Fórum Nacional de Governadores envia ofício aos EUA solicitando 10 milhões de doses de vacinas contra a covid-19

O governador do Piauí, Wellington Dias
(PT),
e representante do Fórum
Nacional de Governadores
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e representante do Fórum Nacional de Governadores assinou, em nomes dos membros, um pedido de ajuda humanitária para os Estados Unidos em relação à distribuição de doses de vacinas contra o novo coronavírus. O chefe do Executivo Piauiense é coordenador da temática “Estratégia para vacina contra Covid-19” e solicitou 10 milhões de doses para o Brasil.

No documento, os governadores comparam o País com a Índia em relação à classificação de risco. “Essa trágica situação faz com que o Brasil figure, junto com a Índia, na classificação de alto risco, caracterizando-o como potencial deflagrador de uma grave crise social e econômica sem precedentes, com consequências negativas para além das suas fronteiras”, destaca o texto.

Os gestores estaduais reafirmaram que a doação dos imunizantes é capaz de reverter uma possível terceira onda da doença no Brasil, com previsão de mais 200 mil mortes entre a população brasileira até setembro deste ano. O País já soma mais de 450 mil mortes por complicações da covid-19. O documento traz, também, o fato de que 80% da população ainda não recebeu nenhuma das doses, “o que potencializa sobremaneira os riscos de disseminação da doença”.

O ofício solicita os imunizantes prometidos pelos EUA como forma de antecipação de contratos firmados com os laboratórios, como Pfizer, Astrazeneca e Janssen. “Com base nesse entendimento, os Governadores do Brasil, ciosos dos laços históricos de fraternidade que unem nossos povos, clamam pelo acolhimento do pleito que ora formulam ao governo dos Estados Unidos da América”, completa o documento.

Promessa

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse no dia 17 de maio que doaria cerca de 20 milhões de doses para países até final de junho. A quantidade de vacinas inclui doses dos imunizantes da Pfizer/Biontech, da Moderna e da Johnson & Johnson.

“Assim como na Segunda Guerra Mundial a América era o arsenal da democracia, na batalha contra a pandemia de covid-19 nossa nação será o arsenal de vacinas”, disse Biden.


Related Post

Fórum Nacional de Governadores envia ofício aos EUA solicitando 10 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 27 de maio de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...