É controlar como o processo ocorre. Ter uma bancada especializada pode potencializar a ação de um grupo que parece ser minoritário no Congresso brasileiro hoje, que é o ambiental", diz o pesquisador.

Congresso aprecia, nesta segunda-feira, veto à federação de partidos será votado

Uma segunda-feira com agenda cheia no Congresso Nacional: os deputados federais e senadores terão, hoje, sessões semipresenciais para análise de vetos presidenciais e de projetos de lei. A sessão será dividida em três etapas: às 10 horas, para deputados; às 16 horas, para senadores; e às 19 horas, novamente para deputados. A terceira sessão servirá para que a Câmara delibere sobre vetos a projetos iniciados no Senado. Na pauta, 36 vetos, entre eles o veto total do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao projeto de lei que institui as federações partidárias. O Projeto de Lei permitia que partidos políticos se unissem a fim de atuar como uma só legenda nas eleições e na legislatura. A proposta passou pela Câmara e pelo Senado com o objetivo de ajudar os partidos menores a alcançarem a cláusula de barreira, regra que limita a atuação de legendas que não obtém determinada porcentagem de votos para o Congresso. A cláusula seria calculada para a federação como um todo e não para cada partido individualmente. O texto aplicava à federação de partidos todas as normas previstas para os partidos políticos nas eleições, como escolha de candidatos, propaganda eleitoral e arrecadação de recursos para campanhas, além da fidelidade partidária durante o mandato, como relata, em sua participação no Jornal Alerta Geral, o repórter Carlos Alberto. (*) Ceará Agora

PEC, com mudanças nas regras das eleições de 2022, está pronta para ser promulgada pelo presidente do Congresso Nacional



Está sobre a mesa do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, do PSD de Minas Gerais, para promulgação, o texto da Proposta de Emenda à Constituição, PEC, que institui novas regras para as eleições de 2022. As mudanças não mexem, nesse momento, com a vida dos eleitores, mas antecipam novos planejamentos entre os partidos. O assunto ganha destaca, nesta segunda-feira, no Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral, entre os jornalistas Beto Almeida e Luzenor de Oliveira.

A PEC estabelece, entre as novidades, que os votos dados a mulheres e pessoas negras, para a Câmara dos Deputados, nas eleições de 2022 a 2030, serão contados em dobro para fins de distribuição, entre os partidos políticos, dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (Fundo Eleitoral).

A contagem em dobro, conforme a nova legislação, será aplicada apenas uma vez, ou seja, os votos para uma candidata negra, por exemplo, não poderão ser contados em dobro duas vezes (por ser mulher e por ser negra). Um dos critérios para a distribuição dos recursos desses fundos é exatamente o número de votos obtidos, assim a ideia é estimular candidaturas desses grupos.

O texto aprovado mantém a regra atual, que prevê a perda do mandato dos deputados (federais, estaduais ou distritais) e vereadores que se desfilarem do partido pelo qual foram eleitos, mas cria uma exceção para a manutenção do mandato: quando o partido concordar com a filiação.

Após críticas, Facebook suspende versão do Instagram para crianças



O Facebook disse nesta segunda-feira (27) que suspendeu o desenvolvimento de uma versão do aplicativo Instagram para crianças menores de 13 anos, que foi amplamente questionada pela comunidade internacional.

"Apesar de mantermos a necessidade de desenvolver essa experiência, decidimos pausar o projeto", afirmou o chefe do Instagram, Adam Mosseri, em um comunicado.

R7

Presente de despedida: Camilo, antes de deixar o Governo, vai entregar, em 2022, fábrica de Grendene na cidade do Crato

Com altos índices de aprovação administrativa e considerado o nome mais forte para concorrer ao Senado, o Governador Camilo Santana (PT) terá uma agenda de muitas inaugurações no primeiro semestre de 2022 e, ao entrar no clima de despedida do cargo, deixará bons presentes em muitas cidades da Grande Fortaleza e do Interior do Estado. Um dos maiores presentes ficará na cidade do Crato que, pelas mãos de Camilo Santana, ganhará, no próximo ano, uma fábrica da Grendene, com investimentos de R$ 30 milhões, produção mensal de 500 mil pares de calçados e 1.000 empregos diretos, como conta, direto da Região Metropolitana do Cariri, o repórter Aluísio Vilar. Durante o Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral, os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida destacam as boas notícias na economia do Ceará, com a ampliação do setor calçadista e, também, dos investimentos nas obras de infraestrutura limpas, como saneamento básico, energia eólica e energia solar. O repórter Sátiro Sales destaca, em sua participação, os investimentos que o Brasil receberá nessa área, com alguns bilhões de reais destinados ao Ceará.

