![]() |
Legenda: Os lotes residuais são referentes aos contribuintes que caíram na malha fina, mas que acertaram as irregularidades posteriormente Foto: Fabiane de Paula |
As restituições de lotes residuais de exercícios anteriores do Imposto de Renda 2022 começam a ser pagas nesta sexta-feira (29). Segundo a Receita Federal, os valores serão liberados para 210 mil contribuintes, totalizando R$ 180,5 milhões.
Os recursos são de contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram as pendências. Os valores serão depositados diretamente nas contas bancárias informadas durante o envido da declaração retificadora.
Dentre os recursos liberados, 40% são destinados a contribuintes com prioridades legais, como idosos, pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Ao todo, foram contemplados ainda 170.448 contribuintes não prioritários.
Como consultar?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
(*) DN
Nenhum comentário: