Na Argentina, governo Milei pressiona Congresso a aprovar 'decretaço' Nos próximos dias, parlamentares realizam sessões extraordinárias para analisar o pacote de mudanças nas leis e normas que regulam diversos mercados no país


O governo de Javier Milei, novo presidente da Argentina que se define como um “ultraliberal”, pressiona o Congresso pela aprovação do Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) modifica ou revoga mais de 350 normas legais do país com o objetivo de desregular a economia.

Manuel Adorni, porta-voz do governo, disse por meio de um comunicado que os deputados e senadores terão que escolher entre “apoiar o que o povo votou” e buscar uma Argentina “sem o peso do Estado”, ou continuar obstruindo as mudanças propostas pelo governo. “Apelamos à boa vontade e que estejam à altura da situação no contexto de urgência em que todos os argentinos estão imersos", disse Adorni.

Embora esteja em vigor, o “decretaço” precisa ser avaliado pelo Congresso para se manter válido, e o Libertad Avanza, partido do presidente, [e minoritário no Congresso, com 39 dos 257 deputados, e 7 dos 72 senadores. Caso a comissão se oponha, a decisão final é tomada pelos plenários de ambas as Casas Legislativas, que votam separadamente.

Atualmente, Argentina vive uma das piores crises econômicas de sua história recente, com 40% na pobreza enquanto a inflação ultrapassa 140% ao ano. A “receita” do governo Milei para lidar com a economia é a desregulação econômica elevada ao máximo, paralelamente a grandes cortes nos gastos públicos.
 

Related Post

Na Argentina, governo Milei pressiona Congresso a aprovar 'decretaço' Nos próximos dias, parlamentares realizam sessões extraordinárias para analisar o pacote de mudanças nas leis e normas que regulam diversos mercados no país BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...