Três pessoas são carbonizadas após colisão frontal de veículos na BR-020, em Caridade

A Polícia Rodoviária informou que houve uma colisão frontal entre um Chevrolet Onix e um caminhão.
CARIDADE > CEARÁ


Uma colisão frontal registrada no município de Caridade, no Ceará, deixou três corpos carbonizados, nesta manhã de segunda-feira, 27, na BR-020. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local. A equipe da PRF repassou ao O POVO que os veículos envolvidos são um Chevrolet Onix e um caminhão Mercedes Benz L 1620.
*Mais informações em instantes

OS GOLS DA RODADA CEARÁ E FORTALEZA VENCEM, OS RESULTADOS DA SÉRIE D > O FERRIM PERDEU PRO FLORESTA!!!!

Saiba o que os times cearenses precisam fazer para avançar de fase na Série D Os times cearenses obtiveram resultados diferentes nos jogos de ida das oitavas de final da Série D 2021, disputados nesse sábado, 25. Enquanto o Atlético Cearense venceu o Paragominas-PA por 2 a 0, no estádio Domingão, em Horizonte, o Guarany de Sobral perdeu para o Campinense-PB por 2 a 1 jogando no estádio Amigão, em Campina Grande (PB). Com isso, o Atlético poderá até perder por um gol de diferença que garantirá vaga nas quartas de final. Se perder por dois gols, o jogo irá para os pênaltis. Não há mais o critério do gol marcado fora de casa como desempate em competições da CBF. O Guarany, por sua vez, terá de vencer por dois gols de diferença para avançar de fase ainda no tempo regulamentar. Se vencer por um gol de diferença, o Bugre leva o jogo para as penalidades. Os jogos da volta ocorrem no próximo domingo, 3. O Atlético viaja 1.532,1 km até Paragominas para enfrentar o time da casa na Arena Verde, às 16 horas. O jogo do Guarany ocorre no estádio do Junco, em Sobral (Região Norte do Estado), às 15 horas. Ambos os jogos serão transmitidos gratuitamente pelo site Eleven Sports. A definição do chaveamento das quartas de final ocorre a partir das campanhas gerais dos clubes na competição. Assim, o classificado para as quartas que tiver somado o maior número de pontos desde a fase de grupos enfrentará o oitavo melhor, assim como o segundo enfrentará o sétimo e daí por diante. Até o momento, a Ferroviária-SP tem a melhor campanha da competição, com 40 pontos conquistados. Em seguida vem o ABC, com 33; o Guarany de Sobral e a Aparecidense-GO, ambos com 32. O Atlético Cearense tem a 13ª melhor campanha entre os 16 times que estão nas oitavas de final. Apenas Cianorte-PR, Caxias-RS, Esportivo-RS possuem campanhas inferiores à da Água da Precabura. Os quatro times que alcançarem as semifinais sobem para a Série C 2022. Mesmo com a vitória, o Atlético saiu de campo fazendo muitas críticas à arbitragem. O clube chegou a publicar uma nota de repúdio classificando como "desastrosa" a arbitragem de Rafael Martins Diniz, do Distrito Federal. A principal reclamação foi um pênalti não marcado para a Águia. “Infelizmente, sabemos que o que aconteceu ficará por isso mesmo e caíra no esquecimento, mas enquanto tivermos força e voz para lutar por uma arbitragem qualificada para TODAS as equipes, faremos isso”, publicou o clube. Confira abaixo os resultados dos outros jogos de ida das oitavas de final da Série D: América-RN 1 x 0 Moto Clube-MA 4 de Julho-PI 1 x 1 ABC-RN Cianorte-PR 0 x 0 Aparecidense-GO Caxias-RS 2 x 0 União-MT Esportivo-RS 1 x 2 Ferroviária-SP Uberlândia-MG 1 x 0 Joinville-SC Jogos de futebol hoje, segunda, 27 de setembro; onde assistir ao vivo e horário Jogos Internacionais 13h - FC Olimpiyets Nizhny x CSKA Moscovo - Bandsports 15h45min - Venezia x Torino - STAR+ 16h - Celta de Vigo x Granada - ESPN 16h - Crystal Palace x Brighton - Fox Sports 20h15min - Newells Old Boys x Huracán - Fox Sports Brasileirão Série B 2021 20h - Vasco x Goiás - SporTV e Premiere Brasileirão Sub-20 2021 15h - Sport x Ceará - Eleven Sports 16h15min - Atlético-MG x São Paulo - SporTV

