Análise: morte de militares arrasta de vez os EUA para guerra no Oriente Médio



As mortes confirmadas de três militares americanos em um ataque com drones a uma base militar na fronteira entre a Jordânia e a Síria vão arrastar de vez os Estados Unidos para um envolvimento mais direto na guerra no Oriente Médio.

O presidente Joe Biden disse que as Forças Armadas ainda estavam investigando os detalhes do ataque, que também deixou cerca de 30 feridos, mas já responsabiliza diretamente milícias financiadas e armadas pelo Irã que atuam na Síria e no Iraque.

Esta foi a primeira vez que soldados americanos foram mortos em ataques diretos contra suas bases no Oriente Médio desde o início da guerra entre o Hamas e Israel, em 7 de outubro.

Dois outros marinheiros desapareceram e foram considerados mortos no início do ano, mas eles atuavam em uma missão ofensiva americana na tentativa de bloquear o envio de armas iranianas para os rebeldes Houthis, no Iêmen.

Até aqui, Washington vinha tentando atuar com cautela nos conflitos interligados na região. Afinal, Biden não tinha o menor interesse numa escalada que transformasse o conflito entre Israel e o Hamas em uma guerra regional, especialmente em um ano eleitoral.

Foi por isso, por exemplo, que o presidente americano colocou pressão, sem sucesso, sobre Israel para adotar ações militares mais precisas, com menos mortos entre os civis palestinos.

Os Estados Unidos também adotaram uma tática relativamente moderada nas retaliações aos rebeldes Houthis, do Iêmen, que continuam atacando navios cargueiros no Mar Vermelho, alegando solidariedade aos palestinos.

Como resposta, os americanos optaram por fazer uma série de ataques pontuais contra os rebeldes, na tentativa de destruir com precisão os pontos de lançamento de mísseis e drones. Além disso, adotaram sanções econômicas, mas evitaram um conflito militar maior e generalizado contra o grupo.

E mesmo as reações contra centenas de ataques anteriores às suas bases na Síria e no Iraque tiveram como resposta bombardeios muito limitados às posições das milícias aliadas do Irã.

Related Post

Análise: morte de militares arrasta de vez os EUA para guerra no Oriente Médio BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...