VEJA DETALHES
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV/CE) denunciou o vereador reeleito em Fortaleza, Inspetor Alberto (PL), por maus-tratos a animais e solicitou a cassação do mandato do parlamentar após ele arrastar um porco pelas orelhas.
O vídeo que registrou o momento repercutiu neste domingo (27), dia em que ocorreu o segundo turno da eleição para a Prefeitura de Fortaleza. Durante o ato, o político se referiu ao candidato da oposição, Evandro Leitão (PT).
A denúncia formal foi apresentada pelo presidente do Conselho, Daniel Viana, à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), ao Ministério Público do Ceará (MPCE) e ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
“Uma clara demonstração de brutalidade e desrespeito pelo bem-estar animal. Este ato, além de inaceitável do ponto de vista ético, ocorre em um momento em que a sociedade clama por respeito e proteção aos direitos dos animais”, avalia a autarquia em nota enviada à imprensa.
Segundo a denúncia, a conduta do vereador configura crime ambiental, eleitoral e infringir outras leis.
O parlamentar alega que não teve “intuito de causar dor ou desprezo ao animal” e que o tratamento do suíno não ocorreu apenas para gravar o vídeo.
“Na ocasião, o vereador Inspetor Alberto transferia o animal de um lugar para outro e, durante esse trâmite, aproveitou e proferiu algumas palavras no bojo do cenário político que circunda o Município de Fortaleza”, afirma a equipe jurídica do político.
Nenhum comentário: