Geral Gastos da Secom do governo Lula com propaganda até junho de 2026 chegam a quase R$ 180 milhões



O Palácio do Planalto gastou R$ 178 milhões com publicidade entre 1º de janeiro e 15 de junho de 2026, segundo dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). Com isso, os gastos do governo Lula com propaganda desde o início do terceiro mandato chegaram a R$ 954,5 milhões.

Os investimentos da Secom foram de R$ 175,9 milhões em 2023, R$ 234,9 milhões em 2024, R$ 365,7 milhões em 2025 e R$ 178 milhões em 2026, até 15 de junho.

Os valores consideram apenas os gastos da Secom da Presidência e não incluem despesas com publicidade de ministérios, estatais e empresas de economia mista.

Grupos de mídia que receberam publicidade da Secom em 2026 (jan. a jun. de 2026)Grupo Globo — R$ 33,0 milhões
Google Brasil — R$ 23,0 milhões
Facebook/Meta — R$ 18,6 milhões
Grupo Record — R$ 13,4 milhões
SBT/SBT News — R$ 5,9 milhões
Kwai Brasil — R$ 4,6 milhões
Amazon/Prime Video — R$ 4,3 milhões
JCDecaux — R$ 3,7 milhões
ESPN/Disney+ — R$ 2,6 milhões
Netflix — R$ 2,3 milhões
Uber — R$ 2,0 milhões
Eletromidia — R$ 1,9 milhão
Grupo Jovem Pan — R$ 1,4 milhão
CazéTV — R$ 1,3 milhão
Max — R$ 1,2 milhão
Grupo UOL/Folha — R$ 1,1 milhão
Grupo Metrópoles — R$ 1,1 milhão

As campanhas publicitárias divulgaram 49 temas e tiveram 1.454 anúncios veiculados em TV, rádio, jornais, revistas, internet e plataformas de streaming.

Temas com as campanhas mais caras em 2026:fim de ano de 2025 – R$ 36 milhões;
balanço do governo e panoramas nos Estados – R$ 32 milhões;
ações de oportunidade (também chamada de always on –é um gasto para manter campanhas ativas) – R$ 28 milhões;
isenção do Imposto de Renda – R$ 17 milhões;
governo presente nos Estados – R$ 12 milhões.

Nota da Secom:

“A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), na condição de órgão central do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), atua em estrita observância à legislação eleitoral e às normas que disciplinam a publicidade institucional da administração pública federal.

“Os limites aplicáveis às despesas com publicidade institucional vêm sendo plenamente cumpridos pela pasta, com base nos critérios estabelecidos na legislação vigente e nas orientações jurídicas aplicáveis, inclusive por meio de sua regulamentação interna.

“A Secretaria está à disposição para prestar todas as informações necessárias e destaca que apresentará, no foro competente, os esclarecimentos técnicos e jurídicos que se fizerem necessários.

“Por fim, eventuais comparações entre exercícios distintos devem considerar as especificidades de cada período, as políticas públicas desenvolvidas, o planejamento anual de comunicação e as necessidades de campanhas de utilidade pública, não sendo adequada a comparação isolada de valores empenhados entre anos sem a devida contextualização.”

Com informações de Poder 360

CID RESOLVEU SUMIR DE NOVO APÓS DESENTENDIMENTO COM CAMILO SANTANA

NA CORDA BAMBA: EUNÍCIO BUSCA ESPAÇO E TENTA EVITAR FICAR FORA DA DISPUTA DE 2026



Nos bastidores da política cearense, começam a crescer as discussões sobre o futuro do deputado federal Eunício Oliveira para as eleições de 2026. Cotado anteriormente como um dos nomes para disputar o Senado dentro do grupo governista, o cenário teria ficado mais competitivo e levado o emedebista a buscar alternativas para continuar no centro das articulações.
Entre as análises políticas, há avaliação de que o caminho ao Senado ficou mais disputado e que uma tentativa de reeleição para a Câmara também exigiria uma estratégia mais forte diante da reorganização dos grupos partidários no estado.

Nos bastidores, também circula a leitura de que uma composição para vice-governador na chapa do atual governador Elmano de Freitas poderia surgir como possibilidade, embora até o momento não exista definição oficial.

Outro fator observado é o crescimento de novas lideranças e o reposicionamento de partidos para 2026, o que aumenta a disputa interna por espaço político.

