Temporais em PE deixam 4 mortos e mais de 800 desabrigados em 7 cidades; Lula anuncia envio da Defesa Civil Nacional

Ao menos 871 pessoas de sete cidades ficaram desabrigadas após os temporais que atingiram o Grande Recife e a Zona da Mata de Pernambuco nesta sexta-feira (1º), segundo dados do governo estadual e da prefeitura da capital. Nas redes sociais, o presidente Lula (PT) anunciou o envio de equipes da Defesa Civil Nacional para reforçar as ações de assistência às vítimas (saiba mais abaixo).

As fortes chuvas que começaram de madrugada deixaram, ao todo, quatro mortos em dois deslizamentos de barreiras. Em Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, uma jovem de 24 anos e o filho dela morreram. Em Olinda, as vítimas foram outra mulher, de 20 anos, e o filho de 6 meses, e outras cinco ficaram feridas.

Em balanço divulgado na noite desta sexta (1º), a Defesa Civil de Pernambuco informou que contabilizou um total de 422 desabrigados e 1.068 desalojados. Já a prefeitura do Recife disse que registrou, na cidade, outros 449 moradores que precisaram deixar suas casas. Ao todo, 340 pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros em ocorrências ligadas à chuva.
Juntos, o governo e a prefeitura disponibilizaram 23 abrigos, sendo 11 do estado e 12 do município. Conforme os dois balanços, os números são:

Recife: 449 desabrigados;
Goiana: 146 desabrigados e 994 desalojados;
Timbaúba: 34 desabrigados e 52 desalojados;
Igarassu: 27 desabrigados e sete famílias desalojadas;
Paulista: 32 desabrigados e 11 desalojados;
Camaragibe: quatro desabrigados e 11 desalojados;
Limoeiro: nove desabrigados.

Na praia de Ponta de Pedras, parte do primeiro andar de uma casa desabou e o mar e uma barraca foi arrastada pelo mar, que também derrubou um poste e jogou uma jangada para o pedregulho. No bairro da Boa Vista, o muro de uma escola em construção ruiu e a enxurrada invadiu as ruas da localidade (veja vídeo acima).

O volume de água foi tão grande que fez o Rio Goiana transbordar, inundando várias residências. Alguns moradores tiveram que sair de casa com os pertences na cabeça. De acordo com a prefeitura, cerca de 400 pessoas foram encaminhadas para cinco abrigos municipais.

"Mais um dia difícil, mas fazer o quê, né? Temos que agradecer porque estamos com vida. E o resto depois, a gente constrói", disse uma moradora, que não foi identificada.

Em publicação nas redes sociais, o presidente Lula (PT) anunciou o envio de equipes da Defesa Civil Nacional para reforçar o atendimento às vítimas.
"O ministro da Integração Regional, Waldez Góes, acionou a Defesa Civil Nacional para prestar todo suporte às cidades atingidas, inclusive com o reconhecimento da situação de emergência e o deslocamento de técnicos para a área. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também mobilizou a Força Nacional do SUS no atendimento às vítimas. O Governo do Brasil segue acompanhando a situação para prestar toda a ajuda necessária", escreveu no X.

No início da tarde, a governadora Raquel Lyra (PSD) visitou as equipes de monitoramento das chuvas na sede da Apac, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.

"Desde o dia de ontem [quinta-feira, 30 de abril], as chuvas começaram, especialmente na região da Zona da Mata Norte, na Região Metropolitana do Recife. Durante a madrugada, essas chuvas se intensificaram. O nosso time [...] já presente nos territórios", declarou.

Related Post

Temporais em PE deixam 4 mortos e mais de 800 desabrigados em 7 cidades; Lula anuncia envio da Defesa Civil Nacional BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 2 de maio de 2026

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...