Artigo – “Tenha juízo, Presidente!”

Com o título “Tenha juízo, Presidente!”, eis artigo de Antonio Mourão Cavalcante, médico, antropólogo e professor universitário. Ele lembra que Jair Bolsonaro foi eleito para gerir o Brasil de todos. “Governo passa, Nação fica. Não pode se abrir a ideias bizarras e esdrúxulas”, diz o articulista. Confira:
Na atual polarização em que se transformou o debate político no Brasil, uma questão parece recorrente: Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil. Portanto, não há como questionar suas ideias e seu pensamento radical. O povo o escolheu. E, quem questiona suas atitudes, palavras e ações, não respeita o jogo democrático. São pessoas inconformadas. Recalcadas. Deixa o homem trabalhar!
Ora, será democrático um regime de discurso único? Não pode existir oposição? Bem ao contrário, é importante – numa democracia – a existência do contraditório. De uma oposição que fiscalize e acompanhe a marcha do governo.
Doutra parte, ainda mais importante, a eleição de Bolsonaro não indicou que a partir de janeiro último, ele é voz única nesse país. Ele pode dizer qualquer coisa que vem em sua cabeça. Não deve ser assim! Ele tomou posse no condicional solene da Constituição. Ele jurou fidelidade à lei. Cumpri-la à risca. Ele não pode ferí-la. Não pode rasgá-la. Portanto, o seu poder não é absoluto. Deve estar sempre submetido ao crivo do legal. Obediência total aos ditames da lei. Ele não é rei, nem dono do Brasil. Tem limites constitucionais e legais. Não pode dizer ou fazer o que lhe dá na telha. Tem balizas bem claras.
Na posse ele tornou-se presidente de todos os brasileiros. Deixa de ser cabeça de um grupo e seu horizonte é o sonho do Brasil. Governo passa, Nação fica. Não pode se abrir a ideias bizarras e esdrúxulas. E, muitos têm sido os exemplos…
Importante, igualmente, saber que o poder do Presidente é comandar o Executivo. As outras duas pontas do poder são Poder Legislativo e Poder Judiciário. Sobre estes não cabe qualquer tutela ou ameaça. Estes poderes não estão na Esplanada do Planalto apenas para compor uma estética bonitinha. A habilidade exigida de um presidente é conseguir ser líder da Nação por inteiro. Chega de ameaças. Jamais o Congresso ou o Judiciário devem se curvar ao capricho abusado de um governante. Todos passam. Vão embora. Morrem. As instituições permanecem como sustentáculo da Nação.
Erros existem. Precisamos aperfeiçoar. Por exemplo, por que o Executivo indica ministros para as cortes judiciais superiores? Poderia existir outro sistema – mais meritocrático – de indicar estes servidores.
Enfim, ainda há muito a avançar. Mas, calma ai Presidente! Os votos que lhe foram dados eram de esperança e vida. Nada de terror e morte! Tenha juízo!
*Antonio Mourão Cavalcante,
Médico, antropólogo e professor universitário.
(Foto – Agência Brasil)

Related Post

Artigo – “Tenha juízo, Presidente!” BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...