Justiça do Colorado decide que Trump não pode disputar primárias no estado

Numa decisão surpreendente e sem precedentes, o Supremo Tribunal do Colorado retirou o ex-presidente Donald Trump da votação estadual de 2024, decidindo que ele não é um candidato presidencial elegível devido à “proibição insurrecionista” da 14ª Emenda.

A decisão será suspensa enquanto se aguarda recurso até 4 de janeiro.

O veredito da Suprema Corte estadual se aplica apenas ao Colorado, mas é histórico e irá agitar a campanha presidencial de 2024. As autoridades eleitorais do Colorado disseram que o assunto precisa ser resolvido até 5 de janeiro, que é o prazo legal para definir a lista de candidatos para as primárias do Partido Republicano.

Ratificada após a Guerra Civil, a 14ª Emenda diz que os funcionários que prestam juramento de apoiar a Constituição são banidos de futuros cargos se “se envolverem numa insurreição”. Mas a formulação é vaga, não menciona explicitamente a presidência e só foi aplicada duas vezes desde 1919.

Seis eleitores republicanos e não afiliados do Colorado entraram com a ação no início de setembro com o apoio de um grupo de vigilância liberal intitulado Cidadãos pela Responsabilidade e Ética em Washington (Crew).



Related Post

Justiça do Colorado decide que Trump não pode disputar primárias no estado BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...