A PARTIR DE FEVEREIRO
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (21), a incorporação da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação com o novo imunizante começará a valer em fevereiro de 2024, segundo o laboratório fabricante.

Com a medida, o Brasil passa a ser o primeiro país a liberar a dose no sistema público de saúde.

“A perspectiva é de que o Ministério da Saúde adquira as doses disponíveis, contribuindo com a estratégia geral para o combate à dengue”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Carlos Gadelha.

A nova vacina, conhecida como Qdenga, é recomendada para pessoas que nunca contraíram a doença e/ou tiveram contato com o vírus, independente da idade. Ela também foi reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A definição dessas estratégias deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro. De acordo com o laboratório, a previsão é que sejam entregues 5.082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro.

“O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. Até o início do ano faremos a definição dos públicos alvo”, declarou a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O esquema vacinal será composto por duas doses.

Related Post

BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...