O quadro de violência política no Ceará, já apontado em outras manifestações institucionais, volta a ser tema de editorial do Grupo de Comunicação O POVO. Agora, pelo episódio que resultou na morte do presidente da Câmara de Vereadores de Tabuleiro do Norte, Marco Aurélio (PP), que havia sido eleito para mais um mandato, a partir de 2025.
O governo estadual, através das forças de segurança pública, precisa, agora, se empenhar no esclarecimento do que houve. O homicídio, captado pelas câmeras das ruas, deu-se enquanto o vereador permanecia sentado na calçada de sua residência. Nada fazia crer que ele estivesse sob ameaça ou algum tipo de pressão, o que dobra a necessidade de uma investigação rigorosa e rápida.
Pesquisa divulgada este mês pelas organizações Justiça Global e Terra de Direitos, com o título Violência Política e Eleitoral no Brasil, abrangendo o período de novembro de 2022 até outubro de 2024, apresenta recordes de casos de violência política nesse período. Portanto, é um quadro de preocupação nacional.
Nenhum comentário: