Das 15 capitais com segundo turno neste domingo (27), em cinco as disputas são acirradas, de acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto. Esse é o cenário de Belo Horizonte, Fortaleza, Cuiabá, Manaus e Porto Velho.
Com base nos dados divulgados no sábado (26) por Quaest, Datafolha e AtlasIntel, em outras sete há candidatos favoritos para vencer quando os votos começarem a ser apurados. É que projetam os levantamentos para São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Aracaju, João Pessoa e Belém.
Já em três capitais, as pesquisas apresentaram cenários distintos – entre ter um favorito ou um empate técnico. São os casos de Campo Grande, Natal e Palmas.
Confira, a seguir, a situação em cada uma das capitais, segundo as pesquisas (o Datafolha realizou levantamentos apenas em São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza):
São Paulo
Atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB) aparece na liderança nas três pesquisas.
A maior vantagem contra seu adversário, Guilherme Boulos (PSOL), foi registrada pelo Datafolha — 14 pontos de diferença.
Na Quaest e na AtlasIntel, a distância entre os candidatos a prefeito de São Paulo também está em dois dígitos — dez e 11,2 pontos percentuais, respectivamente.
Veja os números, em votos válidos:Quaest: Ricardo Nunes (MDB), 55%; Guilherme Boulos (PSOL), 45%
AtlasIntel: Ricardo Nunes (MDB), 55,6%; Guilherme Boulos (PSOL), 44,4%
Datafolha: Ricardo Nunes (MDB), 57%; Guilherme Boulos (PSOL), 43%
Belo Horizonte
Também na disputa pela reeleição, Fuad Noman (PSD) aparece na liderança nas três pesquisas. Ao contrário de Nunes, porém, em uma delas, ele aparece empatado tecnicamente com Bruno Engler (PL), seu oponente na disputa na capital mineira.
A maior diferença entre os dois foi registrada pela AtlasIntel — 6,4 pontos percentuais –, mas o cenário não é muito diferente no Datafolha e na Quaest (seis e quatro pontos de distância, respectivamente). Neste último, Fuad e Engler ficam empatados no limite da margem de erro.
Veja os números, em votos válidos:Quaest: Fuad Noman (PSD), 52%; Bruno Engler (PL), 48%
AtlasIntel: Fuad Noman (PSD), 53,2%; Bruno Engler (PL), 43,8%
Datafolha: Fuad Noman (PSD), 53%; Bruno Engler (PL), 47%
Fortaleza
O cenário de empate técnico é o que marca a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. As três pesquisas mostram André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) dividindo o eleitorado da capital cearense.
Em uma das pesquisas, a Quaest, ambos estão com o mesmo índice de intenção de voto: 50%.
No Datafolha, a distância entre os candidatos é de dois pontos percentuais. A AtlasIntel aponta uma diferença menor: um ponto.
Veja os números, em votos válidos:Quaest: André Fernandes (PL), 50%; Evandro Leitão (PT), 50%
AtlasIntel: André Fernandes (PL), 50,5%; Evandro Leitão (PT), 49,5%
Datafolha: André Fernandes (PL), 51%; Evandro Leitão (PT), 49%
Porto Alegre
A reeleição de Sebastião Melo (MDB) é o cenário mais provável, segundo as pesquisas em Porto Alegre.
No levantamento da Quaest, a distância entre ele e sua adversária, Maria do Rosário (PT), é de 27 pontos percentuais. Na AtlasIntel, ela é de 13 pontos.
Veja os números, em votos válidos:Quaest: Sebastião Melo (MDB), 63%; Maria do Rosário (PT), 37%
AtlasIntel: Sebastião Melo (MDB), 56,5%; Maria do Rosário (PT), 43,5%
(*) VEJA A REPORTAGEM COMPLETA NO CNN BRASIL
Nenhum comentário: