Sesc Ceará apresenta campanha “Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade” em Brasília Movimento em prol do reconhecimento teve início no ano de 2019


A campanha “Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade” foi debatida na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, durante audiência pública, realizada em Brasília. A iniciativa do reconhecimento da Chapada do Araripe como patrimônio da humanidade teve início em 2019, tendo à frente o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, em parceria com a Fundação Casa Grande. Outras instituições, a exemplo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), também estão envolvidas no movimento.

A audiência pública foi solicitada pelo presidente do Sistema Fecomércio Ceará e deputado federal, Luiz Gastão (PSD-CE), que defende a inscrição da chapada, que fica localizada entre os estados de Pernambuco, do Ceará e do Piauí, na lista de locais brasileiros candidatos ao título da Unesco. Na audiência, Gastão destacou que o local é reconhecido por sua riqueza paisagística, ambiental e arqueológica. "Trata-se de um patrimônio material e imaterial de valor excepcional, com características únicas no mundo, que merece ser preservado e reconhecido internacionalmente", disse.

A Chapada do Araripe

A Chapada do Araripe é um platô central que cria um território e conecta os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba, formando uma paisagem cultural singular, completa e genuína. Além da relevância ambiental, o território exerce forte influência na cultura local, que é marcada pelo conjunto de tradições e celebrações coletivas, relacionadas à forma de vida do povo do Cariri, que está integrado à diversidade natural da Chapada do Araripe.

O superintendente de ações integradas e diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, explica porque, a campanha “Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade”, tem a grafia desta forma por um motivo. “A Chapada é um território único, de valor ambiental, histórico, cultural, arqueológico, mitológico, paleontológico, musical e artístico. Por isso, o Sistema Fecomércio Ceará, nessa campanha, transforma a preposição ‘da’ no verbo ‘dá’. Com isso, reforça o sentido de que a gestão participativa do patrimônio no território da Chapada do Araripe oferta humanidade, assim como a humanidade preserva o seu patrimônio”, explica o executivo.

O gerente de cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins, reforça que o reconhecimento se dá como Patrimônio Mundial de Bem Misto: Meio Ambiente e Cultural. “Isso terá relevância tanto do ponto de vista cultural como ao estabelecer um compromisso internacional de preservação e proteção da região, trazendo também impactos positivos, inclusive no desenvolvimento econômico e no turismo da Região”, ressalta Quindins.

Com informações do Sesc

Related Post

Sesc Ceará apresenta campanha “Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade” em Brasília Movimento em prol do reconhecimento teve início no ano de 2019 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...