Três das 10 cidades mais violentas do Brasil em 2024 estão no Ceará; Maranguape lidera

"Onde mora o perigo"? A pergunta respondida no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira (24), traz o ranking das 10 cidades mais violentas do Brasil. Na lista, estão três municípios localizados no Ceará (todos eles na Região Metropolitana): Maranguape, Caucaia e Maracanaú.

Foram considerados os registros de mortes violentas por taxa de 100 mil habitantes no ano de 2024. De acordo com a pesquisa, as cidades sofrem com a disputa de facções pelo controle do tráfico, sendo Maranguape a mais perigosa do País. O Anuário indica também que o Ceará é o terceiro Estado com maior taxa de mortes violentas, atrás do Amapá e da Bahia.

"Em 2023, o município (Maranguape), que possui pouco mais de 108 mil habitantes, aparecia no oitavo lugar no ranking com o registro de 78 vítimas de MVI (Mortes Violentas Intencionais). Com crescimento de 11,5% no número de vítimas, a cidade contabilizou 87 mortes em 2024, atingindo taxa de 79,9 mortes por grupo de 100 mil habitantes. Assim como outras cidades do Ceará, o território é palco de uma disputa sangrenta entre duas facções criminosas, o Comando Vermelho (CV) e os Guardiões do Estado (GDE)", diz trecho do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que explica que as Mortes Violentas Intencionais englobam os crimes de homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) diz que o Governo do Ceará segue realizando investimentos para dar o suporte necessário ao desenvolvimento dos trabalhos das forças de segurança com o intermédio dos setores de inteligência, tecnologia e inovação: "a pasta frisa que como resultado dos esforços das Forças de Segurança estaduais e as mudanças no direcionamento de estratégias com a intensificação da presença policial nas ruas, a partir do segundo semestre de 2024, o Ceará, Fortaleza e a Região Metropolitana tiveram diminuição nos índices de mortes violentas, tanto em comparação com o primeiro semestre de 2024, quanto em comparação com o segundo semestre de 2023".

"Considerando os municípios mencionados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em Maranguape, a diminuição de janeiro a junho de 2025 foi de 29%, com 39 CVLIs, ante 55 ocorrências entre janeiro e junho do ano passado. Já em Caucaia, a redução no primeiro semestre de 2025 foi de 20,2%, com 118 mortes violentas registradas, frente a 148 casos no mesmo período de 2024. Em Maracanaú, a redução semestral foi de 16,3%, com 77 mortes violentas em 2025, contra 92 no mesmo período do ano anterior. Na Capital, a redução no semestre foi de 10,7%, com 391 CVLIs registrados entre janeiro e junho de 2025, contra 438 casos no mesmo período de 2024. Os dados estão disponíveis no Painel Dinâmico da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), em https://www.supesp.ce.gov.br/painel_dinamico/"

Related Post

Três das 10 cidades mais violentas do Brasil em 2024 estão no Ceará; Maranguape lidera BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 25 de julho de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...