INFORMATIVO ÓPTICA DIAMANTE > HOJE É DIA DE SUA CONSULTA COM O OFTALMOLOGISTA NA ÓPTICA DIAMANTE!!!!!!LIGUE 9 9935-8660

 



Nuvens de areia produzem imagens impressionantes em municípios paulistas; Inmet explica fenômeno

TEMPESTADE DE AREIA NO INTERIOR PAULISTA


Vários municípios de São Paulo — como Franca e Ribeirão Preto — registram tempestades de areia na tarde deste domingo, 26. No Twitter, os usuários compartilham vídeos de uma nuvem de cor terrosa, avançando entre prédios e casas. Veja:

De acordo com o meteorologista Heráclito Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é, na realidade, uma nuvem de poeira levantada pela instabilidade climática. Quando há formação de chuvas, a temperatura elevada, a baixa umidade relativa do ar e os ventos fortes provocam um área de instabilidade. Assim, o ar frio desce, levantando a poeira de terrenos geralmente desmatados.

"[Esse fenômeno] É muito comum em áreas agrícolas", explica o meteorologista. O estado de São Paulo estava com umidade relativa do ar em torno dos 20% e 25%, além de registrar alertas no Inmet para chuvas entre hoje e amanhã, dia 27, com ventos intensos (de 40 a 60 km/h). O estado também estava com alerta para queda de granizo.

"A origem são normalmente de áreas desmatadas ou sem vegetação. Pode transportar por longas distâncias, dependendo das variações de pressão atmosférica e ventos turbulentos", comenta Jeovah Meireles, professor do departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Por outro lado, a nuvem de poeira de SP não deve sair do estado, afirma o meteorologista Heráclito.
Pode ocorrer no Ceará?

O Ceará entrou na temporada de ventos fortes em agosto e a Marinha emitiu alerta, neste domingo, 26, para ventos de até 60 km/h na faixa litorânea do Estado.

No entanto, as condições cearenses não devem causar nuvens de poeira como as vistas em SP, analisa a professora Elisa Zanella, do curso de Geografia da UFC e vice-coordenadora do Mestrado do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFC).

"No Ceará, não acredito que tenhamos ventos com tamanha velocidade para suspender tanto solo. Nossos ventos fortes estão associados à estabilidade do tempo, não à instabilidade", explica. "Nossos solos também não estão tão descobertos, pois embora a vegetação esteja seca, o solo não é muito utilizado para a agricultura. Tem as raízes que protegem", completa.
Relações com a emergência climática

Apesar de não ser um fenômeno anormal, ele também não era tão comum no Brasil até há pouco tempo, afirma o geógrafo Wellington Romão Oliveira: "As queimadas do corte de cana podem ter contribuído pra deixar o solo exposto, pode ter sido sim um fator. Mas é impossível negar o efeito das mudanças climáticas, episódios como esses são novos e até pouco tempo atrás eram uma novidade para nós brasileiros".

Assim como Wellington, o professor Jeovah comenta a tendência de nuvens de poeira ocorrerem em áreas desmatadas. Além disso, ele destaca a importância de identificar o local de origem da nuvem. "Se for de uma área desmatada,", reflete, "o vento suspendeu argila, cinzas e areia muito fina".

O Inmet recomenda que os moradores fiquem em locais fechados enquanto a nuvem de areia passa - elas não costumam ficar muito tempo e são logo dissipadas pela chuva. Ainda, se houver necessidade de sair para a área externa, é importante cobrir o rosto com um pano ou máscara, para evitar a inalação de poeira.


Grécia: terremoto atinge ilha de Creta na madrugada desta segunda-feira

ILHA DE CRETA > GRÉCIA


Um terremoto de magnitude 6 atingiu a Grécia na madrugada desta segunda-feira, 27. Aproximadamente àss 9h15min, horário local (3h15min, horário de Brasília), um tremor foi registrado cerca de 15 quilômetros a sudeste da cidade de Heraclião, na ilha de Creta.

Segundo o Serviço Sismológico Mediterrâneo-Europeu (EMSC, na sigla em inglês), o epicentro teve profundidade de 10 quilômetros, e aconteceu em terra. Segundo relatos no site da organização, o tremor durou entre cinco e dez segundos e causou danos.

Nos depoimentos publicados, há menções a casas de pedra com rochas caindo da estrutura, escolas sendo evacuadas e ruas com fissuras no asfalto. Até o momento, não há informações sobre mortos ou feridos.

Tremores secundários seguem sendo registrados na região. Abalos menores após o inicial são comuns em terremotos, e, entre os da Grécia, foram registradas magnitudes entre 3,2 e 4,8, nesta madrugada.

