IMPUNIDADE <> ORUAM É SOLTO APÓS DOIS MESES PRESO NO RIO DE JANEIRO

A coluna apurou, com exclusividade, que o rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, mais conhecido como Oruam (foto em destaque), foi solto na tarde desta segunda-feira (29/9) após ficar detido por mais de dois meses na Penitenciária Serrano Neves, localizada em em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que informou que o alvará de soltura foi cumprido às 17h8. Oruam havia sido preso na tarde de 22 de julho após tentar impedir a Polícia Civil do Estado do RJ (PCERJ) de cumprir um mandado de busca e apreensão contra um adolescente que estava em sua casa na noite do dia anterior. Conhecido como “Menor Piu”, o alvo da ação é acusado de atuar como um dos seguranças pessoais de Edgar Alves de Andrade, o Doca, além de ser classificado pela polícia como um dos principais ladrões de carros do Rio. A decisão que viabilizou a soltura foi assinada na última sexta-feira (26/9) pelo ministro Joel Ilan Paciornik e atendeu ao pedido da defesa do cantor. (*) Metrópole

Festival de Teatro de Acopiara celebra a arte teatral cearense em sua 28ª edição

Acopiara (FETAC), que acontece de 1º a 8 de novembro, no município de Acopiara, a 351 km de Fortaleza (CE). Durante oito dias, os espaços da cidade se transformam em palco, com apresentações em teatro, escolas, ruas, praças e locais alternativos, aproximando ainda mais a arte da comunidade.

Com as inscrições já encerradas, a fase passa para a seleção através de uma curadoria especializada, com o objetivo de promover a diversidade artística do Ceará, que será divulgada até o dia 5 de outubro de 2025. A programação contará com oito espetáculos, inéditos ou já apresentados, reunindo diferentes linguagens e gêneros.

Mais do que um festival, o FETAC é um espaço de encontro e de trocas, que estimula a diversidade cultural, promove expressões artísticas e incentiva a inclusão social. Com uma programação vibrante, marca a memória de artistas e espectadores com experiências únicas.

O FETAC é uma realização da Cia. Cordel de Arte e Cultura e já faz parte do patrimônio histórico-cultural de Acopiara(CE).

Assessoria de Imprensa - Dégagé

Jornalistas Responsáveis: Eugênia Nogueira e Sônia Lage

Atendimento à imprensa: Eugênia Nogueira e Mariana

Geral PF investiga ligação de intoxicação por metanol com crime organizado////Atualização, 13h16


O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, informou nesta terça-feira (30) que já foi instaurado inquérito policial para investigar as circunstâncias envolvendo os casos de intoxicação por metanol identificados no estado de São Paulo. Segundo ele, a corporação investiga, inclusive, a ligação da adulteração de bebidas alcoólicas com o crime organizado.

“Dentre as razões, a questão da interestadualidade [há indícios de distribuição fora do estado de São Paulo] e a possível conexão com investigações recentes que fizemos, especialmente no estado do Paraná, com outras duas de São Paulo, em razão de toda a cadeia de combustível, onde parte disso passa pela importação de metanol pelo Porto de Paranaguá”, explicou.

O diretor da PF disse que a investigação dirá se há conexão com o crime organizado baseado em operações anteriores, e que o trabalho será integrado com a Polícia Civil de São Paulo.

“A gente vai buscar trabalhar de maneira integrada. São investigações que se complementam com investigações na parte administrativa, com investigação a cargo também da Polícia Civil de São Paulo”, disse.
Emergência médica

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Em caso de identificação dos sintomas, buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar pelo menos uma das instituições a seguir:Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;
CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista aqui);
Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – de qualquer lugar do país;

É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado. A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.

(*) Agência Brasil

Fux defere pedido para manter número de deputados nas eleições de 2026

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, deferiu hoje (29) o pedido do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), para que a Corte mantenha o mesmo número de deputados das eleições de 2022 nas eleições de 2026, preservando a atual proporcionalidade por estado.

Mais cedo, Alcolumbre encaminhou uma solicitação à Corte para que as alterações no número de deputados federais – de 513 para 531 – ou qualquer normatização que pudesse advir do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sejam aplicáveis somente a partir das eleições de 2030.

Entenda

A manifestação diz respeito ao projeto projeto aprovado pelos parlamentares em junho e vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho.

O texto foi aprovado pelos parlamentares como resposta a uma exigência do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Corte julgou uma ação do governo do Pará que apontou omissão do Legislativo em atualizar o número de deputados de acordo com a mudança populacional, atualizada pelo censo demográfico a cada dez anos.

O Pará argumentou que teria direito a mais quatro deputados desde 2010. A última atualização foi em 1993.

O STF, então, determinou que o Congresso votasse uma lei para redistribuir a representação de deputados federais em relação à proporção da população brasileira em cada estado e no Distrito Federal. A Constituição determina que nenhuma unidade da Federação tenha menos de oito ou mais de 70 deputados.

No pedido, Alcolumbre argumentou que, como o veto ainda não foi apreciado pelo Congresso Nacional, o processo legislativo ainda não foi concluído.

“No caso em apreço, o Veto nº 20, de 2025, ainda não foi apreciado pelo Congresso Nacional, motivo pelo qual o processo legislativo permanece em curso e não se encontra concluído em virtude do não encerramento do processo legislativo, e para garantir segurança jurídica e estabilidade ao processo eleitoral vindouro, que este Supremo Tribunal Federal mantenha, para as eleições de 2026, o mesmo número de vagas da Câmara dos Deputados por unidade da federação (Estados e Distrito Federal) das eleições de 2022, sem redefinição do número de vagas por unidades da federação, mantendo-se a atual proporcionalidade da representação”, diz o documento.

Decisão

Na decisão cautelar, Fux acatou os argumentos encaminhados pelo Congresso Nacional para sustar a aplicação dos efeitos da decisão de mérito proferida às eleições legislativas federais de 2026, “até que seja concluído o devido processo legislativo, cujo resultado poderá ser aplicado, com segurança e clareza, a partir das eleições legislativas de 2030”.

“Fica mantido, para as eleições de 2026, o mesmo número de vagas da Câmara dos Deputados para os Estados e o Distrito Federal das eleições de 2022, sem redefinição do número de vagas por unidades da federação, mantendo-se a atual proporcionalidade da representação”, escreveu o ministro.

Fux argumentou ainda haver excepcional urgência caracterizada no caso e solicitou uma deliberação extraordinária coletiva no plenário virtual da Corte, “pois há necessidade de que a deliberação se conclua antes da incidência do prazo da anualidade eleitoral”, previsto, no art. 16 da Constituição.

(Agência Brasil)

Concurso da PM do Ceará – Inscrições vão até 10 de outubro

 

Termina, no próximo dia 10 de outubro, o prazo de inscrições para o concurso público de oficiais da Polícia Militar do Estado do Ceará.

São 24 vagas imediatas para 2º Tenente do Quadro de Oficiais Complementar da PMCE e mais 72 em cadastro de reserva (em várias especialidades como medicina, odontologia, fisioterapia, veterinária e capelania) e remuneração de R$ 9.469,93.

A realização do concurso é do Instituto Selecon e o prazo de validade para chamar os aprovados será de dois anos, prorrogável por mais dois.

Requisitos

Os interessados devem ter idade de até 34 anos, 11 meses e 29 dias e ensino Superior na área específica de atuação. Ainda, é pedido altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres) e CNH categoria ‘B’ válida. A jornada de trabalho será de tempo integral e dedicação exclusiva.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas pelo site da Selecon. A taxa é de R$ 200,00.

Isenção

Pode solicitar isenção da taxa de inscrição o candidato que seja:

-Doador de sangue no Ceará (Lei Estadual nº 12.559/95);
-Aluno ou ex-aluno de ensino médio em escolas públicas (Lei Estadual nº 13.844/2006);
-Pessoa com renda familiar de até 2 salários mínimos (Lei Estadual nº 13.844/2006);
-Servidor público estadual (Lei Estadual nº 11.551/89).

Provas

O concurso terá 7 fases de avaliação: Prova objetiva, exames médicos, avaliação psicológica, teste de capacidade física, prova de títulos, heteroidentificação e investigação social.

As provas objetivas ocorrem no dia 23 de novembro de 2025 e terão duração de 5 horas. As avaliações ocorrerão em Fortaleza-CE, podendo ser aplicadas em outras cidades se necessário.

SERVIÇO

*Site Selecom aqui.

*Edital aqui.

Baú da Política: como morte de deputado e tumulto marcaram eleição acirrada por presidência da Alece Murilo Aguiar sofreu infarto logo após ter a derrota sacramentada na disputa pelo posto mais alto da Assembleia Legislativa

 

Em 1º março de 1985, a eleição pela presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) foi marcada por uma disputa acirrada por voto, divisão interna na base governista, tumulto generalizado e agressões físicas e verbais. Foi nesse cenário que a vitória de Castelo de Castro ficou em segundo plano diante da morte do outro postulante: o deputado Murilo Aguiar, que infartou logo após ter o próprio voto anulado e a derrota sacramentada.

Visando o biênio 1985/1986, o pleito pelo cargo mais alto da Mesa Diretora da Alece colocou em lados opostos os deputados Castelo de Castro (PMDB) e Murilo Aguiar (PFL). O primeiro tinha como principais aliados o então presidente da Casa, Aquiles Peres Mota, e o senador Virgílio Távora. Já o segundo era representante direto da base do Governo, tendo como apoiadores o governador Gonzaga Mota e o vice Adauto Bezerra.
O "Baú da Política" é uma série de reportagens do Diário do Nordeste que explora a história política e social do Ceará. Nesta edição, o especial aborda figuras, eventos e processos marcantes dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), celebrado em 2025.

Até fevereiro de 1985, a vitória do grupo chamado “gonzaguista” era dada como encaminhada. Contudo, a divisão interna entre as alas governistas deixou a disputa aberta e aqueceu as articulações para definir quem conseguiria somar a maioria absoluta de 24 votos entre os 46 possíveis na votação secreta. Como noticiou o Diário do Nordeste no mês anterior à eleição pela presidência, o desfecho era incerto e caminhava para um empate.

“Ainda há uma outra preocupação e certeza, da parte dos dois grupos que disputam a presidência da Assembleia, quanto à possibilidade de alguns gonzaguistas, contrários ao acordo político entre o governador Gonzaga Mota e o vice-governador Adauto Bezerra e temerosos de que, Gonzaga Mota saia para um ministério do governo Tancredo Neves, votarão em Castelo de Castro, tentando demonstrar que o grupo adautista não votou no candidato do governo, e, dessa forma, dificultar o relacionamento entre Mota e Adauto”Edição do Diário do Nordeste de 11 de fevereiro de 1985

Foi nesse cenário de acirramento que o governador resolveu substituir o então candidato Antônio Câmara por Murilo, um dia antes da eleição. O motivo da troca: a idade. Em caso de empate de votos, o Regimento Interno da Alece previa que o mais velho seria eleito, o que daria vantagem a Aguiar, de 71 anos, contra Castelo Castro, 62.

Segundo fontes revelaram ao Diário do Nordeste à época, o próprio Murilo Aguiar manifestou resistência à indicação de Gonzaga Mota. "Governador, eu não tenho mais idade para isso. Veja onde o senhor está me colocando. Eu não tenho mais idade para o cargo. Isso vai ser um sacrifício para mim, porque eu sei que vou pegar um abacaxi”, teria dito o parlamentar, às vésperas da disputa que ficaria marcada pelo falecimento dele.

(*) Diário do Nordeste

Aos 90 anos, Raimundo do Queijo é patrimônio vivo do Centro de Fortaleza O comerciante iniciou venda de queijos na década de 70 e até hoje segue no comando do espaço gastronômico

Foi quase por acaso que Raimundo Oliveira Araújo, o Raimundo do Queijo, hoje com 90 anos, tornou-se uma figura icônica da capital cearense. Se a loja de mesmo nome na Travessa Crato, no Centro, virou lugar cativo de quem gosta de boa comida e cerveja gelada e um dos pontos mais disputados no pré-Carnaval de Fortaleza, o início da trajetória de Raimundo no empreendedorismo partiu de uma ideia bem mais simples: vender carne para as refeições do dia a dia.

O ponto conhecido como Raimundo do Queijo foi criado em 1978, inicialmente como um frigorífico. A chegada ao Centro foi a segunda empreitada comercial do cearense na Capital após um primeiro ponto de venda de carnes na rua José de Alencar. Natural de Chaval, no extremo norte do Ceará, ele veio para Fortaleza em 1975, com o intuito de prover uma educação melhor para os três filhos, Adriano, Patrícia e Adrísio.

Pouco tempo depois da mudança, instalou o frigorífico no Centro, mas percebeu que o negócio não era mais tão rentável. Decidiu fazer do queijo o novo protagonista da loja pela herança familiar: nascido em uma fazenda, Raimundo foi iniciado logo cedo na lida com os animais e na feitura do laticínio, atividade que aprendeu com a mãe.

“Vendia leite, engordava boi pra vender, fazia tudo ali”, lembra. Além do trabalho com os pais, Raimundo ainda foi caminhoneiro por alguns anos. O resgate da experiência na fazenda foi responsável por uma nova etapa na carreira de empreendedor. Na Capital, decidiu por seguir no comércio.

Sendo o queijo coalho um produto mais barato e muito popular, o sucesso da loja foi aumentando. Os fornecedores, conta, sempre foram todos de confiança, com os processos sendo averiguados um a um nas fábricas. Queijo bom, conta, é o que não quebra; por esse método decidia o que seria vendido na loja.

(*) Diário do Nordeste

Apresentadores que chamaram jornalista de 'sapatãozinha' são denunciados por homofobia no CE

Os apresentadores do podcast "Na Lata", João Paulo Ramos e Janu foram denunciados, na última sexta-feira (26), por crime de homofobia pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). A 12ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte considerou o uso de expressões de cunho discriminatório contra uma jornalista da região, Karoliny Matos Rodrigues Dantas.

Por isso, o MPCE pediu a suspensão das contas do podcast, no Instagram e no YouTube, por seis meses. Eles ainda devem pagar indenização por danos morais à vítima.

"(O) emprego das injúrias homofóbicas ocorreram em programa transmitido em redes sociais de ampla repercussão, o que amplifica a gravidade da ofensa, pois expuseram à vítima ao escárnio público e reforçou práticas discriminatórias que alcançou um número indeterminado de usuários no Instagram”, destacou o MPCE.
Indenização por danos morais

O valor solicitado pelo MPCE de reparação pelos danos causados pela conduta criminosa, foi de:20 salários-mínimos: por danos morais e de imagem para a vítima;
10 salários-mínimos: por danos coletivos, em razão das ofensas públicas e discriminatórias veiculadas em redes sociais.

Os denunciados devem ser proibidos de entrar em contato com a vítima, conforme pedido do Promotoria. Além disso, devem respeitar a distância de 300 metros dela.

(*) Diário do Nordeste

A cada 72 minutos, a polícia recebe um caso envolvendo tráfico de drogas no Ceará

Ex-PM condenado por Chacina do Curió é preso no Brasil após ser deportado dos EUA

O ex-policial militar Antônio José de Abreu Vidal Filho, sentenciado a 275 anos de prisão pela Chacina do Curió, em Fortaleza, e condenado a 16 meses de prisão pela Justiça dos Estados Unidos por mentir durante o processo de solicitação de visto, foi preso no dia 17 de setembro em Minas Gerais após ser mandado de volta ao Brasil pelas autoridades norte-americanas.

Conforme o advogado de defesa de Antônio José, ele foi deportado e chegou ao Brasil em um voo que pousou no Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao chegar, a Polícia Federal cumpriu contra ele o mandado de prisão em aberto pela Chacina do Curió.

No dia 18 de setembro, o ex-policial passou por audiência de custódia na 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Pedro Leopoldo, que confirmou a detenção. Agora, ele está em um presídio da Grande Belo Horizonte aguardando a transferência para o Ceará.

Enquanto atuava na Polícia Militar do Ceará Antônio José e outros 43 agentes foram denunciados pela chacina que deixou 11 mortos na capital cearense em 2015. Ele e outros três policiais foram os primeiros condenados pelo crime, em junho de 2023. À época, ele foi sentenciado a 275 anos e 11 meses em regime inicialmente fechado, mas teve a pena reduzida para 238 anos.

Em 2016, no ano seguinte à chacina, ele chegou a ser preso preventivamente durante as investigações. Porém, em maio de 2017, ele foi solto para aguardar o julgamento em liberdade. Em maio de 2018, ele foi para os Estados Unidos e, desde então, não havia retornado ao Brasil.

No decorrer das investigações, ele foi considerado desertor da Polícia Militar por ter mudado de país, e acabou perdendo o cargo de policial.

(*) G1 CE

Mega-Sena sorteia R$ 3,5 milhões nesta terça-feira

A Mega-Sena pode pagar R$ 3,5 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.921, a ser realizado nesta terça-feira, 30. O sorteio ocorre a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Caixa. As apostas podem ser feitas até as 19h.

No último sorteio da Mega-Sena, realizado no sábado, 27, uma aposta de Porto Alegre (RS) acertou as seis dezenas e levou o prêmio principal, acumulado em R$ 80,6 milhões. Veja as dezenas do concurso 2.920:

Geral Força-tarefa apreende 117 garrafas de bebida sem procedência em SP

Um força-tarefa das secretarias estaduais da Saúde (SES) e da Segurança Pública (SSP) apreendeu nesta segunda-feira (29) 117 garrafas de bebidas sem rótulo e sem comprovação de procedência, em três estabelecimentos nos bairros Jardim Paulista e Mooca.

A ação foi realizada nesta segunda-feira (29) em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) estadual e a Vigilância em Saúde do Município de São Paulo (Covisa).

Os locais estão entre os suspeitos de comercializar bebidas adulteradas com metanol, produto altamente tóxico para humanos.

As garrafas foram encaminhadas para perícia no Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Técnico-Científica. Dois dos estabelecimentos foram autuados por irregularidades sanitárias.

As apurações estão a cargo da Divisão de Investigações sobre Infrações contra a Saúde Pública, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), por meio da 1ª Delegacia de Polícia.
Balanço

De acordo com o governo do estado de São Paulo, desde junho deste ano, foram confirmados seis casos de intoxicação por metanol com suspeita de consumo de bebida adulterada.

Atualmente, dez casos estão sob investigação, dos quais três resultaram em óbito – um homem de 58 anos em São Bernardo do Campo, um homem de 54 anos na capital paulista e o terceiro, de 45 anos, ainda sem residência identificada.
Recomendação

O CVS reforça que o consumo de bebidas alcoólicas de origem clandestina ou sem procedência confiável representa risco à saúde, já que podem conter substâncias tóxicas.

“A recomendação do CVS é que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos, e que a população adquira apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco”.


Complemento da 25º rodada do Brasileiro, o Ceará venceu mais uma fora e passou Corinthians e Vasco/////O Ceará não tomou conhecimento do tricolor do Morumbis

Procurador-Geral do município de Aurora no Cariri cearense, foi assassinado ontem com tiros no pescoço

Informativo MOVELETRO: Termina hoje terça-feira, as ofertas de Independência na rede MOVELETRO, AINDA DÁ TEMPO!

Terça-feira da 26ª semana do Tempo Comum, 30/09, 07h23



Evangelho (Lc 9,51-56): Quando ia se completando o tempo para ser elevado ao céu, Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. Enviou então mensageiros à sua frente, que se puseram a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para lhe preparar hospedagem. Mas os samaritanos não o queriam receber, porque mostrava estar indo para Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?». Ele, porém, voltou-se e os repreendeu. E partiram para outro povoado».

«Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém»

Rev. D. Félix LÓPEZ SHM(Alcalá de Henares, Espanha)

Termina amanhã terça-feira as ofertas de setembro da MOVELETRO!

"Porque vocês não vão filmar quem rouba????"" Suspeito de tráfico reclama de ser filmado ao ser preso

SENACON ALERTA SOBRE BEBIDAS ADULTERADAS



DIRECIONADO A ESTABELECIMENTOS
Uma nota técnica com recomendações urgentes aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas foi publicada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP).

A medida foi publicada após a ocorrência de nove casos de intoxicação por metanol em bebida alcoólica, que já resultaram em duas mortes no estado de São Paulo.

A medida é dirigida a bares, restaurantes, casas noturnas, hotéis, mercados, atacarejos, distribuidores, plataformas de e-commerce e aplicativos de entrega, mas também orienta consumidores sobre sinais de alerta para suspeita de adulteração.

São recomendados aos estabelecimentos:
- aquisição exclusiva de bebidas por meio de fornecedores formais com CNPJ ativo e regularidade no segmento;
- compra acompanhada de nota fiscal e conferência da chave de segurança nos canais da Receita Federal;
- não recebimento de garrafas com lacre e rolha violados, rótulos desalinhados ou de baixa qualidade, ausência de identificação do fabricante e importador, sem a identificação dos lotes, com numeração repetida ou ilegível; e
- realização de medidas de rastreabilidade como dupla checagem.

O documento ainda aponta que a prática de preços muito abaixo do mercado, odor incompatível com o da bebida ou relatos de sintomas indesejados como visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura ou rebaixamento do nível de consciência são alertas para suspeita de adulteração.

A interrupção da comercialização deve ser imediata em caso de suspeita de produto adulterado e os consumidores que apresentem algum dos sintomas devem ser orientados a procurar atendimento médico com urgência, sendo acionado o Disque-Intoxicação 0800 722 6001 (Anvisa) para orientação clínica e toxicológica.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública destacou que a comercialização de produtos adulterados é crime previsto no Código Penal e que a lei que trata das relações de consumo também prevê penalidades a quem oferece produtos impróprios para consumo.

Sistema PIX Usuários relatam instabilidade em transações nesta segunda-feira

VOCÊ PERCEBEU?
Usuários relatam que o sistema Pix estaria fora do ar nesta segunda-feira (29). No site DownDetector, que monitora e informa em tempo real se sites, aplicativos e serviços digitais estão fora do ar, mais de 8 mil pessoas reportaram erros no funcionamento das transferências.

Os usuários relataram até receber notificação na tela do celular com mensagem de erro, na hora de transferir algum valor para outra conta. “Estamos com instabilidade no Pix”, “funcionalidade indisponível no momento” e “tente novamente em alguns instantes” são exemplos das mensagens.

Na rede social X, usuários relataram mensagens de erro semelhantes em diferentes bancos. “O PIX CAIU? Voltamos para a idade das trevas”, comenta um internauta.

“O Pix caiu na hora que fui efetivar um pagamento e a moça achando que eu estava querendo aplicar golpe”, relata uma outra usuária do aplicativo.

A instabilidade ocorre dois dias após o Banco Central do Brasil (BC) editar a regulamentação do Pix e aprovar novo manual de penalidades com o objetivo de garantir mais segurança no sistema financeiro e de pagamentos.



Avós podem ter de pagar pensão alimentícia aos netos: veja quando isso ocorre


VEJA O QUE DIZ A LEI
Por mais que a responsabilidade de sustentar os filhos, por lei, seja dos pais, os avós podem ser chamados a ajudar. No entanto, essa situação só ocorre em casos excepcionais.

Os avós só são obrigados a pagar pensão alimentícia quando os pais não conseguem sustentar seus filhos, e isso precisa ser comprovado judicialmente, demonstrando que os genitores realmente não têm condições financeiras e que todas as medidas legais para garantir o sustento já foram tomadas.

“Apenas em casos muito excepcionais, em que for comprovado uma impossibilidade real de arcar com a questão financeira, por alguma ausência, pelo próprio falecimento, se está preso… Ou quando, por exemplo, os genitores são muito novos, são adolescentes, ainda estão estudando, daí nesse caso são chamados os avós”, explicou a advogada Giovana Sassi, especialista em direito de família, em entrevista à Jangadeiro BandNews 101,7 FM.

A decisão judicial pode determinar um pagamento integral ou parcial, dependendo da análise do caso e da condição financeira dos avós.

“O juiz analisa a situação concreta, realmente, a necessidade da criança, se é uma criança saudável, ou tem alguma condição especial que demande mais despesas para tratamentos e terapia e também analisa a possibilidade financeira dos avós de ambos os lados”, pontuou.

Caso os avós sejam chamados a contribuir com a pensão alimentícia, é possível que os dois lados da família tenham que ajudar. Ou seja, se o lado materno for acionado, o lado paterno também poderá ser, o que é permitido por lei, promovendo, assim, uma divisão mais igualitária.

Tornozeleira Eletrônica <> o que acontece quando o monitorado comete um novo crime

Produção de energia solar avança 9,5% na primeira quinzena de setembro

 

A geração de energia solar das usinas fotovoltaicas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 9,5% na primeira quinzena de setembro, atingindo 3.881 megawatts médios (MWmed). No mesmo período de 2024, o resultado foi de 3.544 MWmed. Os dados são da análise preliminar da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

As usinas térmicas tiveram alta de 5,5%, enquanto as hidrelétricas e eólicas registraram queda de 7,7% e 6,2%, respectivamente. No total, a geração de energia no SIN somou 69.966 MWmed, uma retração de 5% em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

O consumo de energia recuou 5,7% na primeira metade de setembro. Entre os estados, Maranhão registrou aumento de 7,1% no consumo e Ceará, 3,1% a mais em relação ao mesmo período de 2024. As maiores reduções ocorreram no Rio de Janeiro (-17,8%), Espírito Santo (-14,6%), Rondônia (-12,4%), e Maranhão (-11,7%).

Entre os setores, as maiores reduções foram em Serviços (-12,8%), Telecomunicações (-11,4%) e Químicos (-9,1%). Apenas o setor têxtil apresentou aumento, de 1,4%.

Fonte: Brasil 61


FPM: municípios recebem R$ 4,6 bilhões no terceiro decêndio de setembro, ATUALIZAÇÃO, 13h43

 

Os mais de 5,5 mil municípios brasileiros recebem, na terça -feira (30), o terceiro repasse de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor total a ser distribuído soma R$ 4,6 bilhões, montante apenas 1% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

O assessor de orçamento Cesar Lima destaca que o repasse tímido pode ser reflexo do recuo da arrecadação sentido pelo governo em agosto. “Que inclusive forçou o governo a bloquear novos recursos orçamentários neste ano de 2025”, disse.

Lima avalia que o cenário deve ser acompanhado com cautela, considerando as despesas de final de ano das prefeituras com 13°, por exemplo, que podem sofrer com repasses menores.

“Vamos esperar que esse movimento de queda de arrecadação seja sazonal, mas temos um cenário a ser acompanhado. O próximo descêndio, que será o 1º de outubro, poderá nos dar um cenário mais consolidado. Sobre a questão da curva de crescimento ou queda dos recursos do FPM neste ano de 2025. Então temos um final de ano um pouco conturbado, as prefeituras daqui a pouco terão que estar arcando aí com despesas de final de ano – como 13º – e uma queda nesse momento nos recursos do FPM pode ser preocupante”, diz.
SP e BA recebem os maiores valores

Entre os estados, São Paulo e Bahia concentram os maiores volumes de repasse. O estado paulista receberá mais de R$ 572 milhões, enquanto o repasse para Bahia ultrapassa R$ 372 milhões. Os recursos devem ser divididos entre municípios como Agudos, Barueri e Hortolândia (SP), além de Alagoinhas, Eunápolis e Lauro de Freitas (BA).

Em contrapartida, o Amapá, que possui apenas 16 municípios, recebeu 0,12% do total distribuído: cerca de R$ 5,5 milhões. Santana ficou com a maior parcela no estado (R$ 1,1 milhão), seguida por Laranjal do Jari, que recebeu R$ 688 mil neste decêndio.
Municípios bloqueados

A lista de entes impedidos de receber o repasse do Tesouro Nacional mostra que oito cidades estavam bloqueadas neste decêndio até o dia 25 de setembro. A metade das cidades está localizada na Região Sudeste, nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. A lista pode ser acessada no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).

