NESTA QUINTA-FEIRA (31)
Das 25 mil pessoas que caíram na malha fina no Ceará, 6.626 regularizaram a situação e receberão a restituição. A Receita Federal deve pagar R$ 20,3 milhões em restituição do Imposto de Renda a essas pessoas nesta quinta-feira (31), na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.
Os contribuintes podem realizar a consulta pelo site da Receita Federal, na seção Meu Imposto de Renda. O auditor fiscal da receita federal, Marcondes Fortaleza, explica os motivos que levaram os cearenses a cair na malha fina.
“Os principais motivos que levaram esses cearenses a caírem na malha são dois: a dedução de despesa médica e omissão de rendimento. Esses dois fatores em conjunto representam mais de 80% das razões que levam à incidência de malha fina. Quando um contribuinte cai em malha fina, a regra é a Receita exigir que ele comprove, através da juntada de todos os documentos que dão suporte às informações declaradas”, explicou.
A responsabilidade é sempre do contribuinte, então cuidados básicos são necessários para diminuir a possibilidade de cair na malha fina. “Utilizar a declaração pré-preenchida já é um bom ponto de partida. A partida ali, conferir bem se falta inserir algo ou se precisa excluir, além de conferir os valores”.
Se a restituição não for depositada na conta informada, como em casos de contas desativadas, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
Nenhum comentário: