Campanha avança para a fase 3 em Fortaleza; Mais de 200 mil pessoas devem ser vacinadas

Fortaleza inicia hoje (05), a terceira fase da vacinação contra a Covid-19, que inclui pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas e pessoas com deficiência permanente. A nova etapa irá ocorrer simultaneamente à vacinação do público prioritário da primeira e segunda fase da campanha, que são idosos, trabalhadores da saúde e profissionais das forças de salvamento e segurança.

Conforme o Plano Municipal de Vacinação, a meta, nesta etapa, é imunizar 107.614 pessoas com comorbidades, de 18 a 59 anos. O número projetado para a vacinação para quem tem deficiência grave permanente é de 111.372. Se contabilizar as grávidas e puérperas, incluídas na fase 3 posteriormente, essa projeção aumenta.

Para ter acesso ao agendamento na terceira fase, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital. A confirmação do agendamento da vacina será divulgada em lista nominal em site oficial da Prefeitura de Fortaleza, assim como por meio de mensagem por e-mail e WhatsApp. Haverá orientações sobre data, horário e local onde a pessoa agendada deve comparecer.

As pessoas que não informaram que possuem uma comorbidade em seu cadastro no Saúde Digital podem incluir a informação. Para isso, basta acessar o sistema, fazer seu login e clicar em “editar cadastro”. Já os que não receberam confirmação do cadastro por e-mail podem consultar se deu certo o procedimento pelo telefone 0800 275 1475.

No dia da vacinação, as pessoas agendadas devem levar, além da identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço, documentos comprobatórios de que fazem parte do grupo prioritário da fase 3.

Aqueles que possuem comorbidades e deficiência permanente devem apresentar, de forma impressa, o atestado, relatório ou prescrição médica indicando o motivo para a aplicação da vacina, com validade de até um ano. Já as gestantes e puérperas, precisam apresentar um documento comprobatório da gravidez, como o cartão do pré-natal, ou então a certidão de nascimento do bebê.

No caso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), será possível procurar uma Unidade Básica de Saúde próxima para obter esse tipo de documento. Ainda assim, para cearenses que utilizam a rede particular, basta fazer solicitação ao médico responsável pelo acompanhamento. A Prefeitura de Fortaleza também disponibiliza modelo de atestado médico como sugestão para comprovação de comorbidades. Clique para fazer o download do modelo de atestado médico

A fase 3 do plano de imunização foi dividido em duas etapas:

ETAPA 1:
Gestantes e puérperas com comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos
Pessoas com Síndrome de Down que possuem entre 18 e 59 anos
Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos
Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, seguindo a sequência definida na Comissão Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE): Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC>40; Doença Neurológica; Pneumopatias; Doença Renal Crônica; Imunodeficiência e outras
Pessoas entre 55 a 59 anos com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

ETAPA 2
Gestantes e puérperas, independente de comorbidades, acima de 18 anos
Pessoas entre 18 e 54 anos com comorbidades e deficiência permanente.

Para essa terceira fase de vacinação em Fortaleza serão aplicadas as doses da Pfizer devido às recomendações especiais de transporte e armazenamento. Serão duas doses, com intervalo de 12 semanas entre a primeira e a segunda, conforme orientação do Ministério da Saúde. O primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech chegou nesta segunda-feira (3), com 17.555 doses.


Related Post

Campanha avança para a fase 3 em Fortaleza; Mais de 200 mil pessoas devem ser vacinadas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 7 de maio de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...