Fila de espera por leitos diminui, mas 72 pessoas aguardam transferência

FOTO ILUSTRATIVA
Ao todo, 72 pessoas estavam na fila de espera por leitos para pacientes com Covid-19 no Ceará na tarde de ontem, 22. Os municípios que concentravam mais pacientes aguardando transferência são Fortaleza e Juazeiro do Norte, distante 489,2 km da Capital. São, respectivamente, nove e cinco pessoas na fila. Os demais pacientes estavam distribuídos por outras 43 cidades do Interior. Do total, 51 aguardavam leito de enfermaria e 21, de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

As informações são do IntegraSUS, sistema da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), com atualização às 19h08min desta terça-feira. Há mais de dois meses, em 8 de abril, o Estado contabilizou mais de mil pessoas na fila de espera por leitos. Naquele dia, eram 1.027 pacientes. Antes disso, em pelo menos três situações distintas registrou-se mais de 900 pessoas aguardando transferência.

A redução na demanda por leitos é percebida pelo Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE). O órgão atende pessoas vulneráveis socioeconomicamente em situação de urgência por necessidade leito de UTI e, após três meses com mais de 90 solicitações, até o momento foram registrados 32 pedidos em junho. Em março, foram 107. Em abril foram 98 e maio, 91.

As solicitações de UTI por pessoas com Covid-19, porém, tem caído à medida que surgiram demandas relacionadas a outros diagnósticos, segundo a defensora pública Yamara Lavor. Supervisora do Nudesa, ela aponta que não é possível ter certeza sobre a causa da mudança, mas aponta a influência da campanha de vacinação e da ampliação de leitos no Estado na redução.

“Isso (a redução na demanda) talvez seja o reflexo da diminuição dos casos e do avanço da vacinação, pelo menos da queda do número de ocupações dos próprios leitos específicos, mas não quer dizer que a sociedade deve abrir mão de todos os cuidados. A Defensoria Pública continua atenta a todas essas solicitações”, afirma a defensora pública do Nudesa Karinne Matos, destacando a necessidade de a população continuar mantendo as medidas de prevenção à Covid-19.


Related Post

Fila de espera por leitos diminui, mas 72 pessoas aguardam transferência BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 23 de junho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...