Estado tem fim de semana violento, com esquartejamento, execuções e cadáveres amarrados

 27/09/2021 > SEGUNDA-FEIRA

Tiago Feitosa de Souza foi morto a tiros. Ele conduzia um Corolla no bairro Parque São José, em Fortaleza (foto: via WhatsApp O POVO)


O fim de semana no Estado do Ceará foi de violência e crimes bárbaros. Houve casos de esquartejamento, triplo homicídio e de um professor que foi encontrado morto com sinais de asfixia. Pelo menos duas pessoas que conduziam automóveis foram atacadas a tiros e morreram. Houve também execução em uma areninha. Os crimes aconteceram na Capital, Região Metropolitana e Interior.

No sábado, 26, houve uma morte no bairro Mondubim, em Fortaleza, onde um homem que conduzia um automóvel foi abordado por um indivíduo que efetuou nove tiros. O condutor do carro morreu. Três tiros atingiram uma residência, mas não feriram ninguém.

Também no sábado, criminosos interromperam uma partida de futebol na areninha do bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza, e mataram um jogador. De acordo com informações de moradores, no momento do crime muitas pessoas estavam no local e houve correria. Não há identificação do rapaz.

Outro caso foi registrado no bairro Moura Brasil. A Polícia Militar resgatou um homem que estava sendo espancado dentro de residência. Foram enviadas viaturas e ambulância. A vítima tinha aproximadamente 40 anos e foi agredida a socos e pauladas. Ele foi encaminhado ao hospital. Os criminosos fugiram. O POVO apurou que ele estava marcado para ser morto por facção criminosa, mas foi salvo pelos policiais militares.

No bairro Tancredo Neves, em Fortaleza, homem que usava tornozeleira eletrônica foi executado. Já na Sapiranga, cadáver de homem foi encontrado amarrado com cordas e estava com diversas lesões pelo corpo. Em ambos os casos, as vítimas não possuíam identificação.

No Parque São José, também na Capital, um homem foi morto dentro do próprio automóvel. Tiago Feitosa de Souza, 27 anos, estava em um Corolla. Ele levou vários tiros e morreu no local. Não há informações sobre a motivação do crime.

Na Granja Lisboa, o corpo de um professor de matemática que estava desaparecido desde a sexta-feira, 24, foi encontrado. Marcos Aurélio Marques, 49 anos, foi achado morto em matagal e apresentava sinais de asfixia. Ele havia saído de casa para jogar vôlei e não voltou. Amigos e ex-alunos lamentaram a morte nas redes sociais.

Na manhã do domingo, um corpo esquartejado foi encontrado na BR-020, próximo ao Anel Viário, em Fortaleza. A vítima não identificada foi abandonada e o corpo estava enrolado em uma rede. As pernas da vítima foram cortadas.

Em Cascavel, um triplo homicídio foi registrado em uma barraca de praia de Águas Belas. Os três, Jaime Oliveira de Sousa, 39 anos, Francisco Welton Sales do Nascimento, 18, e Carlos Silva dos Santos, 38, eram de Maracanaú e visitavam a praia durante um piquenique quando foram surpreendidos por criminosos. Não há informações sobre o que motivou a ação.

(*) O Povo
www.calosdeho.com

Brasil sofre, mas supera Marrocos por 1 a 0 e garante vaga na semifinal da Copa do Mundo de Futsal

Rodrigo marcou ainda no primeiro tempo o único gol da partida.
BRASIL 1 X 0 MARROCOS

O Brasil sofreu, mas superou o Marrocos neste domingo e garantiu a primeira vaga na semifinal da Copa do Mundo de Futsal, na Lituânia. Em mais um jogo de desgaste físico, o único gol da partida foi marcado por Rodrigo, de falta, ainda no primeiro tempo. A Seleção Brasileira de Marquinhos Xavier agora espera a definição do vencedor de Rússia e Argentina para saber o adversário na semifinal do torneio.
Assim como diante do Japão, a marcação forte do Marrocos impôs dificuldades à Seleção Brasileira no primeira tempo. A intensa rotação desgastou, principalmente, Ferrão. O melhor jogador do mundo, diferente de outras ocasiões, não atuou por boa parte da etapa inicial por escolha de Marquinhos Xavier. Apesar do amplo domínio em finalizações e jogo controlado a partir de uma marcação agressiva no campo do rival, o primeiro real susto foi marroquino, quando a trave salvou o Brasil.
(*) Lance.Net
www.carlosdehon.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...