Apesar das especulações, aliados de Eunício defendem que o ex-presidente do Senado ainda mantém influência política e experiência suficiente para seguir competitivo no próximo ciclo eleitoral. Nos bastidores, a avaliação é que as definições mais importantes ainda devem acontecer nos próximos meses.

Aposta do Ceará acerta a quina da Mega-Sena e leva R$ 32,5 mil



O sorteio do concurso 3024 da Mega-Sena, realizado na noite de sábado (27) em São Paulo, não teve ganhadores na faixa principal. No entanto, uma aposta feita em Cascavel, no Ceará, está entre as que acertaram cinco dezenas e levarão para casa o prêmio de R$ 32.595,94

O jogo cearense foi uma aposta simples, de 6 números, registrado na unidade Nossa Lotérica IV. Além dela, outras 37 apostas em todo o Brasil também acertaram a quina e receberão o mesmo valor.

Veja os números sorteados: 13 - 39 - 42 - 44 - 47 - 49.

Como ninguém acertou os seis números, o prêmio principal acumulou e está estimado em R$ 23 milhões para o próximo concurso, de número 3025.

5 acertos: 38 apostas ganhadoras, R$ 32.595,94
4 acertos: 2.123 apostas ganhadoras, R$ 961,71

Para apostar na Mega-Sena

A aposta mínima custa R$ 6 e pode ser realizada também pela internet, até as 20h – saiba como fazer a sua aposta online.

Os jogos podem ser realizados até as 20h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país ou por meio do site e aplicativo Loterias Caixa, disponíveis em smartphones, computadores e outros dispositivos.

Já os bolões digitais poderão ser comprados até as 20h30, exclusivamente pelo portal Loterias Online e pelo aplicativo.

O pagamento da aposta online pode ser realizado via PIX, cartão de crédito ou pelo internet banking, para correntistas da Caixa. É preciso ter 18 anos ou mais para participar.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para um jogo simples, com apenas seis dezenas, que custa R$ 6, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 20 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 232.560,00, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 1.292, ainda de acordo com a instituição.

Cobra e calango que só existem no Ceará são incluídos em lista nacional de espécies ameaçadas Risco de desaparecimento dos bichos já era reconhecido pelas autoridades estaduais.



O calango-de-limaverde (Placosoma limaverdorum) e a serpente coral-de-lema (Apostolepis thalesdelemai), encontrados somente em áreas restritas de serras úmidas do Ceará, entraram na Lista Nacional de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, atualizada neste mês pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O risco de desaparecimento do réptil e da serpente já era reconhecido pelo Livro Vermelho dos Animais Ameaçados de Extinção do Ceará, relação estadual produzida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

O desaparecimento de uma espécie, ainda mais uma endêmica, impacta diretamente o equilíbrio entre a fauna e a flora da biodiversidade local, como explica ao Diário do Nordeste o professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e coordenador da Lista Vermelha do Ceará, Hugo Fernandes.
Perder uma espécie para a extinção não significa dizer somente perder uma espécie; também significa perder todos os serviços que essa espécie presta ao meio ambiente. [...] E, no caso de uma espécie endêmica, isso ainda é pior, porque não há outra oportunidade de preservar aquela espécie e aqueles serviços específicos que aquela espécie presta, porque ela é única, exclusiva daquele local.”Hugo Fernandes
Coordenador da Lista Vermelha do Ceará

Na prática, um animal ser inserido em uma relação como a lista cearense ou a federal garante a captação de recursos financeiros e acesso a políticas públicas de preservação, como destaca o especialista.

“A inclusão na lista federal é muito importante, pois promove a possibilidade de instalação de políticas públicas também nesse aspecto federal. Isso permite com que recursos sejam destinados a essas espécies e que projetos de conservação, ONGs e inclusive empresas possam captar e direcionar recursos para essas espécies ameaçadas.”

SUS INICIA TESTE COM CANETAS EMAGRECEDORAS

AINDA NÃO SERÁ OFERECIDO EM TODO PAÍS
O Ministério da Saúde começou a testar o uso da semaglutida, medicamento conhecido como "caneta emagrecedora", em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto-piloto será realizado no Rio Grande do Sul com 250 pacientes atendidos pelo Grupo Hospitalar Conceição.

A iniciativa vai avaliar se o medicamento é eficaz, seguro e viável para o tratamento da obesidade no SUS. O estudo terá duração de dois anos e acompanhará a perda de peso, a qualidade de vida dos pacientes, os resultados clínicos e os custos do tratamento.

Os participantes precisam ter obesidade diagnosticada há pelo menos um ano, já terem tentado tratamento com dieta e atividade física sem sucesso e terem indicação para cirurgia bariátrica. Também será necessário saber aplicar a medicação ou contar com a ajuda de um cuidador.

Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos pacientes atendidos pelo hospital tem obesidade grave e muitos não conseguem realizar a cirurgia bariátrica por questões de saúde.

Apesar do início do projeto, a semaglutida ainda não faz parte da lista de medicamentos oferecidos pelo SUS. Em 2025, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) recomendou que o medicamento não fosse incorporado à rede pública devido ao alto custo.

A estimativa é que a oferta da semaglutida e da liraglutida para todo o SUS teria um impacto de cerca de R$ 8 bilhões por ano.

Nunca aceite ajuda no banco!

TEMPO EM ACOPIARA, CHUVA DA CHAMADA "CAÍDA DAS FOLHAS", BANHA A TERRA DO LAVRADOR, NO MOMENTO 24° C, CHUVINHA FINA NA CIDADE

Choveu 12 mm na terra das andorinhas rabo de tesoura, o tempo continua instável com probabilidade de chuva no decorrer dos voos. 

 

O Cariri deve ganhar um novo investimento no setor da aviação executiva. A The Táxi Aéreo Ltda, LIGADA AO DEPUTADO FEDERAL YURI DO PAREDÃO



O Cariri deve ganhar um novo investimento no setor da aviação executiva. A The Táxi Aéreo Ltda., com sede em Juazeiro do Norte, na região Sul do estado, prevê iniciar suas operações no segundo semestre de 2026, oferecendo voos fretados com aeronaves próprias para destinos em todo o Ceará e no Nordeste. Praiase ilhas
O empreendimento é ligado ao deputado federal Yury do Paredão e nasce com a proposta de ampliar a oferta de transporte aéreo executivo na região. A empresa inicia suas atividades com capital social de R$ 4 milhões e contará com uma linha de financiamento de R$ 15,1 milhões do Banco do Nordeste, viabilizado pela gestão do presidente Paulo Câmara e do diretor de Negócios Vandir Farias.

A expectativa é que a nova operadora fortaleça o mercado de aviação executiva no interior cearense e contribua para o desenvolvimento econômico do Cariri, ampliando as opções de mobilidade aérea para empresários, instituições e clientes privados.

Iguatu garante vaga na 3ª Fase e Maracanã é eliminado da Série D Ferroviário entra em campo neste domingo para decidir vaga

Dois dos 3 representantes cearenses entraram em campo pelo jogo de volta da 2ª Fase da Série D. O Iguatu passou de fase, mas o Maracanã foi eliminado. O Azulão empatou com a Tuna Luso em 1x1 no estádio Morenão e se classificou, já que no Pará, havia vencido por 2x1. No jogo deste sábado, Matheus Lima abriu o placar para o time cearense, de pênalti aos 24 minutos do 1º tempo, e Warlan empatou para a Tuna aos 44 do 2º tempo. Assim, o Iguatu está entre os 32 melhores da competição e aguarda todos os classificados para conhecer seu adversário na 3ª Fase. CAIU NOS PÊNALTIS O Maracanã não teve a mesma sorte e foi eliminado. O Alvianil caiu nos pênaltis para o Imperatriz. Na partida de ida, como visitante, o Maracanã arrancou o empate em 1x1, e em casa, não saiu no 0x0 no Almir Dutra. Assim, a vaga foi para os pênaltis e o time maranhense se classificou por 7x6. FERRÃO EM CAMPO NO DOMINGO O Ferroviário será o último time cearense a jogar. O Ferrão entra em campo no domingo, às 17 horas, contra o Central de Caruaru, no PV. No jogo de ida, no Lacerdão, em Pernambuco, as duas equipes empataram em 1x1. Assim, quem vencer estará classificado. Se empatarem a vaga será definida nos pênaltis.

TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRO EDIFICAREI MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA. DOMINGO, 28 DE JUNHO, 07h53

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...