'Contramão da dengue': entenda por que o Ceará tem poucos casos enquanto a doença cresce no país


O Brasil vive um cenário alarmante com relação aos casos de dengue. São mais de 500 mil notificações, conforme o Ministério da Saúde. No entanto, o Ceará tem ido na "contramão" do cenário visto nacionalmente. Com isto, surge o questionamento: por que o estado tem poucos casos de dengue comparado ao Brasil?

O número de casos notificados de dengue caiu de 429 para 22 desde o último dia 28 de janeiro, conforme dados da Secretaria da Saúde divulgados no Integrasus. Antonio Lima Neto, secretário Executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, explicou quais fatores contribuem para esse cenário.

“O que tem acontecido, pelo menos nos últimos oito ou dez anos, é que a transmissão de dengue no Ceará (praticamente em todo o Nordeste) tem se mantido baixa em relação à série histórica”, comentou.

Ele disse que o cenário se tornou mais evidente após a pandemia de Covid-19, com vários casos de epidemias vistos no Centro-Sul do Brasil. Uma das causas prováveis é a expansão do mosquito Aedes aegypti para outros estados ligada ao aquecimento global.

“Durante muitos anos, estivemos solitários nessa situação. O Nordeste era onde praticamente se tinha exclusivamente epidemia de dengue; às vezes, com Rio de Janeiro ou Goiás”, lembrou o secretário

Atualmente, os tipos 1 e 2 de dengue são os que estão em maior circulação. Ambos já causaram epidemias no Ceará, o que contribui para o baixo número de casos no estado, uma vez que a infecção causa, posteriormente, imunidade à pessoa infectada. O secretário, no entanto, disse que não se deve falar em imunidade de rebanho ou coletiva.

(*) g1 Ceará

Related Post

'Contramão da dengue': entenda por que o Ceará tem poucos casos enquanto a doença cresce no país BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 18 de fevereiro de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...