Fonte: Brasil 61






Eleições para governador no Ceará <> Elmano empata com Ciro e ultrapassa Roberto Claudio

Uma pesquisa realizada pelo instituto Real Big Data, divulgada nesta segunda-feira (29), mostrou o cenário das eleições de 2026 para o governo do Ceará. O atual governador, Elmano de Freitas (PT), aparece em empate técnico com o ex-governador e ex-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT).
Segundo o levantamento, Elmano registra 38% das intenções de voto, enquanto Ciro aparece com 37%. Em outro cenário, o petista ultrapassa o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), marcando 41% contra 27% do pedetista.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

(*) Real Big Data

TCE investiga 19 ex-prefeitos cearenses por irregularidades na transição de governo; veja quem são Apuração da Corte de Contas encontrou quase 100 falhas nas gestões que deixaram o cargo; investigações miram 136 agentes públicos. 29/09, 10h29

 

O Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE) abriu investigação contra 19 ex-prefeitos cearenses e outros 117 agentes públicos por suspeita de irregularidades na transição de governo após as eleições de 2024. O órgão fez uma força-tarefa para mapear, monitorar e auxiliar a sucessão municipal entre o fim do ano passado e a posse dos gestores eleitos, no início deste ano. Apesar da orientação para prevenir condutas ilegais, as fiscalizações ainda identificaram quase 100 desvios de conduta em 21 municípios.

A atuação do órgão ocorreu no âmbito do projeto “Transição Responsável”, que acompanhou de perto os 93 municípios onde houve troca de gestão. A iniciativa buscou garantir que prefeitos eleitos assumissem o cargo com serviços essenciais funcionando e informações administrativas preservadas. Nos locais onde foram identificadas irregularidades mais graves, o TCE-CE agora realiza uma investigação mais aprofundada.
Cerco contra irregularidades

De acordo com o diretor de Fiscalização de Atos de Gestão I, Cristiano Goes, após o mapeamento dos municípios onde haveria a troca de gestão, o TCE-CE passou a monitorar indícios de obstáculos ou irregularidades na transição. Quando alguma conduta se mostrava anormal, a fiscalização passava a ser in loco. Ao todo, 17 procedimentos presenciais do tipo foram realizados em municípios de maior risco. Além da transição, também foram inspecionados a preservação de dados e informações, a continuidade de serviços e atividades administrativas e a gestão do patrimônio público

“Em alguns casos, fizemos as inspeções presenciais, estivemos nos municípios e encaminhamos recomendações e determinações para as novas gestões, porque elas já estão nos mandatos, então fazemos recomendações para que os mesmos problemas não se repitam no futuro”Cristiano Goes
Diretor de Fiscalização de Atos de Gestão I

As irregularidades mais recorrentes foram:Descumprimento de obrigações relativas à transição;
Inadimplência ou atraso de pagamentos a prestadores de serviços;
Término de contratos sem renovação;
Interrupção de serviços e falta de insumos essenciais;
Dificuldades de acesso ou vulnerabilidade de dados;
Atrasos em folhas de pagamento e encargos;
Insuficiência de recursos;
Falta de recebimento de bens patrimoniais.

Como ressaltou Cristiano Goes, essas condutas provocam impacto direto sobre a população, já que gera atraso de salário de servidores, suspensão de atendimento hospitalar, interrupção da coleta de resíduos, entre outros problemas.

“Para as situações mais críticas, abrimos as representações em função do que observamos nas inspeções ou de fatos posteriores que identificamos. Então, temos 25 representações (contra gestões de 21 municípios) abertas para apurar. Agora, os gestores serão convidados a apresentar suas defesas, em seguida, analisamos se serão acatadas ou se o processo será mantido, depois, encaminhamos ao relator. O Ministério Público também é convidado a se manifestar, em seguida, o relator emite o voto”, explicou Goes.

(*) Diário do Nordeste

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...