Ceará avança na imunização e começa a vacinar trabalhadores da educação a partir deste sábado

A vacinação contra a Covid-19 segue avançando no Ceará. A partir deste sábado (29), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e os municípios cearenses iniciam a Fase 4 do Programa Nacional de Imunização (PNI), começando a aplicar a vacina nos profissionais dos sistemas de Educação público e privado – por ordem decrescente de idade. Para esta etapa, deve ser obedecida uma ordem de prioridades: creches, pré-escolas, ensinos fundamental, médio e profissionalizante, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior. O público remanescente das fases anteriores segue sendo agendado e vacinado simultaneamente.

Nesta etapa, além dos trabalhadores da Educação, encontram-se pessoas em situação de rua; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros. Também pertencem à 4ª etapa de vacinação trabalhadores de transportes metroviário, ferroviário, aquaviário e aéreo; caminhoneiros; trabalhadores portuários e industriais, além de trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Educação

A definição das prioridades e liberação do avanço da vacinação para a 4ª Fase foi orientada, nesta sexta-feira (28), pelo Ministério da Saúde. É reconhecida a relevância social da imunização deste grupo, considerando a necessidade da volta das aulas presenciais de milhões de crianças, sobretudo as que se alimentam nas escolas.

Para consolidar as estratégias de distribuição dos imunizantes (Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac) aos municípios, gestores da Sesa, secretários municipais de Saúde e membros dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho participaram de reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na tarde desta sexta. Ficou pactuado que as aplicações das doses nos trabalhadores da Educação acontecerá no município onde residem.


Related Post

Ceará avança na imunização e começa a vacinar trabalhadores da educação a partir deste sábado BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 29 de maio de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...